O Reisado é formado por dois cordões que disputam a simpatia da platéia e são liderados pelas personagens centrais: o “Caboclo” ou “Mateus” e a “Dona Deusa” ou “Dona do Baile”. Também se destaca a figura do “Boi”, cuja aparição representa o ponto alto da dança.
O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém. Em Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, um grupo realiza esse festejo há várias décadas.
Como é celebrada a Folia de Reis? O grupo de Reisado é formado por um embaixador, contramestre, palhaços, alferes, foliões e os três reis magos. É comum que eles desfilem pelas ruas e visitem as casas daqueles que desejam receber a visita do grupo. Nas visitas e no desfile, há músicas típicas, danças e bençãos.
No nordeste, diversas expressões culturais são parte da agenda natalina. É o caso do reisado, no Ceará, formado por um cortejo composto por dois cordões, em comemoração ao nascimento do menino Jesus e em homenagem aos reis magos, tendo como personagens principais o rei e a rainha.
Veste-se de preto, traz um pano amarrado na cabeça, o rosto pintado de preto e um chicote nas mãos, com o qual corre atrás das moças e crianças. As outras figuras formam o coro do Reisado, que participam ativamente apenas nas batalhas, nas danças e no canto, quando respondem ao solo do Mestre.
O Reisado é formado por dois cordões que disputam a simpatia da platéia e são liderados pelas personagens centrais: o “Caboclo” ou “Mateus” e a “Dona Deusa” ou “Dona do Baile”. Também se destaca a figura do “Boi”, cuja aparição representa o ponto alto da dança.
Essa festa é uma manifestação folclórica que sempre ocorre no Ciclo Natalino, tendo seu início geralmente no dia 24 de dezembro, se estendendo até o dia 6 de janeiro, dia de Santos Reis. Reisado trata-se de um cortejo composto por dois cordões, tendo como personagens principais o rei e a rainha.
Entretanto, suas letras variam somente nos ritos, os quais podem ser: de chegada a uma casa (consulta ao dono, entrega da bandeira ao mesmo e entronização da bandeira); de louvação (pedindo licença para entrar, louvação aos moradores, pedido de esmolas e agradecimento); o encontro de folias (raras vezes acontece, porém ...
As noites de Reisado, entre 2 e 6 de janeiro, são o período em que grupos musicais saem às ruas durante a madrugada, de porta em porta, pedindo doações.
O Dia de Reis é uma celebração religiosa realizada em nosso país no dia 6 de janeiro e relembra a viagem de reis magos, oriundos do Oriente, para conhecer e homenagear o menino Jesus.
O Reisado é de origem egípcia, considerada uma festividade profano-religiosa. No Egito era chamada de Festa do Sol Invencível, comemorada em 6 de janeiro. Na Europa foi adotada, inicialmente, pelos romanos em 25 de dezembro (data em que nasceu Jesus Cristo, segundo os cristãos).
No Nordeste, o Reisado acontece em estados como Alagoas, Sergipe e Bahia. Comumente a festa é composta por músicos, cantores e dançarinos com roupas típicas coloridas e estandartes que, guiados por um mestre, percorrem as ruas das cidades, de porta em porta, fazendo louvações e recebendo prendas dos donos das casas.
Cultura. Identidad. O reisado é uma manifestação cultural e religiosa levada pelos portugueses para o Brasil em meados do século XVI. É realizado em diferentes regiões brasileiras possuindo particularidades que variam de acordo com os costumes de cada região.
A vestimenta dos foliões, em geral, se assemelha a uma farda militar, mas há suas exceções. Alguns grupos utilizam um lenço branco em volta do pescoço que simboliza a pureza da sagrada família. Os componentes enfeitam os instrumentos com fitas e flores, cujas flores têm sua simbologia.
Folia de Reis também é chamada de Reisada ou Festa de Santos Reis. O Reisado é uma festividade tradicional do Dia de Reis, e os tradicionais festejos desse dia são patrimônio cultural imaterial. Os Teólogos explicam que os Reis Magos não ofereceram bens materiais – ofertaram metáforas.
Folia de Reis é uma festa celebrada pela Igreja Católica como forma de comemorar a visita dos três reis magos a Jesus, feita após seu nascimento. A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis.
A história da festa remonta a Europa medieval, em especial Portugal e Espanha e suas raízes cristãs, em alusão aos três reis magos Gaspar, Melchior (Belchior) e Baltazar que de acordo com a Bíblia partiram com oferendas para o rei dos reis que estava por nascer e tinham como guia a estrela D'alva que os nortearia até ...
Os palhaços representam os soldados do rei Herodes (ou o próprio Herodes), que perseguiram o Menino Jesus, encarnando assim, os “traidores de Cristo” e sendo associados ao mal, a Exu ou ao diabo dentro da fé popular.
É um festejo muito lindo de se ver, são homens e mulheres vestidos com roupas coloridas adornadas com fitas de cetim, chapéus grandes de diferentes formatos e munidos de instrumentos musicais como sanfonas, pandeiros, violas ou rabecas.
O reisado se compõe de várias partes e tem diversos personagens como o rei, o mestre, contramestre, figuras e moleques. Os instrumentos que acompanham o grupo são violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro. Durante a brincadeira, pessoas de destaque são envolvidas no diálogo.
Para muitos espectadores, ele é o Palhaço da Folia. Para quem sabe, ele representa um dos Reis Magos, que se ocultavam, disfarçados desse jeito, para enganar os soldados de Herodes na busca pelo Menino Jesus recém-nascido.
Os três reis magos - Baltasar, Belchior e Gaspar; Palhaços - os animadores da festa, fazem piruetas, danças, brincadeiras; Mestre ou embaixador – quem se propõe a organizar a folia; Coro - pessoas que cantam as músicas e falam as entoações ligadas a religião católica.