A cor original da Calopsita é Cinza Silvestre e é assim que elas são encontradas na natureza. Com a vinda dessas aves para nossas casas, algumas mutações aconteceram em suas cores e depois cruzamentos entres essas mutações dando origem a aves com as mais diversas variações de cores em suas penas.
Calopsita albina: ainda mais diferente que a de cara branca, a calopsita albina não tem melanina. Por isso, ela é inteiramente clara, com olhos avermelhados e pés rosados. Também não tem as bochechas alaranjadas.
CALOPSITA | MUTAÇÕES | CORES | RAÇAS - COMO SABER QUAL É A MINHA? [Principais mutações de calopsita]
Qual a calopsita mais bonita?
Uma das mais encantadoras é a calopsita arlequim. Vem saber o porquê! O país de origem da calopsita é a Austrália, mas foi na Califórnia, Estados Unidos, que a mutação arlequim surgiu, no ano de 1949.
A mais rara é a calopsita albina , que segundo Alyson, é a mais cara. “O preço varia de acordo com a raridade e a procura por determinada mutação. As Lutino Cara Branca são as mais raras aqui, portanto são as mais caras”, afirma.
Nessa segunda fase notável de desenvolvimento da calopsita, ela passa a ser um filhote com topete (crista) menor e menos curvado. Além disso, o bico e as pastas possuem uma aparência mais limpa e sem resquícios de descamação ou calosidades.
Por isso, as excretas são diferentes. A nossa urina é bem líquida, enquanto a dos pássaros é pastosa e tem como principal componente o urato, que confere a cor branca ao conteúdo.
Ave arredia e medrosa ao contato humano. Já se alimenta sozinha, não sendo necessário manejo de papinha. Cresceu apenas na gaiola/viveiro com companhia de outras aves, sem contato direto de interação com pessoas.
Boa parte das vezes, as calopsitas domesticadas aprendem apenas a assobiar algumas canções. Como curiosidade, a espécie que mais se destaca no falatório é o papagaio-cinza africano.
A suavidade das penas em tons de marrom claro, semelhantes à cor da canela, é capaz de despertar um sentimento de fascínio e encantamento em qualquer pessoa que as observe. E não é para menos! As calopsitas canela são verdadeiras obras de arte da natureza.
Com 20 dias, eles já estão com os olhos abertos e possuem algumas penas. A partir de 30 dias, eles se tornam mais independentes e começam a buscar alimento sólido por conta própria. Durante todo o processo, ofereça aos pais uma ração para calopsita de qualidade.
O recorde vai para a Sunshine, uma ave que vivia em Albuquerque, nos Estados Unidos. Segundo o livro Guinness, Sunshine viveu 32 anos ao lado de sua família. Porém, para uma vida longa e saudável, alguns cuidados com calopsita são necessários. Uma rotina estressante pode diminuir a expectativa de vida de qualquer pet.
Com paciência, presença constante e falando suavemente com ela, aos poucos, a calopsita vai amansando. Uma técnica bastante utilizada é deixar a gaiola no chão e aproximar a mão perto dela, lentamente, até o momento em que ela se entregar. A partir daí a interação só irá aumentar.
Preço. Por fim, o valor do animal gira em torno de R$150 a R$300. Para comprar uma sempre pesquise criadouros confiáveis e certificados, onde os animais são bem tratados.
Já as fêmeas, têm manchas laranjas mais leves, contra um fundo amarelo ou cinza juvenil e bem suave. As calopsitas com a mutação do rosto branco, mas com corpos que não são brancos, são invertidas, logo que, os machos não possuem marcas na bochecha e as fêmeas contam com uma coloração mais enfática no rosto.
Os sinais variam de acordo com cada ave, mas de forma geral, a fêmea fica mais irritada, vocaliza um som característico, insinuando ao macho que está pronta para o acasalamento.
A calopsita silvestre chama a atenção por seu corpo em tom escuro, cabeça cinza ou amarela e manchas vermelhas nas bochechas; Calopsita Lutino: A variação mais popular da calopsita silvestre. Tem como principais características o rosto amarelado e bochechas em tons alaranjados.