Qual é a diferença entre torque e potência? As duas grandezas são diferentes, mas estão intimamente relacionadas. A maior diferença entre torque e potência é que o torque é uma força que move o eixo do motor, tirando-o da inércia, enquanto a potência desenvolve a velocidade do motor.
É o que acontece com tratores: com números de torque bem mais impressionantes que os de potência, eles são muito fortes para puxar carga e equipamentos, mas não conseguem ganhar velocidade com rapidez.
Qual a diferença entre torque e cavalos de potência?
De modo muito direto, podemos dizer que a potência é que faz o carro ganhar velocidade. Sendo sua medida a de cv, ou seja, os famosos cavalos (na verdade, cavalo-vapor). E torque é o que faz o carro ter ou ganhar força, sendo sua medida a de kmfm (quilograma por força metro).
É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.
Qual a diferença entre potência (cavalos) e torque?
Quanto mais torque mais potência?
Quanto maior o torque maior a potência? Mais torque não significa necessariamente mais potência. Como vimos acima, o torque é uma medida de força rotacional, ao passo que a potência é a taxa na qual o trabalho é feito ou a energia é transferida.
Motores de carros com picos de torque com baixas rotações (entre 1.500 e 2.500 rpm) são mais indicados para tráfego em cidades, pois responderão melhor sob baixas velocidades. Quanto maior for o torque, melhor será a resposta do veículo às acelerações.
Ou seja, o torque relaciona-se com a força e trabalho, e a potência à velocidade e ao tempo. Conforme os pneus vão girando com a força gerada pelo torque, o automóvel ganha velocidade e atinge a potência.
O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.
Tão importante quanto entender o que é torque é saber como ele influencia o comportamento do carro. Um modelo que gera muita força em baixas rotações proporciona agilidade. É isso que mais interessa no trânsito urbano, onde arrancar e retomar velocidade rapidamente é fundamental.
As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts. Na escala, portanto, 1 CV corresponde a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 CV.
τ = F ⋅ r . O sentido do vetor de torque é encontrado por convenção usando a regra da mão direita. Se a mão direita é enrolada em torno do eixo de rotação com os dedos apontando na direção da força, então o vetor de torque aponta na direção do polegar como mostrado na figura 2.
Torque, ou momento de uma força, é a tendência que uma força tem de rotacionar um corpo sobre o qual ela é aplicada. O torque é um vetor perpendicular ao plano formado pelos vetores força e raio de rotação. O vetor torque pode ser calculado por meio do produto vetorial entre força e distância.
O motoredutor esta equipado com um motor de 2cv 4Polos que possui torque de 0,835kgfm e a força (torque) que saí do motoredutor é 6,32kgfm que é aproximadamente a mesma força (torque) de um motor de 15cv 4Polos.
O que é Torque? O torque normalmente é medido por Kgf/m, que significa quilograma força por metro. Enquanto a potência é medida por Cv, que significa cavalos.
Quanto maior a potência, menor o tempo que o carro leva para se deslocar, o que garante os chamados “quilômetros por hora”. Se um carro alcança muitos quilômetros em poucas horas, ele é considerado um veículo de alto desempenho. Esse “tempo do motor” se dá pela relação entre o torque e o número de rotações do carro.
O torque máximo é sempre obtido em rotações mais baixas, enquanto o ápice da potência só é alcançado nos giros mais altos. O torque máximo de um carro geralmente se dá em um ponto específico, que pode ser entre 2.800 e 4.000 rpm.