Os Estados Unidos concentram o maior número de tornados do mundo. O país registra cerca de 1.150 tornados todos os anos, podendo chegar a até 1.200. Para comparação, o segundo país que mais registra tornados é o Canadá, com 100 ocorrências anuais.
O campeão em tornados no mundo são os Estados Unidos. A região central do país é conhecida como Alameda dos Tornados, faixa que inclui Texas, Oklahoma e Kansas, que juntos registraram 15,3 mil tornados de 1950 a 2009. No Brasil, os números são mais tímidos e a potência destrutiva dos eventos é menor.
Algumas regiões são mais propícias para a formação de tornados, pois apresentam aspectos favoráveis para a ocorrência desse fenômeno. Entre essas regiões podemos destacar a parte central dos Estados Unidos, e alguns países da América do Sul como o Uruguai, Argentina e o sul do Brasil.
De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.
A meteorologista Bianca Lobo, do Climatempo, explicou que um dos principais "combustíveis" para a formação de um furacão são as águas quentes do mar — que precisam estar acima de 27°C. "No Brasil, nós não temos isso. As maiores temperaturas são registradas no mar do Nordeste, onde não passam de 26°C", diz.
A temporada de furacões no Atlântico de 2024 é a temporada ativa de ciclones tropicais no Oceano Atlântico no hemisfério norte. A temporada começou oficialmente em 1º de junho, e terminará em 30 de novembro.
Dois tornados EF3 em 19 de junho de 1972, gerados pelo furacão Agnes, foram os últimos tornados tão fortes. Eles tiveram ventos máximos entre 254 e 331 km/h, o que é equivalente a um tornado EF3 ou mais forte hoje.
Os tornados têm uma escala horizontal cerca de mil vezes menor do que os furacões, tufões e ciclones. Além disso, furacões e ciclones tropicais se formam em circunstâncias diferentes e têm impactos diferentes na atmosfera, segundo a Nasa, a agência espacial do governo americano.
Evite a curiosidade e afaste-se do fenômeno altamente destruidor; Se você for surpreendido por um tornado, fora de casa, deve deitar-se, em uma vala ou depressão do terreno; Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas.
Andorra. Andorra é o país mais seguro contra desastres naturais devido à sua localização montanhosa e isolada, que o protege de muitos eventos climáticos extremos.
Ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável. As superfícies continentais super aquecidas geram ventos verticais e isto contribui favoravelmente para o desenvolvimento da tempestade que dá início ao tornado.
Os Estados Unidos são tão atingidos por furacões e por tornados devido a uma combinação de fatores que incluem a posição entre o Canadá e o Golfo do México, a dinâmica dos ventos alísios e o relevo, com feições como as Grandes Planícies e o Vale do Mississippi.
Ambos são ventos muito fortes, com velocidades que podem ultrapassar 120 km/h e com um diâmetro que pode variar entre 200 km e 400 km. Já os tornados são mais intensos e destrutivos que os ciclones, porém têm tamanho e duração menores.
Em que região do mundo os tornados são mais comuns?
Ainda segundo Candido, a área compõe o chamado 'corredor dos tornados da América do Sul', que compreende um polígono demarcado entre o norte da Argentina, Uruguai, centro-sul do Brasil, Paraguai, e parte da Bolívia.
De acordo com meteorologistas ouvidos pela BBC, a temperatura das águas brasileiras dificilmente atinge os níveis necessários para gerar um furacão. O oceano precisa estar acima de 27°C, enquanto no Brasil, o máximo registrado é 26°C, geralmente no Nordeste.
Essa região (em especial, o centro da Argentina) é considerada como uma das áreas de alta probabilidade da ocorrência de tornados no globo.. Estima-se que nessa área são gerados até 50 tornados por ano, sendo mais comuns no outono e na primavera.