A cor vermelha é um símbolo categórico do fogo e do sangue. Além disso, o vermelho representa paixão e amor, bem como está associado ao ódio, raiva, agressividade e más intenções. Por isso, o vermelho é considerado a cor mais intensa na psicologia das cores.
A cor preta, como símbolo de luto, vai representar a falta de luz, a tristeza, o sofrimento e a introspeção de sentimentos de perda pelos entes amados.
Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional.
O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.
Geralmente está associada a: sofisticação, formalidade, poder, elegância, riqueza, mistério, estilo, sexualidade. A cor também representa vários conceitos negativos, como: medo, tristeza, mal, remorso e raiva.
O cinza pode expressar destruição, caos e frieza e o marrom sugere simplicidade, trabalho pesado e humildade, mas também pode trazer uma pouco de melancolia.
O preto transforma todos os significados positivos de todas as cores cromáticas em seu oposto negativo. Quando adicionado amarelo fortalece as sensações negativas como culpa, egoísmo, infidelidade e melancolia.
Além disso, o vermelho representa paixão e amor, bem como está associado ao ódio, raiva, agressividade e más intenções. Por isso, o vermelho é considerado a cor mais intensa na psicologia das cores.
Amarelo: irradia sempre em todas as partes e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, riso, prazer.
Foi realizada uma ampla pesquisa com o público em geral para analisar que cor causava reação mais negativa nas pessoas. E o tom de marrom “pantone 448C” foi o vencedor dessa disputa nada lisonjeira. Os entrevistados o classificaram como “sujo”.
A Psicologia das Cores determina o amarelo como uma cor contraditória. Segundo as preferências pessoais, pode representar diversão, inovação, otimismo e alegria, porém, em conotações culturais, também é associada à mentira, arrogância e covardia.
Qual é a cor que representa sofrimento? A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido. Vale lembrar que o roxo durante muito tempo também esteve associado aos hábitos de luto na cultura ocidental, mas tem caído em desuso gradativamente.
Medo, representado pelo roxo, é a mistura do vermelho com o azul, portanto carrega valores das duas cores e noções de valores opostos como poder e apatia, coragem e medo. É também símbolo de piedade e fé, honra e nobreza.
O negro e o escuro, por oposição, remetem para o pecado e para o Inferno, manifestando-se mais uma vez a oposição claro/escuro, que simboliza a que se estabelece entre o bem e o mal, e a pureza e o pecado.
A cor utilizada na sinalização de perigo é o vermelho, que é associado a alerta e perigo. O pictograma utilizado na sinalização de perigo geralmente apresenta um símbolo preto sobre um fundo amarelo ou laranja, que indica o tipo de perigo existente no local.
Para os especialistas em psicologia das cores, o amarelo é uma cor contraditória. Afinal, ela representa o bem e o mal, o otimismo e o ciúme, a compreensão e a traição.