Identificavam-se por lenço branco envolvendo o pescoço; seus antagonistas regionais eram os maragatos, de lenço vermelho. Caracterizavam-se politicamente pela tendência governista (perpetuar-se no poder), enquanto os maragatos costumavam adotar posição oposicionista, a nível estadual.
O lenço de pescoço é um dos símbolos mais fortes do gaúcho, seu orgulho e sua honra. Nessa época, os Chimangos, que apoiavam o governo central, usavam o lenço branco, e os Maragatos, contrários à política exercida pelo governo federal, exibiam o lenço vermelho.
Qual é a diferença entre os maragatos e os chimangos?
Nessa época da Revolução Federalista, os Chimangos, que apoiavam o governo central, usavam o lenço braço, e os Maragatos, contrários à política exercida pelo governo federal, exibiam o lenço vermelho. Uma terceira cor era também utilizada: o preto, que indicava uma pessoa que passava por um período de luto.
Qual o motivo da guerra entre chimangos e maragatos?
A Revolução de 1923 opôs republicanos (chimangos) e federalistas (maragatos) em um confronto militar que atravessou todo o ano e custou a vida de mil pessoas. O estopim do conflito foi a eleição para o cargo de Presidente do Estado do RS (equivalente ao atual cargo de Governador), ocorrido em novembro de 1922.
Maragatos, Chimangos e Pica-paus - Linha Campeira #31
Qual era o objetivo dos maragatos?
Descontentes com este governo, um grupo denominado de Federalistas (também chamados de maragatos), contrários ao sistema presidencialista, queria a formação de um governo parlamentarista, com mais autonomia dos Estados Nacionais.
Os “maragatos” adotaram o lenço vermelho como símbolo de sua facção política. Os republicanos, ou “pica-paus”, usavam o lenço branco como símbolo da sua facção política. O nome “pica-pau” originou-se do quepe com enfeite vermelho das forças republicanas.
Os correligionários de Borges de Medeiros usavam lenços brancos no pescoço e tinham o apelido de “chimangos”. Eles eram centralizadores e defendiam a permanência vitalícia do então presidente no poder.
D) Os pica-paus, ou republicanos, queriam a centralização do poder na presidência da República, enquanto os maragatos, ou federalistas, defendiam a descentralização do poder.
Caracterizavam-se politicamente pela tendência governista (perpetuar-se no poder), enquanto os maragatos costumavam adotar posição oposicionista, a nível estadual. Provinham da corrente fortemente positivista, que dominava o Partido Republicano Rio-Grandense, o PRR, desde Júlio de Castilhos.
Habitat: essa espécie pode ser encontrada em áreas abertas, como pastagens e praias. Distribuição: ocorre da Terra do Fogo ao Paraguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Hábito: vive solitária, em pares ou em bandos.
Ximango ou Chimango é o apelido pelo qual eram chamados uma das duas correntes inicialmente havidas no Brasil, durante o período regencial, e que apoiava o governo; formavam o Partido Moderado e sofria a oposição dos exaltados, também chamados jurujubas ou farroupilhas ( lenço vermelho, que tinham sido pacificados por ...
“O ideal de Rio Grande do Sul se reporta ao século XIX, quando os primeiros memorialistas começam a narrar que lugar é esse, e aí vai se criar todo um mito de quem é o gaúcho, que aqui no Rio Grande do Sul não tem traços negros e indígenas, ele é um homem branco do campo.
O lenço que os Farrapos usaram não tinha grande representação politica, porém usavam preferencialmente o lenço vermelho, atado de maneira própria como símbolo de seu grupo.
No contexto da Revolução Federalista (1893-1895), tornou-se um símbolo político, utilizado pelos Chimangos, apoiadores do governo central (lenço branco), e pelos Maragatos, opositores do governo federal (lenço vermelho). O lenço preto também era usado para indicar luto.
A apuração foi conduzida por uma comissão de três deputados (Getúlio Vargas, Ariosto Pinto e José de Vasconcelos Pinto), que a 17 de janeiro de 1923 declarou a vitória de Borges com 106.360 votos, contra 32.216 de Assis Brasil.
Quais as diferenças entre os nós dos lenços gaúchos?
"Tem o preto, que é o lenço que identifica o luto. Quando alivia o luto, vai usando cores mais claras. Tem o verde, que é uma cor neutra. Oficialmente, para eventos do movimento tradicionalista gaúcho, tem a determinação de cores lisas, no máximo carijó com duas cores.
por trás das cores do lenço gaúcho? O vermelho tchê. simboliza a coragem, a resistência. Foi a cor dos maragatos na revolução Farroupilha, já o verde representa esperança.
Alcunha depreciativa dada aos liberais moderados pelos conservadores, no início da monarquia brasileira. No RS, nos anos de 1920, foi à codinome dada pelos federalistas aos governistas do PRR. Honório Lemes Maragato contra Flores da Cunha Chimango (pica-pau). O lenço de cor branca identificava os chimangos.
Os chimangos venceram novamente com as bênçãos do Governo Federal, mas, para cessar definitivamente a peleia, as partes celebraram em dezembro de 1923 o Acordo de Pedras Altas, pelo qual os Maragatos conseguiram algumas mudanças na Constituição Federal e na organização das futuras eleições no Rio Grande do Sul.
No Uruguai eram chamados de maragatos os habitantes da cidade de San José de Mayo, Departamento de San José, talvez porque os seus primeiros habitantes fossem descendentes dos maragatos espanhóis, que foram responsáveis por trazer para a região do rio da Prata o costume da bombacha.