A cor preta, como símbolo de luto, vai representar a falta de luz, a tristeza, o sofrimento e a introspeção de sentimentos de perda pelos entes amados.
O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.
A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido. Vale lembrar que o roxo durante muito tempo também esteve associado aos hábitos de luto na cultura ocidental, mas tem caído em desuso gradativamente.
É cor do esquecimento e do passado. O cinzento dá a impressão de grosseiro, bruto. O cimento cinza dos prédios, da realidade sem enfeites. Eventualmente a cor cinza pode determinar maturidade e também ser a cor da razão.
Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma.
Qual a cor que representa a depressão? O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.
Amarelo: irradia sempre em todas as partes e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, riso, prazer.
O amarelo também pode transmitir algumas conotações negativas, como a inveja, egoísmo, ciúme e hipocrisia. Contudo, o amarelo utilizado para remeter a esses sentimentos é diferente do que conhecemos, pois se trata de um tom pálido e meio esverdeado de amarelo.
Amarelo é psicologicamente a cor mais feliz do espectro, associada com calor, optimismo e alegria. Amarelo visualmente aparece à frente da pessoa, tornando-se a cor mais visível. É como tal a cor favorita para sinais e pacotes de produtos.
Azul – Expressa a introspecção, a razão e a intuição. Amarelo – Corresponde à iniciativa e tomada de decisões. Laranja – Demonstra vontade de agir. Verde – Adaptação ao ambiente.
Roxo: remete à realeza, nobreza, dignidade, sinceridade, sabedoria, conhecimento, iluminação, prosperidade, transformação, erotismo e intimidade. Mas pode representar também crueldade e arrogância.