Por exemplo, algumas infecções no trato urinário podem mudar a cor da urina para branco leitoso. Às vezes, os cálculos renais, alguns cânceres e outras doenças podem mudar a cor da urina para vermelho devido ao sangue.
Qual a cor da urina quando o rim está com problema?
A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.
No entanto, dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou, menos frequentemente, vermelha escura, chegando ao marrom. A presença do sangue na urina não é constante, ou seja, ele pode estar presente um dia e ausente no dia seguinte.
Pode estar relacionada à ingestão excessiva de alimentos com corante vermelho, mas que não deve ser permanente. Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas nos rins, fígado, próstata e vesícula.
Exames de urina e de imagem, como tomografia computadorizada e investigação interna da bexiga por vídeo, podem apontar o diagnóstico do câncer. O rastreamento, que consiste em exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, pode ser feito para aqueles que fazem parte de grupos com maior chance de ter a doença.
O que significa a COR da sua URINA? | Qual INDICA doença GRAVE? Quais os SINTOMAS ficar atento?
Qual o primeiro sinal de câncer de bexiga?
O principal sintoma do câncer de bexiga é sangramento na urina, embora na fase inicial o tumor não mostre sinais. Além de sangue, sensação de dor, queimação, urgência e mudança nos hábitos urinários podem indicar a doença.
Nesse exame, a urina é analisada sob um microscópio para determinar a presença (ou não) de células cancerígenas. Esse exame permite o diagnóstico de alguns tipos de câncer, mas não é confiável o suficiente para o rastreamento da doença.
No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana. Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.
A urina muito clara pode refletir ingestão de água em excesso ou a incapacidade do rim de concentrar urina. Na primeira situação, o exagero de água pode ser prejudicial se ocorrer edema em diferentes órgãos, sendo o perigo maior se tal acontecer no cérebro.
A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.
Além disso, a pessoa com câncer de fígado também pode apresentar coceira na pele, mal-estar, febre, enjoos ou vômitos, cansaço excessivo e urina escura.
Qual é a cor da urina de quem tem problema no pâncreas?
A presença de urina escurecida é bem comum. Porém, na maioria das vezes, esse escurecimento é mais amarelado. No caso do câncer de pâncreas, a urina apresenta cor amarronzada, por conta da presença de bilirrubina no sangue.
Qual é a cor da urina de quem tem problema no fígado?
R – Se for persistente, pode indicar problemas no fígado, rim, próstata, infecção ou ainda um tumor. Se a cor da urina está castanha ou marrom, qual o indicativo? R – Indica que pode ser desidratação severa ou problemas de fígado.
A urina produzida por um paciente com insuficiência renal avançada tem mais água e muito menos toxinas e eletrólitos que a urina de uma pessoa saudável.
Porque mesmo bebendo muita água o xixi sai amarelo?
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.
Quantas vezes é normal ir ao banheiro urinar por dia?
Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.
Ter urina limpa normalmente significa que a pessoa está bem hidratada. Urina clara e límpida tende a indicar que uma pessoa está bem hidratada. Também pode sugerir que eles estejam muito hidratados. Se uma pessoa consumiu muitos líquidos durante o dia, ela pode ter muita água em seu sistema.
Medicamentos: alguns medicamentos podem tornar a urina azul ou azul-esverdeada. Por exemplo, amitriptilina, indometacina, propofol, triantereno, amitriptilina, metoclopramida e Viagra (sildenafila). Corantes em alimentos: a ingestão de alimentos com corantes azuis podem resultar em urina azul.
Alterações como urgência para urinar ou aumento da frequência urinária também são sintomas que a gente deve investigar”, alerta o urologista Rafael Ribeiro Meduna. Nos casos mais avançados da doença, podem ocorrer sintomas como perda de peso, cansaço, fraqueza, perda do apetite, dor óssea e incapacidade de urinar.
O que mostra no hemograma se você estiver com câncer?
Se o valor de referência for superior a 1000 ng/ml, pode ser mais sugestivo de um tumor maligno. Já em valores aproximados a 500 ng/ml, pode ser sinal de quadro de cirrose ou hepatite crônica, por exemplo.
O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.