A arte seria um fenômeno vinculado à natureza do humano. Já o publicitário cumpre o papel mercadológico, porém também social e cultural, de propagar e diferenciar os produtos e serviços do mercado e seus valores de marca, utilizando-se de artifícios artísticos, tal como o estético.
Qual é a diferença entre Publicidade e Propaganda?
A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.
É fundamental que os elementos de design criados para cada peça publicitária consigam transmitir a mensagem da marca, seus valores e seus objetivos. Uma boa direção de arte é melhor forma de garantir que a identidade do negócio do cliente tenha destaque em todo seu material publicitário.
Publicidade é um meio de comunicação em massa, com fins comerciais, direcionado a usuários de um produto ou serviço. Tem como significado geral divulgar, tornar pública uma ideia ou fato. A palavra “publicidade” vem do latim “publicus”, ou “público” em português.
A arte pode ser representada através de várias formas, expressões, movimentos, sons e linguagens. Denominadas “artes clássicas”, a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança e a arquitetura, se destacam pelo apelo emocional e valor estético que provocam a quem as observa.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
O publicitário é o profissional que se dedica à formulação de estratégias de comunicação.. Suas atividades incluem planejamento, atendimento ao cliente, pesquisas de mercado e seleção de mídias para promover produtos, ideias ou projetos e melhorar a imagem da marca.
A arte seria um fenômeno vinculado à natureza do humano. Já o publicitário cumpre o papel mercadológico, porém também social e cultural, de propagar e diferenciar os produtos e serviços do mercado e seus valores de marca, utilizando-se de artifícios artísticos, tal como o estético.
Na publicidade, o profissional responsável pelo desenvolvimento dos layouts que são veiculados nos mais diversos tipos de mídias – offline (design gráfico) e online (design digital) – como outdoors, revistas, sites, jornais e mídias sociais, por exemplo, é chamado de Diretor de Arte.
O foco do marketing é gerar uma imagem de marca específica, entender o mercado e o comportamento dos clientes em potencial. A publicidade, por outro lado, tem um foco mais específico: ela busca captar a atenção do público e direcioná-la para uma oferta específica de produto ou serviço.
Qual é o perfil ideal do publicitário? Os publicitários devem saber utilizar as ferramentas de marketing e comunicação para agregar valor às marcas do cliente. Portanto, desenvolver algumas habilidades do futuro e as famosas soft skills e hard skills é fundamental para conseguir se dar bem nessa profissão concorrida.
A linguagem da publicidade usa ambiguidades, omite, exagera, brinca, usa metáforas e expressões de duplo sentido. Pode também conquistar usando a musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas e assonâncias. O uso dos recursos da língua é essencial para a publicidade atingir seus objetivos.
As artes são expressões individuais e coletivas que representam a cultura, visão e ideias de uma sociedade. Elas podem carregar, em si, conceitos de beleza, indignação social, representatividade de minorias, entre outras concepções defendidas por cada movimento ou artista.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
A arte pode ser captada no foco de um sujeito para além do funcional. Ou seja, sempre que alguém eleva uma ação além do mínimo funcional, entramos no campo da arte, que é o campo da intencionalidade estética (a capacidade de experimentar e de provocar impressões estéticas).