Cientistas descobriram que suas retinas têm cinco cones sensíveis à cor. Humanos têm só três, que enxergam comprimentos de vermelho, azul e verde –o resto é mistura. Galinhas nos superam com um cone para violeta e alguns comprimentos ultravioleta e com um quinto receptor, ainda pouco compreendido.
Durante a noite (sem luz) a visão é escotópica, na qual intervém os bastonetes, produzindo-se uma visão em branco e preto, movendo o espectro visível para os azuis.
Pesquisadores descobriram que as aves podem enxergar cores invisíveis para nós. Isso é possível graças à presença excessiva de uma célula do olho chamada cone, que é responsável por captar diferentes cores.
De acordo com Corbo, as aves provavelmente devem esta visão de cores excepcionais a não ter passado um período da sua história evolutiva no escuro. A visão noturna depende fotorreceptores sensíveis à luz na retina chamados bastonetes, enquanto a visão diurna depende de receptores chamados cones.
Como os pássaros são tetracromáticos, eles enxergam quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto nós somos tricromatas e só enxergamos três cores: azul, verde, vermelho.
Como as Galinhas Enxergam o Mundo | Como é a Visão das Galinhas
Qual o único animal que enxerga colorido?
Aves de rapina
Aves e primatas são os grupos que percebem uma maior gama de cores. Predadores aviários, as aves de rapina possuem uma das maiores capacidades de visão na natureza, segundo o biólogo Ronaldo Morais. “Elas têm um olho que pesa o mesmo que o dos humanos, em proporção.
👁 👇 🦅 A águia possui a melhor visão de longo alcance e o melhor foco do reino animal, ela consegue avistar um coelho a 3.200 m de altura sem dificuldades.
Geralmente, a noite dura entre 7 ½ a 12 horas. No entanto, as galinhas podem acordar periodicamente, especialmente se forem alertadas para um perigo potencial. Isso pode influenciar a forma como eles dormem. De qualquer forma, eles irão dormir normalmente quando o sol se põe e acordam quando o sol nasce.
Basicamente, elas conseguem refletir sobre o próprio ser. A comunicação dentro da espécie é igualmente bastante complexa, envolvendo 24 sons diferentes e um grande número de sinais visuais. Galinhas percebem intervalos de tempo e fazem deduções sobre acontecimentos no futuro.
Uma expressão de leve vermelhidão e penas da cabeça eriçadas sugere que as galinhas estão calmas e seguras, proporcionando conhecimento que pode ser usado para avaliar o bem-estar delas, concluiu o estudo, publicado na quarta-feira na revista Plos One.
Como os humanos, elas possuem a capacidade de se comunicarem entre si e isso resulta nos sons que escutamos por aí. Elas possuem uma linguagem própria, como o tão conhecido “có”. A galinha pode emitir sons que podem chegar até a 30 tipos de expressões podendo ter diversos significados dentro da sua comunidade.
É a visão tricromática. Nas aves essas células são em número de quatro, o que lhes confere uma visão tetracromática. Esse quarto cone é sensível à radiação UV e permite a identificação de uma gama de cores distintas.
"Geralmente, as galinhas escolhem locais altos para dormir porque além de ser mais seguro, favorece alçar vôo caso seja preciso. Galinhas mais fortes e dominantes têm privilégio sobre as demais e escolhem os locais mais altos", explica a especialista em comportamento animal.
Os galos reagem de maneira diferente quando estão perante uma galinha ou encarando seu próprio reflexo, segundo estudo. Isto pode significar que as aves conseguem reconhecer-se em um espelho, um teste fundamental de autoconsciência nos animais.
Enquanto os humanos têm três cones para ajudá-los a diferenciar as cores vermelha, verde e azul, as galinhas também são capazes de diferenciar a luz violeta e ultravioleta.
Galinhas têm uma audição muito boa e podem ouvir um ovo quebrando de longe. Galinhas têm boa visão. Você não consegue chegar perto de uma galinha sem que ela te veja. Um cacarejo de galo pode ser ouvido a dois quilômetros de distância!
Já as galinhas conseguem suportar melhor o frio; suas penas e os cestos com palhas são alguns meios para passar as noites geladas. Pensando nisso, os produtores também criaram meios para que as aves suportem as baixas temperaturas. Construções que vedam a entrada do ar e também aquecedores de ar são utilizados.
A maneira como as aves enxergam é diferente de como nós enxergamos, e faz toda a diferença para a sobrevivência delas. Papagaio-de-peito-roxo no Parque das Aves. As aves possuem uma capacidade de ver os raios ultravioleta (UV), o que é impossível para os seres humanos sem equipamentos especiais.
A estrutura ocular das aves é muito semelhante a dos répteis, possuindo uma forma relativamente plana, permitindo que a maior parte de seu campo visual fique em foco. O campo visual em aves é muito variável e depende de fatores como o ambiente em que vivem, se são noturnas ou diurnas e o tipo de alimento consumido.
Um artigo escrito pela cientista americana Lori Marino indicou que as galinhas possuem personalidade própria e são mais inteligentes do que se pensava. Segundo ela, esses animais são capazes de se comunicar, têm senso de números e certo nível de autocontrole.
A pomba possui até cinco tipos diferentes de cones, logo percebe mais cores do que um ser humano. A borboleta possui quatro tipos diferentes de cones. Um tipo de camarão tem pelo menos doze classes de células sensíveis à cor e provavelmente seja o animal que mais cores percebam.
A espécie vencedora no quesito melhor visão — entre as aves de rapina — é a águia-de-asa-redonda. Ela é capaz de enxergar um pequeno rato enquanto voa a 5 mil metros de altitude.