Qual é a diferença entre ler e contar histórias?
Ao ler, é preciso que o professor mostre para as crianças porque escolheu aquele autor e apresente o objeto livro, um bem cultural que guarda a literatura. No entanto, na contação, o educador tem a oportunidade de resgatar a tradição oral de narrar histórias que foram transmitidas de geração em geração.O que é ler uma história?
Diferentemente de contar, o ato de ler uma história, exige toda uma preocupação do leitor em ser fiel à leitura do texto escrito pelo autor, respeitando e seguindo as normas da língua escrita, completamente diferentes daquelas das linguagens faladas, utilizadas nas narrativas do contador de histórias.O que é uma contação de história?
A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil.Qual é o objetivo de contar uma história?
Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.Qual é a diferença entre ler e contar histórias?
O que é necessário para contar uma história?
Confira abaixo!
- 1 – Conheça bem a história que você irá contar. ...
- 2 – Não enfatize detalhes. ...
- 3 – Olhe para os ouvintes. ...
- 4 – Abuse da expressão corporal. ...
- 5 – Faça diferentes entonações de voz. ...
- 6 – Não tenha medo de se expor. ...
- 7 – Utilize brinquedos e objetos criados. ...
- Veja também:
Quais são as formas de contar uma história?
As técnicas de narração interativa, maquete, narração com efeitos especiais, fantoche, teatro de sombras e dramatização são algumas das formas de tornar a contação de histórias mais interessante e envolvente.Qual é a importância de contar histórias para as crianças?
As crianças podem associar as histórias que leem ou escutam com situações que elas vivem, o que ajuda no desenvolvimento de formas de lidar com dificuldades, sentimentos e emoções. Além disso, é um estímulo à memória, já que relembram experiências que viveram ou que escutaram seus parentes contarem, por exemplo.Qual a importância da contação de história para as crianças?
Afinal, contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.O que não pode faltar em uma contação de histórias?
O que não pode faltar em uma contação de histórias? Na contação de histórias, o narrador utiliza diferentes técnicas, recursos e linguagens, como a entonação de voz, gestos, expressões corporais e faciais, além de objetos cênicos, para criar uma experiência envolvente e cativante para sua audiência.Qual é o conceito de ler?
Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitar, etc.Qual a importância da ler?
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.Qual é o papel do professor no processo de contação de história?
O professor é entendido como formador do leitor que utiliza a estratégia de ler e contar histórias. Como vimos o professor pode ler diferentes gêneros de textos, porém é importante que o professor leitor e contador de histórias possam transmitir segurança, prazer, na história narrada.É correto dizer contação de história?
Acto ou efeito de contar (ex.: contação de histórias).Qual o nome da técnica de contar histórias?
Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, conflito e uma mensagem — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.Qual é uma das primeiras formas de contar histórias?
A oralidade, além de ser uma das primeiras formas de comunicação, foi também o princípio da transmissão de conhecimentos de modo prático.O que diz Paulo Freire sobre a contação de história?
A contação de história pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo.Como contar uma história para crianças?
Como contar histórias para crianças?
- Contar histórias que já existem. ...
- Conte histórias desde o útero. ...
- Escolha temas adequados à faixa etária da criança. ...
- Movimente o corpo e module a voz. ...
- Capriche nos recursos visuais. ...
- Boas histórias geram boas noites de sono.
Qual o objetivo da contação de história segundo a Bncc?
Contar histórias promove o desenvolvimento e a aquisição de diversas habilidades, aumenta a autoestima, a percepção do mundo ao redor. Além disso, o desenvolvimento da oralidade na criança está estreitamente ligada com a experiência de ouvir histórias.Quais são os benefícios da contação de história?
Através do faz de conta, a criança desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio. Contar histórias também estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade da criança. Evidências científicas mostram que as experiências vivenciadas é que constituem a arquitetura do cérebro.Qual o papel do professor no processo de contação de história na educação infantil?
O professor em suas respostas mostra que se vê enquanto leitor e mediador da leitura através da contação de histórias em sua sala de aula, conhece e ainda ressalta a sua importância, além disso, se vê como criador de diversos artifícios para chamar a atenção e garantir a aprendizagem de seus alunos.O quê Vygotsky fala sobre a contação de história na educação infantil?
De acordo com Vygotsky: O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.Qual é o recurso mais usado na contação de histórias?
Os fantoches são os recursos mais conhecidos. Pessoas e animais em tecido são bem comuns, mas você pode confeccionar com caixas, dobradura de papel como o exemplo a seguir, que apresento os personagens da história Menina Bonita do Laço de Fita.O que diz a Bncc sobre a contação de histórias na educação infantil?
A contação de histórias na BNCCA Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42).
Como contar histórias na sala de aula?
Como contar histórias
- Contar histórias diariamente;
- As histórias podem ser repetidas, dependendo do interesse dos alunos;
- Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos.