O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.
Exatamente: azul! Este mecanismo também explica as variações de cor no céu. Além das moléculas de ar, estão em suspensão, na atmosfera, partículas de poeira.
A atmosfera do planeta Terra é a responsável por dar cor ao nosso céu. Formada principalmente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), ela espalha a luz em todas as direções pelos gases e partículas no ar.
É a luz azul — que tem o comprimento mais curto — que se espalha mais intensamente por essas pequenas partículas, o que leva à coloração azulada que observamos. Ao longo da história, muitos cientistas buscaram compreender como a natureza funciona.
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
Originalmente, a palavra céu (do latim coelum) referia-se às regiões acima da superfície da terra onde estavam situados os "corpos celestes". Este é o primeiro significado da palavra na Bíblia (shamayim, Gen. 1:1). Também foi considerado como a morada de Deus e seus anjos.
No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.
A mudança das cores do céu, de azul durante o dia para preto à noite, é um espetáculo diário proporcionado pela interação da luz solar com a atmosfera da Terra.
O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.
O nitrogênio e o oxigênio – que compõem 99% da atmosfera – só retêm os invisíveis raios ultravioleta. Assim, como todas as cores que enxergamos atravessam o ar, ele se mantém transparente.
É que a atmosfera terrestre espalha os raios solares que tocam a superfície do globo direcionada para o astro. Se o nosso mundo não tivesse essa "camada de proteção", assim como ocorre com a nave espacial, a Lua, outros planetas e até o Universo, o céu ficaria constantemente no escuro.
Quando o céu está com cerração, névoa ou poluição existem partículas de tamanhos maiores que dispersam igualmente todos os comprimentos de onda da luz, por isso, o céu fica com uma cor mais branca, devido à associação das cores. É por esse motivo, também, que as nuvens são brancas.
Folha de S. Paulo - Panorâmica - Cosmologia: Cor do Universo é verde, dizem astrônomos de universidade americana. O Universo, por definição, contém tudo que é imaginável -estrelas, planetas e luas, vida aqui e talvez ali, gigantes vermelhas e anãs brancas, grandes e perversos buracos negros.
Portanto, se olharmos para o Sol do espaço, os fótons alcançam nosso córtex visual — a parte do cérebro responsável pelo processamento da informação que chega através dos olhos — simultaneamente. E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a "verdadeira" cor do Sol.
Durante muito tempo a água foi considerada uma substância incolor. Mas a ciência já provou que, apesar dessa impressão quase universal, na verdade a água é transparente e possui um tom ligeiramente azulado.
Normalmente, em dias limpos e ensolarados, enxergamos o céu azul. Isso acontece simplesmente devido à refração da luz solar na atmosfera da Terra. O Sol produz um amplo espectro de luz visível, que vemos como branca, mas inclui todas as cores do arco-íris.
O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.
E isso acontece porque, nessas manchas escuras, as estrelas que poderiam bloquear a sua linha de visão estão tão distantes que a sua luz ainda não atingiu a Terra. Com o passar do tempo, a luz dessas estrelas cada vez mais distantes terá tempo de chegar até nós.
Lua de Sangue é a denominação dada para Lua Cheia quando ocorre um Eclipse Lunar Total. O apelido foi criado por causa da coloração avermelhada que a Lua exibe ao ser ocultada pela sombra da Terra. Entenda aqui o que é Superlua, Lua de Sangue e Lua Azul e seus significados astrológicos.
Já a lua azul, embora tenha esse nome, não terá a coloração afetada. O termo, na verdade, começou a ser usado na língua inglesa em 1528 e hoje é popularmente usado para referir-se à quarta lua cheia da estação. Já a junção do evento da superlua com a lua azul é considerada uma raridade astronômica.
O Segundo Céu, também chamado de Gehenna pelos anjos e de Purgatório pelos humanos, é a segunda camada dos Sete Céus. Ele serve como lar dos Hashmalins e como local de expiação de almas humanas.