Literatura de Formação Também conhecida como literatura catequética, esse grupo literário é composto por poemas, cartas, sermões e peças de teatro produzidos pelos padres jesuítas que desembarcaram no Brasil no início da colonização.
A literatura de catequese se tratava da conversão dos índios para a cultura do homem branco. Ou seja, fazer com que os índios fossem catequizados à religião e a cultura do cristianismo, predominante em Portugal. A literatura de catequese vigorou do ano de 1549 até o ano de 1601.
A Literatura exerce um papel importante na formação de um leitor crítico, na medida que este consegue ler uma obra e entender não somente como entretenimento que a ficção proporciona, mas relacionar os temas abordados com o seu cotidiano, refletindo sobre si e também sobre o mundo, essa é a função social da literatura ...
Qual a diferença entre literatura de formação e de informação?
A diferença entre a literatura de informação e a literatura de formação radica em que a primeira são textos de viagens escritos em prosa, enquanto que a segunda são textos de caráter religioso.
Também conhecida como literatura catequética, esse grupo literário é composto por poemas, cartas, sermões e peças de teatro produzidos pelos padres jesuítas que desembarcaram no Brasil no início da colonização.
Qual o objetivo da literatura de formação ou jesuítica?
Literatura jesuítica: também chamada de literatura de catequese, teve como objetivo a conversão dos índios à fé cristã. Constitui-se de textos escritos por missionários jesuítas e tem como expoente máximo Padre José de Anchieta (1534 -1597) – que produziu, além de peças de teatro e poemas, uma gramática da língua tupi.
Quais foram os objetivos da literatura de formação e qual seu principal autor?
A literatura de formação ou literatura de catequese tinha o objetivo de converter os indígenas ao cristianismo. Portanto, os poemas e peças de teatro, de cunho catequético, eram direcionados a esse público. O Pe. José de Anchieta é o principal nome da literatura de formação no Brasil.
Como a literatura de formação influenciou a cultura indígena e a religião católica na sociedade colonial?
A literatura de formação atuou como um meio de intercâmbio cultural e religioso, criando uma cultura híbrida na sociedade colonial que combinava elementos indígenas e cristãos.
Por que a literatura é importante para o processo de construção e formação acadêmica?
A Literatura revela ser um recurso indispensável na medida em que desperta a imaginação, a autonomia e desenvolve o senso crítico nos leitores. Consequentemente, tais benefícios se estendem à vida pessoal e social do estudante, que aprimora seus conhecimentos e constrói sua personalidade de forma sadia e reflexiva.
Qual a importância da literatura na formação do ser humano?
Podemos dizer que o texto literário conduz o leitor a mundos imaginários, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem. A literatura transformou-se, em várias partes do mundo, em disciplina escolar dada a sua importância para a língua e a cultura de um país, assim como para a formação de jovens leitores.
Qual a função da literatura na formação do cidadão?
serve de base para discussões acerca da individualidade e características especificas de cada criança, trabalhar o respeito a diferença e o preconceito formando assim o cidadão que respeita a seus semelhantes.
A Literatura de Catequese integra o conjunto de obras dos viajantes, consideradas como as primeiras manifestações artísticas do Brasil, ainda colônia. Falar sobre a Literatura de Catequese significa aludir às primeiras manifestações literárias da época do Brasil Colônia, até então sob o poderio do governo português.
A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima. Precisa haver uma espécie de abstração e subjetividade - essência de cada texto.
Qual a diferença entre literatura de informação e catequese?
A principal diferença entre a literatura de informação e a Literatura de catequese estão no seu conteúdo de maneira didática ou não, dependendo do seu contexto e também método a ser utilizado.
Qual a cultura que mais influenciou na formação do pensamento educativo no Brasil na época colonial?
Seu caráter militar e pedagógico proporcionou a presença dos jesuítas nas possessões coloniais portuguesas no Oriente e no Ocidente. A atuação pedagógica dos jesuítas influenciou o modo de educar os indivíduos na colônia segundo as suas posições sociais.
Qual a influência da religião na formação e cultura dos povos?
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
A forma da catequese diz respeito à atuação dos jesuítas e à assimilação pelos índios. Os jesuítas pertenciam à sociedade portuguesa quinhentista e agiam, por conseguinte, segundo a visão de mundo dessa sociedade.
Esse trabalho vem a enriquecer seu conhecimento de maneira a tornar o aluno um ser crítico, reconhecendo as diversas possibilidades que existem além das conhecidas e vividas por ele.
Paralelamente às obras de informação escritas por leigos viajantes que desbravavam a colônia, foram produzidas, também, obras de cunho pedagógico e moral, a chamada literatura de formação ou de catequese, produzida pelos missionários jesuítas.
A Literatura é a arte da palavra ou a arte da escrita. Ela não possui função necessariamente utilitária, mas os leitores lhe dão funções sociais. Algumas funções sociais da Literatura são: emocionar, divertir, fazer pensar, mostrar a realidade.
Do ponto de vista estético, os jesuítas foram responsáveis pela melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Além da poesia de devoção, cultivaram o teatro de caráter pedagógico, inspirado em passagens bíblicas, e produziram documentos que informavam aos superiores na Europa o andamento dos trabalhos.
Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.
Qual foi o objetivo principal da educação jesuítica?
A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.