O restante deve ser branco. Nada avermelhado, nem amarelado e sem manchas. Caso esse seja a aparência dos seus olhos, parabéns! Significa que seus olhos estão muito saudáveis e que você cuida adequadamente de sua exposição ao Sol.
O World Atlas estima que de 70 a 79% das pessoas no mundo têm olhos castanhos. A segunda cor mais comum é o azul, presente em de 8 a 10% dos humanos. Cerca de 5% têm os chamados “hazel eyes”. A cor de olhos mais rara é o verde, com apenas 2% das pessoas.
Pode ser um sinal de icterícia, uma condição que é sintoma de um diferente grupo de doenças relacionadas ao sistema digestivo do paciente, mais especificamente a órgãos como o fígado e o pâncreas. Olhos amarelados podem ser um sintoma de hepatite, por exemplo.
Assim, uma pessoa [aa; bb; cc] tem olhos azuis claros (nenhum alelo maiúsculo); uma pessoa [AA; BB; CC] tem olhos pretos (seis alelos maiúsculos); e pessoas [Aa; Bb; Cc] ou [AA; Bb; cc] ou qualquer outra combinação com 3 alelos maiúsculos têm olhos marrom claro (veja a tabela a seguir).
A Grande maioria da população mundial têm olhos castanhos, variando desde castanho claro até castanho escuro. Olhos castanhos claros são encontrados em menor quantidade. A maior parte dos habitantes de todos os continentes têm olhos castanhos escuros.
Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém-nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris.
Os famosos colírios com vasoconstritor são o sonho do olho branquinho e reluzente! Mas não se engane, usá-los cronicamente pode deixar seu olho ainda mais vermelho! O colírio com vasoconstritor (cloridrato de nafazolina) deixa o olho branco por aproximadamente 4hs.
Por ser uma característica genética, não é possível mudar a cor dos olhos de forma natural. Assim, a alternativa buscada geralmente é o procedimento cirúrgico.
A cor da esclera é impactada pela concentração de melanina. A cor amarelada é muito comum em negros, mas em se tratando de Brasil e seu caldeirão de miscigenação, hoje é encontrada em vários biotipos distintos por aqui.
É fato conhecido que pessoas com olhos mais claros tendem a ser mais sensíveis à luz, resultado de menos pigmentação na íris para protegê-las da luz do sol. Isso pode colocá-las sob um risco maior de degeneração macular e outros problemas relacionados aos olhos.
E finalmente com menos de 1% está a cor dos olhos cinza, a mais difícil de encontrar na população humana, ocorre devido a uma falta muito acentuada de melanina na íris.
Após o nascimento, enquanto o bebê tem mais contato com a luz, a cor dos olhos vai mudando conforme as células vão produzindo melanina. Por isso, é bastante comum a criança nascer com os olhos azulados, esverdeados ou acinzentados e depois eles se tornarem castanhos.
A cor dos olhos do bebê depende do material genético de cada um dos pais. Mas os genes dos pais podem se misturar e se combinarem de muitas maneiras diferentes. As influências de cada um dos pais não são conhecidas até que a criança nasça.
Incidência da luz: pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros.
Desta forma, é comum a criança nascer com olhos azuis, verdes e tons acinzentados e depois se tornar castanhos. Apesar disso, vejo casos menos prováveis de crianças que nascem de olhos escuros e com o tempo eles clareiam até tons claros. Por isso, qualquer comportamento é possível no padrão das cores da íris.
Quantidades pequena de melanina pode deixar a íris mais clara (azul ou verde) e o seu excesso pode deixar a íris escura (castanho). A variação de quantidade da melanina é o que faz com que cada olho tem uma cor única e específica de cada pessoa, de acordo com a sua genética.
Você não consegue isso de uma maneira natural. As principais maneiras que existem são: implante de íris artificial, laser para despigmentar a íris e pigmentação de córnea”, afirmou César Motta. “Para fins estéticos, nenhuma prática é indiciada. Todas oferecem risco para a saúde ocular do paciente.
É uma camada opaca e densa, que tem a função de proteger o olho. Ela também ajuda a manter a forma, o tônus e o volume ocular. Nas crianças, é mais fina e possui coloração azulada. Nos idosos, por causa do acúmulo de gordura, adquire cor mais amarelada.
Até mesmo o humor pode parecer mudar o tom de cinza, porque as pupilas se dilatam (abrem mais) quando alguém está experimentando emoções extremas, como tristeza ou alegria. Quando isso acontece, os olhos da cor cinza podem parecer mais escuros, embora a cor em si não mude.
Já a melanina é uma proteína presente no corpo humano, que dá coloração aos olhos, cabelos, pele, entre outras estruturas. A cor dos olhos, então, é definida pela genética e ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, fenômeno esse chamado Herança Poligênica.