Setembro Amarelo: experiências exitosas do SUS contribuem com a prevenção ao suicídio
Trata-se de um fenômeno complexo, e a maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais, como a depressão, em primeiro lugar, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. ...
Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar.
O QUE LEVA UMA PESSOA A SE MATAR? Vários motivos podem levar alguém ao suicídio. Normalmente, a pessoa tem necessidade de aliviar pressões externas como cobranças sociais, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, fracasso, humilhação etc.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça seu apoio à campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção ao suicídio e alertar para os cuidados com a saúde mental.
Depressão: uma doença que atinge todas as idades | Setembro Amarelo
Tem Setembro Amarelo em 2024?
"Se precisar, peça ajuda!" é o lema da campanha Setembro Amarelo 2024, que acontece ao longo do mês de setembro com o objetivo de conscientizar e prevenir o suicídio.
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.
Quando ocorre a morte encefálica, não existe mais a consciência do paciente. Ele não consegue mais pensar ou perceber o meio ao redor. Ele deixa de existir como pessoa e seus órgãos fora do sistema nervoso continuam funcionando de forma artificial”, afirma Duarte.
Por que o girassol é o símbolo do Setembro Amarelo?
O girassol. escolhido como símbolo da campanha setembro amarelo, pois se movimenta sempre em busca do sol. e em dias nublados se volta outro girassol. doando energia mutuamente.
Inspirado no caso Emme, o “Setembro Amarelo” foi adotado em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. E o amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar essa campanha, simbolizada pelo laço amarelo.
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Embora a campanha seja realizada no mês de setembro, a prevenção ao suicídio deve ser um esforço contínuo ao longo de todo o ano, incluindo cuidados regulares com a saúde mental, como a prática de atividade física regular e o acompanhamento psicológico, quando necessário.
A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no perito, taquicardia, chorar. A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas. Quem está triste costuma ter pensamentos repetitivos sobre a razão da tristeza. Quando deprimida, a pessoa sente, pelo menos, duas semanas de uma tristeza profunda e contínua.
Segundo os espíritas, o espírito continua vivo após a morte, ou seja, a morte afeta apenas o corpo, e esse espírito continuará sua trajetória baseada nas suas realizações na Terra.
O coração é um músculo autônomo e pode bater até quando retirado do corpo. A oferta de oxigênio é o que o induz a continuar ativo após a morte cerebral, e esta é suprida por respiradores eletrônicos, nos casos em que a morte ocorre em socorro hospitalar.
Em consequência da história de Emme, o laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio. Além disso, o dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e reforçada pela OMS em 2003.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre 2012 e 2021, aproximadamente mil jovens entre 10 e 19 anos tiraram suas próprias vidas por ano. Ao todo, no mesmo período, o país registrou um total de 9.954 casos de suicídio ou morte por lesões autoprovocadas intencionalmente.
A data tornou-se símbolo da luta desde 1994, quando Mike Emme, um jovem de 17 anos, cometeu suicídio nos Estados Unidos. Após a tragédia, seus pais distribuíram fitas amarelas em seu funeral, em referência a um automóvel Mustang 1968, que o jovem havia restaurado.
Dentre os fatores de risco individuais, temos os fatores genéticos, as habilidades sociais e emocionais, autoestima, saúde física e prática de atividade física. Saber como cuidar da saúde mental é importante, sendo possível trabalhar com três pilares fundamentais: prevenção, percepção e tratamento.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pontos de atenção para o atendimento de pessoas com transtornos mentais e/ou com problemas decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.