Uma placa de granito de 2 cm de espessura pesa 63,5 kg por metro quadrado. Já uma placa com 3 cm pesa 97 kg por metro quadrado, e uma com 5 cm, 146 kg por metro quadrado.
No entanto, o granito é poroso, o que significa que ele pode manchar facilmente se não for selado corretamente. Além disso, o granito pode ser um pouco mais caro do que outras opções de bancada.
Faça você mesmo o teste de densidade e saiba que pedra você têm
Qual que pesa mais o granito ou mármore?
O mármore é menos resistente e mais poroso que o granito e, como explicamos anteriormente, o que o torna mais suscetível a manchas mais e absorve gordura mais facilmente.
Devido a essa disposição geométrica, o diamante é bastante compacto, possui alta densidade (3,5g/cm3) e é a substância natural mais dura que se conhece.
É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.
As rochas plutônicas básicas são em geral compostas por minerais ferro- magnesianos (anfibólios, olivinas e piroxênios) e plagioclásios. Em geral, são rochas mais escuras e mais densas (Figura 2). Os pegmatitos são rochas plutônicas ácidas de granulação muito grossa (acima de 3 cm).
Entre os pretos estão alguns dos tipos de granitos mais caros. O Estelar, por exemplo, pode passar de R$ 1.000 no valor do metro quadrado. Já o São Gabriel, que é mais comum, tem um melhor custo-benefício e pode ser encontrado na faixa dos R$ 350.
Por outro lado, o granito, que é considerado mais resistente e mais resistente ao uso. Então, no que diz respeito a custo, o granito é o vencedor, já que ele é muito mais barato do que o mármore e pode permitir que os proprietários usem uma pedra natural, enquanto mantêm seu projeto dentro do orçamento.
A composição irá influenciar as propriedades das argamassas e dos concretos posteriormente, como sua capilaridade, permeabilidade e classificação dos solos. Por exemplo, a densidade brita 1 é de 1450 kg/m3, maior que a 2 (1420 kg/m3), que por sua vez é maior que a da 3 e assim por diante.
No caso do cimento, este número varia de acordo com o tipo de cimento, mas para efeito prático são considerados valores entre 1,35 t/m³ e 1,40 t/m³. Não são raros os casos onde involuntariamente, ao invés de massa unitária, algumas pessoas usam massa específica.
Avalie o custo-benefício. Os granitos com tons mais claros geralmente têm um preço mais acessível do que as pedras pretas. Por isso, são ideais para projetos que buscam sofisticação, mas desejam economizar na escolha do material para a cozinha.
Trincas podem ocorrer devido a variações de temperatura ou movimentação estrutural. Assim, para evitar trincas, é importante manter a temperatura ambiente estável e evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura.