Cientistas já sabem porquê O azul é a cor mais rara na natureza. Agora, uma equipa de cientistas descobriu que a razão por trás disso se prende com a química e a física. Tendo em conta o imenso céu azul ou o interminável oceano azul, pode-se pensar que a cor azul é comum na natureza.
O Azul Ultramarino foi criado com a mineração da pedra lápis lazuli, nas pedreiras de Badakshan (atual Afeganistão) na Idade Média. Seu custoso transporte percorria montanhas e mares, o que configurou o pigmento incrivelmente mais caro que o ouro – e um ícone de status social na época.
O Ultramarinho, um pigmento azul intenso derivado do lápis-lazúli, era tão precioso quanto o ouro na Europa medieval e era reservado principalmente para ilustrar manuscritos iluminados. A raridade do azul fez com que as pessoas o considerassem uma cor de alto status por milhares de anos.
De todas as tonalidades encontradas nas rochas, plantas e flores, penas e escamas de animais, o azul é a cor mais difícil de encontrar. Mas porque é que a cor azul é tão rara?
Na outra ponta, quando a pergunta era sobre as cores menos apreciadas, os resultados são um poucos mais dispersos, ainda assim marrom (20%), rosa (17%), cinza (14%) e violeta (10%) figuram o topo da lista de cores menos populares entre a preferência do público.
O preto remete a elegância, luxo e poder, além de ser misterioso. Isso confere a ele a possibilidade de ser usado para representar quase qualquer situação ou produto. Isso vai depender do contexto em que ele está inserido, sendo que o preto também pode ser combinado com outras cores.
O preto, inclusive, havia sido vice-campeã na pesquisa que a startup promoveu em 2021 e o vermelho foi a cor mais valorizada daquele ano. E os carros prata, tão genéricos, na verdade desvalorizaram mais.
A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza. Marrs Green?
Uma tonalidade de verde, chamada Marrs Green, foi eleita a cor favorita do mundo, segundo um concurso global promovido pela empresa de papel britânica G.F Smith. Desde janeiro deste ano, o projeto World's Favourite Colour coletou a preferência de cor de milhares de pessoas de mais de 100 países em uma votação online.