A fêmea coloca de 3 a 4 ovos e o período de encubação dura em torno de 13 dias. O macho e fêmea se revezam na construção do ninho e na alimentação dos filhotes. Frequentemente acabam chocando e criando filhotes de Molothrus bonariensis, popularmente conhecido como chupim.
A coloração da casca dos ovos é influenciada somente pela genética da ave. Ou seja, são as características genéticas que definem se a galinha vai produzir ovos de casca branca ou vermelha/marrom. Mas mesmo sabendo disso, é sabido também que existem mercados que tem preferência por ovos de casca vermelha/marrom.
Os ovos são chocados por 13 dias e os filhotes permanecem no ninho até completarem 35 dias. Tanto a fêmea quanto o macho são responsáveis pela alimentação das crias.
As cores dos ovos podem variar de branco puro a tons de azul, verde, cinza, bege, marrom, vermelho e laranja. Ovos aparentemente brancos podem ser coloridos quando observamos usando luz ultravioleta, que é como muitas aves enxergam!
As codornas fazem parte da família Tinamidae, onde estão outras aves de hábitos terrícolas como os inhambus, o macuco, a perdiz, entre outros. Os Tinamidae possuem em comum o fato de praticamente todas as espécies da família terem ovos com coloração muito chamativa.
A fêmea do sabiá-laranjeira choca até 3 vezes por ano, sendo que em cada postura, são de 3 a 4 ovos. A incubação deles dura cerca de 13 dias. É curioso ressaltar que tanto o macho quanto a fêmea se revezam, desde o momento da construção do ninho, até a alimentação dos filhotes.
A nutrição destes pássaros também se compõe de insetos, larvas, minhocas, e frutas maduras, incluindo frutas cultivadas como o mamão, a laranja e o abacate. Fora isso, também c ome coquinhos de várias espécies de palmeiras e de espécies introduzidas, como o dendê.
Alguns povos indígenas associam o sabiá à sorte e a boas energias que estão por vir. Para eles, uma criança ver um sabiá significa que a sua vida será abençoada com muito amor, paz e felicidade.
A postura é sempre de 4 ovos. O ninho é construído pelo macho e é ele quem incuba e alimenta a prole. A principal função dos ninhos é a de proporcionar a proteção dos ovos e dos filhotes contra os predadores e às adversidades do tempo (vento, chuva).
Trata-se da espécie Ayam Cemani, nativa da Indonésia, que são raras por serem completamente pretas, incluindo os ovos que elas colocam. A ave foi documentada pela primeira vez em 1920 e, segundo especialistas, teria surgido a partir do cruzamento de diferentes raças da ave.
No mercado, os ovos marrons são mais caros porque sua casca possui um teor de ferro maior, portanto, são mais resistentes e, normalmente, as galinhas que botam ovos dessa cor são maiores. Para verificar a qualidade dos ovos quanto ao seu frescor, basta colocá-los em uma vasilha e cobri-los com água.
Reprodução: É monógamo (indivíduo só tem um único parceiro durante toda a vida). O casal constrói o ninho pequeno nos cipós, ou no alto das árvores, ou em troncos caídos; algumas vezes aproveita ninhos abandonados de outras aves. Os ovos são brancos, lisos e grandes. A incubação dura aproximadamente 28 dias.
Mas também acontece com alguns passeriformes, como é o caso dos pardais-comuns (Passer domesticus), que constroem ninhos com vegetação em diferentes locais. “Os ovos são de fundo claro pintalgados com pintas ou riscos castanhos, por vezes avermelhados”, descreve Teresa Catry.
Ovos de perdiz tem uma cor bem forte, a Clara e a gema. têm características semelhantes ao ovo da galinha, exceto pela intensidade da cor e o peso, já que alguns passam de sessenta gramas.
O biólogo especialista em aves, Luciano Lima, afirma que esse comportamento do sabiá-barranco de fazer os ninhos em locais aparentemente inusitados como no banheiro é bem conhecido, inclusive pode ter inspirado o nome da espécie.
Descrição. Este sabiá mede 23 cm de comprimento, tem o bico reto de cor amarelo-oliva, as patas cinzas, o olho negro circundado finamente de amarelo e a penugem do dorso de um tom uniforme marrom-acinzentado.
A fêmea de sabiá-laranjeira choca até três vezes por ano e em cada postura coloca de três a quatro ovos, que são de cor verde-azulada com manchas de cor de ferrugem (sépia).