Quais os pontos negativos da tecnologia para os jovens?
Você sabia que o uso excessivo de redes sociais, jogos violentos e maratonas de filmes e séries pode estar relacionado ao surgimento de sintomas de depressão, ansiedade patológica, isolamento social e privação de sono?Como a tecnologia afeta a mente humana?
Pesquisas mostram que o uso das telas pode alterar o funcionamento do cérebro, principalmente no que se refere aos neurotransmissores do bem-estar. As tecnologias, quando em excesso, potencializam esse funcionamento de uma maneira não saudável e, inclusive, causam fenômenos de dependência .Qual a importância da tecnologia na saúde mental?
“Através da tecnologia é possível trabalhar na área da saúde mental para avançar na pesquisa sobre a detecção precoce de transtornos, melhorar a personalização das intervenções e oferecer apoio a uma porcentagem maior da população”, diz Alma Fernández, diretora médica de Savia, a plataforma de telemedicina da MAPFRE.Qual a importância da tecnologia na vida do jovem?
Por um lado, a tecnologia aproxima, traz o mundo todo para a palma da mão, nos permite conhecer diversos lugares e acessar informações com um simples clique. Por outro lado, pode distanciar os jovens da realidade, impedindo que vivam experiências valiosas para o seu desenvolvimento no mundo offline.O impacto da tecnologia na saúde mental dos jovens
Como a tecnologia afeta a saúde mental dos adolescentes?
Há uma relação entre o uso excessivo das redes sociais, jogos muito violentos e séries com o surgimento de sintomas de ansiedade patológica, depressão e privação do sono. Na fase da juventude, o uso excessivo da tecnologia afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes.Como a tecnologia afeta o futuro dos jovens?
A utilização da tecnologia de forma indiscriminada pelos adolescentes provoca o desequilíbrio cognitivo do ser. Com isso, ela potencializa os transtornos de atenção, transtornos obsessivos, de ansiedade e problemas com a linguagem e a comunicação, o que afeta diretamente a aprendizagem27.Como a internet pode afetar a saúde mental?
“As redes sociais muitas vezes promovem uma cultura de comparação, onde as pessoas podem se sentir pressionadas a comparar suas vidas e conquistas com as dos outros. Isso pode levar à baixa autoestima, sentimentos de inadequação e ansiedade em relação à imagem e status social”, conta Soares.Como as redes sociais podem afetar a saúde mental dos jovens?
O estudo também mostra que a amplia maioria dos profissionais de saúde mental preocupam-se com o aumento de casos de autoflagelação, suicídio, ansiedade e depressão entre os jovens devido à exposição às redes sociais. A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.Quais são os desafios da saúde mental na era digital?
No entanto, essa conectividade incessante também traz desafios significativos para a nossa saúde mental. O excesso de informação, a pressão por estar sempre online e a comparação constante com os outros podem gerar níveis elevados de estresse, ansiedade e até mesmo depressão.Como a tecnologia afeta nosso cérebro?
O uso da tecnologia em excesso pode gerar danos à saúdeEstudos recentes afirmam que os jovens que se tornam escravos da tecnologia e passam o dia todo diante de computadores, tablets, smartphones, podem ter uma diminuição de neurônios na região do hipocampo cerebral (responsável pela memória).
Como o uso do celular afeta a saúde mental?
A pesquisa também revelou que o uso excessivo de telas pode levar à diminuição do Quociente de Inteligência (QI) antes do previsto. Isso ocorre por conta da falta de incentivo a atividades que necessitam de pensamento rápido e outras habilidades que contribuem para o funcionamento ativo do cérebro.Como a tecnologia afeta o comportamento humano?
A tecnologia é capaz de conectar pessoas independente de fronteiras físicas, mas é também a origem de um contínuo senso de "desconexão". Se houver uma tela conectada à internet, o mundo ao redor perde brilho e a atenção ao qual fazia jus não terá nossa total atenção como antes.Qual é o impacto negativo da tecnologia?
Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.Como a tecnologia afeta a saúde mental?
A depressão é uma das consequências mais comuns do uso excessivo da tecnologia. Compararmo-nos com outras pessoas no Instagram e Facebook pode levar a sentimentos de inadequação e desespero em nossas próprias vidas. Além disso, a ansiedade é outra consequência frequente do uso excessivo de tecnologia.O que impacta na saúde mental?
O que impacta na saúde mentalA realidade social, econômica, política, cultural e ambiental impacta diretamente na saúde mental da população, não sendo um problema meramente individual.
Como o mundo digital afeta a mente?
Nos últimos anos, o uso excessivo de tecnologias e redes sociais tem sido diretamente associado a um aumento no caso de doenças mentais como depressão, ansiedade e estresse. Um dos efeitos mais óbvios da era digital na saúde mental é a ascensão das mídias sociais.Como a mídia afeta a saúde mental?
“Entre as consequências, temos a ansiedade, a depressão, a sensação de isolamento, o comportamento agressivo, o esgotamento e a obsessão com o corpo.O que as redes sociais causam na vida dos jovens?
Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.Quais os perigos que a internet pode trazer aos adolescentes?
Saiba quais os riscos que as crianças e adolescentes estão expostas na internet.
- Abuso sexual de crianças e adolescentes na Internet: são todas as formas de abuso realizadas através da internet.
- Cyberbullying/Assédio virtual: violência praticada com o objetivo de agredir, perseguir, ridicularizar e/ou assediar.