Qual é a diferença entre mídia digital e mídia social?
Dentro do ciberespaço, isso não é diferente, as redes sociais digitais exercem a mesma função, são um espaço online onde pessoas interagem, expõe suas ideias e partilham de interesses em comum. Já as Mídias Sociais são definidas como um canal de descentralização e veiculação de informações.
Assim como televisão, rádio e jornal são chamadas de 'mídia tradicional', as mídias digitais são todos os meios que uma empresa pode usar para aplicar o marketing digital. Em plena era da informação, esses dispositivos quase sempre estão conectados à internet e se tornaram essenciais na vida de qualquer empresa.
Qual a diferença entre mídia digital e mídia tradicional?
Se comparado à mídia tradicional, a mídia digital possui inúmeras ferramentas de atração, segmentação e entrega de resultados, tornando-se eficaz em qualquer estratégia de mídia. Conteúdos específicos podem ser projetados e chegar ao público desejado por um custo muito menor, se comparado aos meios tradicionais.
Mídias sociais são espaços de comunicação, publicidade e, em alguns casos, até de venda. Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e qualquer outra rede social que possa existir são criadas como ferramentas de relacionamento entre as pessoas.
Quando falamos de tipos de mídias digitais, estamos nos referindo aos conteúdos que têm o seu funcionamento e distribuição baseados na internet. Nesse cenário, enquadram-se, por exemplo: redes sociais, blogs e vídeos no YouTube.
São os tipos de Mídias que permitem interação ou compartilhamento de informações, como um blog que apresenta conteúdo e permite comentários. Exemplos: blog, Facebook, Twitter, Instagram, SlideShare, Youtube, etc…
Além de transmitir informações ao público, é essencial entender como essa mensagem está sendo recebida pelo público. Também é função do social media manter uma conversa com os seguidores das redes para mostrar que a opinião deles é de extrema importância para a marca.
A mídia digital é inteiramente composta por códigos numéricos ou dígitos (daí o termo digital), ao contrário da mídia analógica que depende de uma série de aparatos físicos para gravação e reprodução. Os canais de comunicação online como sites, blogs e redes sociais são o principal exemplo de mídia digital.
As mídias sociais são focadas na divulgação de conteúdos. As redes sociais são tipos de mídias sociais que focam na interação e a conexão entre pessoas. As mídias sociais só existem no ambiente virtual.
Gerar conteúdos para páginas, blogs e sites também fazem parte de um a boa Estratégia de Mídia Digital. Essa forma de trabalho de gerar conteúdo, tem como principal função em criar um relacionamento com os usuários, principalmente quando falamos de redes sociais.
Uma das grandes vantagens é a comunicação instantânea que as redes sociais oferecem. Podemos compartilhar informações, notícias, eventos muito rapidamente, os acontecimentos do mundo podem ser acompanhados e divulgados em tempo real.
Dentro do ciberespaço, isso não é diferente, as redes sociais digitais exercem a mesma função, são um espaço online onde pessoas interagem, expõe suas ideias e partilham de interesses em comum. Já as Mídias Sociais são definidas como um canal de descentralização e veiculação de informações.
Mídias Sociais são sites e aplicativos que permitem conexão e interação entre os usuários. Também conhecidas como redes sociais, as mídias sociais mais populares atualmente são Facebook, Youtube, Instagram e WhatsApp.
Televisão, rádio e jornal, por exemplo, transmitem mensagens para a sociedade. Canais como Facebook, Instagram e Twitter, porém, se distinguem desses meios tradicionais porque oferecem a possibilidade de interação. Por isso, são chamados de mídias sociais, ou social media.
Mídia Digital é toda comunicação feita através da Internet. Portanto, banners em sites, anúncios pagos feito através do Facebook, comerciais que antecedem vídeos no Youtube, Links Patrocinados e Anúncios feitos no Instagram, são alguns dos exemplos de Mídia Digital.
Também por isso a mídia social é também chamada de “mídia das pessoas”, o que implica que o principal objetivo da mídia social é reunir pessoas e facilitar a interação entre elas (Fournier & Avery, 2011.
Para estabelecer o melhor plano de marketing, você precisa entender o papel de cada uma das 4 mídias: própria, social, espontânea e paga. O conceito do all line se torna fundamental porque o público que você quer atingir pode até não estar na internet, mas os influenciadores dele certamente estão.
Quando falamos sobre Mídia Digital, estamos nos referindo ao conjunto de plataformas, canais e tecnologias utilizadas para distribuir conteúdo e mensagens de forma eletrônica. Ou seja, isso inclui redes sociais, sites, aplicativos móveis, vídeos online, e-mails, entre outros meios digitais.