Em linhas gerais, sua forma é similar a uma rosquinha, com um grande orifício no meio. É também uma estrutura hiperelástica, capaz de acomodar o pênis sem sofrer danos. "O hímen é geralmente composto de pedacinhos de carne - chamados de carúnculas himenais - com grandes diferenças entre uma mulher e outra.
É praticamente impossível localizar o hímen, mesmo se você estiver usando um espelho e uma lanterna. Isso porque ele possui a mesma cor do interior da vagina, sendo assim, é como se o hímen estivesse “camuflado”. Além disso, também é quase impossível conseguir sentir o hímen com os dedos…
Após a primeira relação sexual com penetração vaginal costuma ocorrer sangramento devido ao rompimento do hímen, a pequena pele localizada na entrada da vagina das mulheres que nunca tiveram penetração vaginal. Esse sangramento pode ser vermelho vivo ou amarronzado e durar até quatro ou cinco dias.
TODA MULHER SANGRA NA PRIMEIRA RELAÇÃO SEXUAL? SAIBA OS TIPOS DE HÍMEN
Como é um hímen fechado?
O hímen imperfurado é muito raro. Nesse caso, o hímen é fechado e cobre completamente a entrada da vagina (como um lacre). Isso impede a menstruação de escoar pela vagina. O sangue preso pode provocar dores no abdômen e na pélvis.
Quando a vagina toma forma, o resquício dessa “tampa” rudimentar vira o hímen. Com o início da atividade sexual, ela se rompe e torna-se mais fina, até que esteja completamente imperceptível. Após sua ruptura, o hímen não se reconstitui. Ou seja, uma vez que o hímen é rompido, a mulher ficará sem essa membrana.
No entanto, somente através do exame ginecológico o médico é capaz de confirmar se o hímen foi rompido ou não e, por isso, o ideal é consultar um ginecologista para uma avaliação.
Para as pessoas que têm, pode ser fácil de detectar – geralmente, está dentro de 1-2 centímetros da abertura vaginal. “Dra., e como o sangue menstrual passa pelo hímen?”. A passagem de sangue acontece pois o hímen tem um ou mais buracos para deixar o fluxo passar naturalmente.
O teste é realizado inserindo dedos na vagina para inspecionar o hímen e ver se há rupturas, bem como analisar o canal vaginal para determinar se a mulher fez sexo alguma vez. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que não há evidências de que os testes provem que uma mulher teve relações sexuais vaginais ou não.
- Sangramento e dor não são regras, isso depende do corpo de cada uma. Enquanto algumas meninas não apresentam nenhum sangramento na primeira vez, outras podem sangrar por alguns dias, como se estivessem menstruando. Isso é normal e está relacionado à resistência do hímen e ao tamanho do pênis.
Esta membrana se localiza na entrada da vagina e pode apresentar diversos tipos de aberturas. A estrutura é composta por tecido elástico e possui várias terminações nervosas. Não é raro encontrar hímens com um orifício único ou até mesmo múltiplos orifícios.
O hímen pode regenerar? O hímen, por ser uma membrana fibrosa, não tem a capacidade de se regenerar depois de rompido. Assim, em caso de dúvida se houve rompimento ou não do hímen, o mais recomendado é consultar o ginecologista para que seja feita uma avaliação.
A cirurgia de Himenoplastia – também conhecida como Reconstrução do Hímen – consiste em reavivar as carúnculas himeniais e suturá-las refazendo o aspecto de hímen natural não rompido. Na grande maioria das mulheres virgens, a abertura da vagina no vestíbulo é parcialmente obstruída por uma prega denominada hímen.
Querida leitora, saiba que, para você perder a virgindade, é preciso que haja penetração do pênis ou do dedo na vagina, para que aconteça o rompimento total ou parcial do hímen. Normalmente, é rompido na primeira relação sexual.
De uma maneira geral, o que a gente entende como virgindade é fato de a pessoa ainda não ter tido uma atividade íntima com um parceiro uma parceira. Então se você já teve uma atividade sexual ou uma intimidade com um parceiro, ou com uma parceira, você não é mais virgem, mesmo que o seu hímen não tenha se rompido.
A himenoplastia é uma cirurgia que consiste em reconstruir o hímen, fazendo com que a mulher recupere a virgindade. O hímen é uma película dérmica presente na entrada da vagina e existe para proteger as mulheres dos riscos de infecções genitais.
Anular:este é o tipo de hímen mais comum. Ele tem formato de anel, como o próprio nome diz, e possui um furinho no meio, por onde passa o sangue de menstruação. Em geral, durante a primeira relação sexual com penetração, ele se expande e rompe. Em alguns casos, sangra um pouquinho quando isso acontece.
Nossa menstruação é compensada por hormônios femininos, que determinam a duração, os sangramentos, etc. Quando uma pessoa inicia sua vida sexual, a produção e liberação dos hormônios envolvidos no ciclo menstrual não muda ou sofre alterações por causa da penetração, orgasmo ou outros aspectos.
Por que o hímen complacente pode não romper na primeira vez? O hímen complacente é bem elástico, o que pode fazer com que ele estique bem e não rompa na primeira transa. Mas olha só: o importante é saber que isso é só um detalhe! Não vai ser o hímen que vai dizer se você ainda é virgem ou não.
Gostaria de uma consulta com este profissional? O ginecologista normalmente não sabe quando a mulher perdeu a virgindade. Isso somente é possível caso o exame ginecológico seja feito imediatamente antes e depois de uma relação sexual, por exemplo, o que geralmente não acontece.
O hímen -membrana da vagina- demora de 12 a 15 dias para cicatrizar depois de rompido. Se os peritos concluírem que o hímen já estava cicatrizado, o casamento é anulado e os dois cônjuges voltam a ser solteiros, segundo as regras ainda em vigor.
Ele pode ter diferentes espessuras e formas sendo, geralmente, rompido na primeira relação vaginal, com sangramento ou não, já que é pouco irrigada. Em algumas culturas, e em indivíduos com determinados tipos de criação, é esta estrutura que caracteriza a virgindade feminina.