Qual a diferença de valor de custo e valor de venda?
Preço de custo e preço de venda não são a mesma coisa
Na prática, trata-se do valor mínimo pelo qual o produto ou serviço deve ser vendido. O preço de venda, como o próprio nome já diz, é o valor pelo qual os produtos e serviços são comercializados. Neste caso, é considerado o preço de custo e a margem de lucro.
Você sabe o que cada um significa e qual aplicar em seu negócio? Preço é a quantia em dinheiro que é paga por um determinado produto ou serviço. Já o Valor é o que é atribuído ao seu produto e o que ele proporciona para o cliente, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada cliente.
ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PREÇO E VALOR DE UMA VEZ POR TODAS
Como se define o preço?
A definição de preços é influenciada por diversos fatores, como custos de produção, concorrência, demanda do mercado, valor percebido pelo cliente e estratégias de marketing.
Custo: é todo aquele valor que sua empresa gasta com a produção ou a aquisição de um determinado produto que será oferecido aos clientes; Despesa: é o valor gasto para a comercialização daquele produto; Perda: é um valor imprevisto que não gera nenhum retorno financeiro.
O preço de custo é o valor total gasto na produção, aquisição ou fabricação de um produto, ou serviço. Sendo assim, ele pode ser considerado o valor mínimo pelo qual pode ser um item pode ser vendido, para a empresa não ter prejuízo.
CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é a soma de tudo que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar seus produtos e mercadorias até que eles sejam comercializados. Inclui o pagamento dos fornecedores, custo do frete, incidência de impostos, seguros, dentre outros gastos.
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como, por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.
O custo se trata dos gastos que a empresa tem com um determinado produto ou serviço de sua atividade principal, ou seja, tudo aquilo que é gasto para produzir ou executar uma atividade pode ser definido como custo.
Warren Buffett, filantropo americano e um dos melhores investidores do mundo, define a diferença como: “preço é o que você paga, valor é o que você leva”. Sendo assim, o que é mais importante em uma estratégia de negócios, focar no preço ou no valor?
O preço de custo representa o valor total dos recursos financeiros utilizados na produção ou aquisição de um produto ou serviço. Inclui a gestão de custos diretos e indiretos associados ao processo, como matéria-prima, mão de obra, aluguel, energia elétrica e demais despesas conforme cada ramo de negócio.
Qual a importância de conhecer o Preço de Custo? Conhecer o preço de custo é crucial para uma gestão financeira eficiente. Ao compreender os custos envolvidos na produção ou aquisição de um produto, é possível determinar a margem de lucro adequada e estabelecer preços competitivos.
De modo geral, custo se refere ao gasto que representa todo o processo de fabricação e/ou comercialização do que estamos vendendo, podendo incluir mão de obra e matéria prima. Já quando falamos de preço, estamos nos referindo o quanto aquele produto ou serviço vale em termos monetários.
No CUSTO DE AQUISIÇÃO são considerados todos os gastos incorridos na compra do bem (frete, seguro, impostos irrecuperáveis, etc.), à exceção dos tributos recuperáveis que devem ser excluídos, até a sua colocação em condições de uso ou em condições de venda.
O Custo Total é a soma de todos custos, sejam eles fixos ou variáveis, que uma empresa tem. É preciso pensar em todo o tipo de gasto feito pela empresa, em todos os âmbitos, sejam eles ínfimos ou não.
O preço de custo representa o valor total investido para produzir ou adquirir um produto ou serviço. Ele engloba todos os custos diretos e indiretos envolvidos no processo, desde a aquisição da matéria-prima até a finalização do produto ou a prestação do serviço.
Basicamente, você pode realizar o cálculo do custo de um produto somando todos os custos e despesas resultantes da produção ou aquisição. No caso de uma indústria, é importante considerar a compra de matéria-prima, mão de obra, horas gastas na produção, enfim, tudo o que afeta o seu produto final.
Custo é a soma de todos os gastos incorridos e necessários para a produção e/ ou a prestação de serviços, incluindo todos os insumos (equipamentos, mão de obra, materiais etc.), bem como todo o dispêndio com a infraestrutura necessária para a produção da obra em questão.
O preço, do latim pretium, é o valor pecuniário estimado de uma coisa ou valor monetário que vale algo; o equivalente de uma coisa. É a expressão monetária do valor. Todos os produtos e os serviços que são colocados no mercado tem um preço, que é o dinheiro que o comprador deve pagar para efetivar a operação.
Valores podem ser definidos como preferências gerais no que se refere a escolhas e resultados apropriados. Assim, valores refletem o sentido que uma pessoa tem para o certo e o errado, bom ou mau, ou para o que "deve" ser feito.