Qual é a diferença entre as brocas de aço rápido e de metal duro?
Broca de metal duro: para uso geral. Broca HSS (aço rápido): para perfuração a velocidades mais elevadas, versátil, de preço mais acessível do que as brocas de carboneto. Broca de carboneto: velocidade de corte quatro vezes superior à permitida pela broca HSS, mas mais frágil. Estas brocas são difíceis de afiar.
Devido à sua resistência superior, as brocas de metal duro são mais duradouras em comparação com as brocas de aço rápido HSS. Elas são capazes de suportar temperaturas mais elevadas e podem manter a aresta de corte por mais tempo.
– A broca de parede é projetada para perfurar materiais mais duros, como concreto e alvenaria, enquanto a broca de madeira é mais adequada para perfurar materiais mais macios, como madeira e plástico.
Em geral, as brocas de metal duro servem para fazer furos ou para realizar acabamentos em peças no geral. Como possuem material duro de alta resistência, elas são utilizadas, principalmente, para perfurar materiais também duros, como ferro fundido, cobre, alumínio e outros materiais de difícil perfuração.
Diferença entre ferramentas de aço rapido e metal duro
Qual a melhor broca para furar metal duro?
A broca de aço rápido é a mais comum do mercado, sendo considerada a melhor broca para fazer furos simples em ferro e aço. Esse tipo de broca é muito durável e não se danifica tão facilmente quando usada para perfurar materiais resistentes.
Esse modelo de broca possui uma pastilha de metal duro (Wídea – Carboneto de Tungstênio) e é indicada para perfurar materiais mais resistentes, incluindo concreto, alvenaria, tijolo, placas cimentícias, telhas, entre outros. Ele é capaz de fazer furos em instantes.
As brocas de cobalto são bastante recomendadas para furar aço inoxidável, assim como outros materiais duros como ferro fundido, ligas de níquel e metais endurecidos. Essas brocas são feitas de aço rápido (HSS) com a adição de uma porcentagem significativa de cobalto à liga.
Posso usar uma broca para metal em madeira? Embora seja possível usar uma broca para metal em madeira, o desempenho pode ser comprometido. As brocas para madeira possuem características específicas que permitem um corte mais suave e preciso na madeira.
Em relação ao tipo de haste, as brocas são classificadas em: Brocas FG (Friction Grip): utilizadas em alta rotação; Brocas CA ou RA (Right Angle): utilizadas em contra ângulo; Brocas PM ou HP (Hand Piece): utilizadas em peça de mão.
O principal uso dos aços rápidos continua sendo na fabricação de várias ferramentas de corte. As aplicações típicas são em brocas helicoidais, alargadores, machos, ferramentas de fresamento, serras de metal.
Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles: Aço Carbono.
Por isso, quando alguém lhe perguntar “aço ou ferro, qual é mais resistente”, você pode responder com tranquilidade: o aço. Ou seja, por não ser 100% feito de um mesmo material, o aço se torna mais forte.
Broca de aço rápido - metais, utilizada para perfurar metais, são brocas helicoidais com haste cilíndrica e podem ter corte à direita e à esquerda, dependendo do metal a ser perfurado, poderá ter uma cobertura que proporcionará maior resistência, que pode ser de titânio, por exemplo.
A broca para furar metal mais comum e utilizada é a HSS (high-speed steel) aço de alta velocidade, que é muito mais resistente a calor que uma broca de aço carbono.
Há diversos tipos de brocas no mercado e as diferenças significativas dessas brocas estão no tamanho e no formato do corpo e da ponta, que permitem que a peça se adapte a diferentes superfícies (madeira, concreto, ferro, vidro) e realize furos com diâmetros distintos.
A Broca de Desgaste American Burrs Nails é fabricada com o melhor e mais resistente metal duro que existe – o tungstênio K20 – um tungstênio de grão mais condensado, apresentando a maior durabilidade possível em um produto de desgaste.
Para saber qual escolher, basta verificar o número da bucha e do parafuso correspondentes no próprio item (normalmente o parafuso já vem junto com a bucha). No mais, as furadeiras comuns geralmente aceitam brocas com variação entre 3/8 (10 mm), ½ (13 mm) ou 5/8 (16 mm) de tamanho.
O aço rápido revolucionou a prática de usinagem naquela época, dando um grande aumento na produtividade. As velocidades de corte puderam ser aumentadas em uma ordem de grandeza: de 3 a 5 m/min com ferramentas de aço carbono para 30 a 35 m/min com os aços rápidos. Exatamente por isso, estes aços levaram este nome.
A Broca Diamantada FF – Fava é indicada para desgaste preciso e delicado sobre cerâmica, metais preciosos e todas as ligas não preciosas. Utilizada em operações rotineiras em esmalte, dentina e preparações cavitárias em geral.
Como explicamos em outro artigo (clique aqui) o termo “SDS” deriva do termo inglês Slotted Drive System - um sistema desenvolvido para melhorar o encaixe das brocas, permitindo o movimento sem se desencaixar. As brocas SDS são perfeitas para perfurar materiais brutos com velocidade.