Entretanto, há um aspecto que distingue ambos: o apólogo apresenta personagens inanimados, ou seja, elementos que não possuem vida na realidade (água, terra, pedra, tesoura, faca, agulha etc.), enquanto a fábula costuma apresentar personagens animados, mas não humanos (raposa, tartaruga, leão, rato etc.).
Diferencia-se da parábola pois esta trata de questões religiosas e lições éticas, enquanto o apólogo fala de qualquer tipo de lição de vida, mesmo que esta não seja a que é adotada pela maioria como a maneira correta de agir.
Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personagens inanimados com personalidades diversas. Servem como exemplos os clássicos apólogos de Esopo e de La Fontaine. Serve como texto moralizante não explícito na narrativa "apólogo".
Fábula e um conto literário geralmente muito curto criado com o objetivo de transmitir lições morais. parábolas e uma narração alegórica que tem como principal objetivo mostrar a moral da história.
De acordo com a Bíblia, a palavra "fábula" é usada para se referir a histórias fictícias ou mitos que não têm base na verdade. Ela é mencionada principalmente no Novo Testamento, onde é enfatizado que os cristãos devem evitar se envolver com fábulas e se apegar à verdade das Escrituras.
O apólogo é uma narrativa em prosa ou verso , geralmente dialogada, que passa uma lição de moral , em que figuram seres que não tem vida e que são dotados de palavras. É uma alegoria em que não se atenta apenas ao sentido literal da obra, mas se aprofunda em outros sentidos.
no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano.
As Parábolas são entendidas como histórias de estrutura composicional curta e objetiva tem como foco transmitir ensinamentos e normalmente, eles são aplicados a comparações da vida real com elementos comuns à época em que foram escritas.
Quais são as principais características de uma fábula?
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.
O causo, muitas vezes, apresenta até mesmo narrativas mais complexas que os contos tradicionais, perde, porém, no simbolismo. Isso porque, geralmente, os causos têm origens mais modernas o que faz com que o agregamento de símbolos à narrativa seja mais incipiente.
O apólogo é um texto narrativo dramático de curto tamanho que apresenta histórias fantásticas, vividas por personagens inanimados (elementos sem vida na realidade), com intuito de apresentar uma “lição de moral” ou uma “conduta de comportamento”.
Apologética é a defesa da fé baseada em argumentos. Ela visa responder perguntas que podem afastar uma pessoa de Deus e rebater críticas que tentam desmerecer a veracidade da religião.
A história de Machado de Assis “A Agulha e a Linha” faz parte do texto "Um Apólogo". Fala sobre um pequeno conto sobre uma agulha que insiste em dialogar com o novelo de linha. A agulha questiona a linha, sobre quem assume o papel mais importante na costura.
Machado de Assis escreveu o conto Um Apólogo, durante o realismo, e neste período o foco se situa na observação do ambiente, dos comportamentos, e tratar o homem e a sociedade a partir disto.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.