O Mar Morto, com águas altamente salgadas e cercado por montanhas de cor ocre, pode desaparecer. Desde 1960, perdeu um terço de sua área e seu nível continua a cair um metro por ano.
O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.
O mar Morto tem esse nome devido à quase ausência de vida em suas águas que decorre da grande concentração de sal naquele repositório, cerca de dez vezes superior à dos outros oceanos. Entretanto existem alguns tipos de arqueobactérias e algas que sobrevivem naquelas águas.
As águas do Mar Morto são ricas em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio, enxofre, iodo, cálcio e bromo. Em contato com o corpo, esses compostos podem desintoxicar e estimular o metabolismo, equilibrar os níveis de pH e aumentar a proteção das camadas da pele.
Apesar de ser um mar fechado, sem contato com o Oceano, o Mar Morto vem sofrendo uma diminuição dos seus níveis de água. Antigamente, a quantidade do volume de água depositado pelo Rio Jordão era praticamente a mesma quantidade de água que evaporava.
O mar que Ezequiel viu é chamado de Mar Morto porque não pode sustentar vida animal ou aquática, pois tem alta concentração de sal na água. Do que aprendeu em Ezequiel 47:8, o que as águas que saem de debaixo do templo farão às águas do Mar Morto?
- O Mar Morto está secando por causa da sua elevada taxa de evaporação e da utilização excessiva das águas do Rio Jordão, que diminui o seu abastecimento; - Em sua superfície, o Mar Morto tem seis vezes mais sal por metro quadrado do que os oceanos. Em 95 metros de profundidade, ele chega a ser 10 vezes mais salgado!
O que acontece quando uma pessoa entra no Mar Morto?
A elevada concentração de minerais na água pode causar irritação nos olhos e na pele, pelo que se recomenda vivamente que evite submergir a cabeça e, se a água entrar nos olhos, é essencial lavá-los imediatamente com água fresca.
O mar Morto ficará cheio de peixes, porque sua água se tornará pura. Surgirá vida por onde esta água fluir. Pescadores ficarão às margens do mar Morto. Desde En-Gedi até En-Eglaim, as praias ficarão cobertas de redes secando ao sol.
Por causa do alto nível da concentração de sal, não há como ficar de pé. Nem como afundar. Apesar de gostosa, a experiência não deve levar mais que 15 minutos por dia, para evitar o risco de ter uma desidratação. Não saia de lá sem passar a famosa lama do mar Morto no corpo todo.
O "Mar Morto" não foi realmente "morto" por ninguém. O nome "Mar Morto" é uma tradução do hebraico "Yam HaMelaḥ" (ים המלח), que significa "Mar de Sal". Ele recebeu esse nome devido à sua alta salinidade, que impede a maior parte da vida aquática de sobreviver em suas águas.
Se não sofrer com os desgastes causados pelos peixes e outros bichos e chegar ao fundo do mar, o corpo pode ser preservado pelo frio e pela pressão por até uma década.
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
Coloração do mar na praia de Tsurigasaki, onde Italo Ferreira conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos, rendeu comparações nas redes sociais. Especialista explica que tom de "chocolate" é provocado pela presença de algas na água.
31,5% dele realmente é feito de sal, o que dá 10 vezes mais do que um mar comum. ✅ Afundar a cabeça na água pode simplesmente te deixar cego ao queimar seus olhos; ✅ Causar sérios danos aos tímpanos; ✅ Ferir gravemente nariz e garganta.
Por conta da enorme quantidade de sal existente, cerca de dez vezes mais do que nos oceanos, não há vida no mar, nem animais, nem bactérias. Esta água com os sais puros possuem princípios ativos antissépticos, anti-inflamatórios e cicatrizantes, que acalmam a cútis e combatem irritações e inflamações.
Não é proibido nadar no Mar Morto, mas não é indicado, porque é perigoso. Não é qualquer pessoa que consegue nadar no Mar Morto; você precisará ter bastante força e experiência em natação. A experiência é muito diferente de nadar em um mar comum. Por isso, é melhor não arriscar.
O Rio Grande do Norte é o grande produtor de sal do Brasil. O Estado é repleto de salineiras. Inclusive, na região de Galinhos dizem que existe um lugar com a maior concentração de sal do país, a região próxima a Duna do Capim é considerada o "mar morto brasileiro".
Esse título corresponde ao Mar Morto, localizado na fronteira entre Israel, Palestina e Jordânia. É reconhecido mundialmente por sua salinidade surpreendente, pois possui uma concentração de sal de aproximadamente 34%, tornando-o cerca de 10 vezes mais salgado que a média da água do oceano.
Pesquisadores da Universidade de São Peterburgo, na Rússia, e da Universidade Ben-Gurion do Neguev, em Israel, descobriram pela primeira vez a ocorrência de ciclofosfatos na natureza, mais precisamente em rochas na região do Mar Morto.