No entanto, enquanto a Governança é responsabilidade dos executivos ou do conselho executivo, a Gestão é responsabilidade dos gestores. A Governança de TIC é um conjunto de práticas que podem alinhar todos os recursos, como softwares e sistemas com os objetivos e as diretrizes da empresa.
Em suma, a governança de TI é responsável por determinar e supervisionar uma direção estratégica para o setor, enquanto a gestão de TI se encarrega de transformar o direcionamento estratégico em operações para atingir os objetivos.
⇒ compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Qual diferença entre governança e governabilidade?
Segundo ele (1996), a governabilidade pode ser definida como as condições de legitimidade de um determinado governo para empreender as transformações necessárias, ao passo que a governança estaria relacionada à capacidade de implementação das reformas, nos seus aspectos técnicos, financeiros e gerenciais.
Qual a diferença entre governança pública e gestão governamental?
Qual é o objetivo da governança?
A governança pode ser compreendida, de forma geral, como um sistema composto por mecanismos e princípios que as instituições possuem para auxiliar a tomada de decisões e para administrar as relações com a sociedade, alinhado às boas práticas de gestão e às normas éticas, com foco em objetivos coletivos.
A sociedade deve exercer seu papel de principal interessada nos resultados do Estado e demandar dele novas estruturas de governança que possibilitem a ela o desempenho de funções de avaliação, direcionamento e monitoramento de ações.
Gestão é um conjunto de princípios relacionados às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar uma companhia. Ela consiste em trabalhar com os recursos disponíveis da maneira mais eficiente possível para atingir os objetivos esperados com o mínimo de despesas.
Os principais envolvidos no processo de governança são os conselhos de administração e consultivos, a diretoria, os sócios e os stakeholders, ou seja, pessoas que possuem algum interesse naquela corporação, podem ser acionistas, investidores, fornecedores ou clientes.
Essa é uma sigla que vem do inglês Information Technology Infrastructure Library, que, em tradução livre para o português, significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Basicamente, o ITIL serve para organizar processos de TI e orientar profissionais a exercer suas funções com eficiência.
O profissional da área é responsável pelo apoio direto a todas as atividades relacionadas ao funcionamento do sistema de governança, como facilitar a comunicação entre os agentes e os órgãos — principalmente conselho e diretoria — e identificar previamente potenciais conflitos de interesse.
Para que as funções de governança (avaliar, direcionar e monitorar) sejam executadas de forma satisfatória, estes mecanismos devem ser adotados: a liderança, a estratégia e o controle.
Os princípios de governança corporativa orientam o sistema de gerenciamento e controle das organizações. São diretrizes que precisam ser observadas pela gestão, como: prestação de contas, equidade, transparência e responsabilidade corporativa.
São regras que determinam quais assuntos são decididos e por quem, eliminando ou mitigando, assim, conflitos de interesses entre a diretoria e seus stakeholders.
Trata-se de um conjunto de regras procedurais que devem ser seguidas por toda a empresa a fim de estabelecer uma rotina administrativa. Isso assegura mais organização, agilidade e transparência aos processos, permitindo que haja um alinhamento entre os objetivos da organização e os de seus stakeholders.
O principal objetivo é maximizar o valor da empresa, proteger os interesses dos acionistas e garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Os princípios básicos da governança corporativa incluem transparência, responsabilidade, prestação de contas e equidade.
O termo “governança” deriva do ato de governar por meio de uma gestão robusta; exercer autoridade; ter o poder perante algo. Basicamente, o sentido de governança é o de administrar, dirigir, monitorar, orientar, organizar e elaborar estratégias para tomar decisões assertivas.
Bem, gestão, nada mais é do que um conjunto de ações necessárias para se administrar uma organização em todas as suas áreas. Para isso, a gestão promove a integração entre elas, bem como uma melhor utilização dos recursos disponíveis, com o objetivo de atingir os objetivos planejados.
Então, a área de gestão de pessoas abrange as tarefas de recrutamento e seleção, políticas de remuneração, gerenciamento de desempenho, treinamento e desenvolvimento profissional, segurança, bem-estar, programas de benefícios, motivação, comunicação e administração de pessoal.
O significado de gestão na prática nada mais é do que gerenciar ou administrar processos, pessoas ou estratégias de acordo com um objetivo previamente estabelecido. Ou seja, podemos dizer que a gestão é uma maneira de organização e que acontece de muitas formas e em muitas esferas.
A raiz da palavra governança vem de uma vocá- bulo grego que significa direção1. Assim, logicamente, o significado fundamental da governança é dirigir a economia e a sociedade visando objetivos coletivos.
Os quatro pilares da governança corporativa são: transparência; equidade; prestação de contas ou accountability e a responsabilidade corporativa. Por meio destes pilares, a gestão de uma empresa pode ser facilitada por regras gerais que funcionam para todos os envolvidos.
(a) Responsáveis pela governança são as pessoas ou organizações com responsabilidade pela supervisão geral da direção estratégica da entidade e das obrigações relacionadas à responsabilidade da entidade. Isso inclui a supervisão geral do processo de relatórios financeiros.