Em uma panela, adicione 1 colher (sopa) de gengibre ralado, 2 colheres (sopa) de mel, 2 fatia de limão e aqueça por aproximadamente 2 minutos. Acrescente 500 ml de água e ferva por 5 minutos. Coe o chá e sirva.
Beber bastante água é uma estratégia importante, pois ajuda a manter a garganta, livre daquela sensação de secura. Também contribui para diluir o muco, se houver.
➡️ Como curar Dor de Garganta em 1 dia - Otorrino Explica
O que melhora a garganta imediatamente?
Gargarejos. Os gargarejos também são uma ótima forma de aliviar a dor de garganta e alguns ajudam até mesmo a tratar o problema, pois têm ação antimicrobiana, bactericida e desinfetante. Um dos mais famosos e mais indicado é o de água morna e sal, mas algumas pessoas gostam de incluir também o vinagre.
Qual é o melhor anti-inflamatório para dor de garganta?
Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.
Se você está com a garganta dolorida por conta de uma inflamação, o líquido gelado pode até aliviar o problema, pois apresenta efeito anti-inflamatório (lembra que usamos gelo para aliviar dores musculares?).
Suco de batata crua, suco de couve e maçã, suco de mamão e linhaça ou até mesmo comer a própria maçã ou pera sem casca podem ajudar a reduzir os sintomas. Esses ingredientes têm composições antiácidas, que é justamente o que é preciso para combater os ácidos do estômago que têm causado a queimação.
Banana. Bananas são ótimas pedidas quando se quer saciar a fome e evitar incômodo na hora de comer. Além da sua consistência, ela se torna ainda melhor quando consumida de forma amassada. A vitamina C e B6, e o potássio, tornam essa fruta incrível no combate a dor de garganta.
Manter sempre a mesma rotina, ajuda a que se acalme antes de dormir. Recomendamos que mantenha sempre o mesmo ritual para que consiga encontrar tranquilidade antes de uma boa noite de descanso. Em vez de elevar a parte superior do seu corpo com a ajuda de almofadas, levante a parte superior do seu colchão.
Mastigar cravos vai liberar lentamente o eugenol e anestesiar a dor em sua garganta. Separe vários cravos inteiros e um copo com água (opcional). Coloque um ou dois cravos em sua boca e chupe-os até que se tornem macios – então mastigue como se fossem gomas de mascar. Engolir depois não é prejudicial.
O sal misturado à água se dilui e é a única substância que não destrói a mucosa do trato vocal (caminho percorrido pela voz). Gargarejar com água morna também faz bem para a voz. O movimento que o gargarejo faz nas cordas vocais tem efeito de drenagem e a temperatura da água auxilia no relaxamento da musculatura.
O frio é um grande inimigo para garganta inflamada, por isso, é necessário evitar o uso do ar condicionado. Isso porque, ele pode piorar a inflamação, desenvolvendo complicações. Porém, caso você não consiga resistir ao ar condicionado, principalmente durante o verão, evite ligá-lo em temperaturas muito baixas.
Chás de ervas como o hortelã, a camomila, sálvia ou outros ingredientes, como gengibre e até alho, são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, ajudando a reduzir a inflamação e o incômodo da dor de garganta.
“Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.
Quanto tempo dura a dor de garganta? A dor de garganta geralmente dura entre 3 a 7 dias, dependendo da causa. Por exemplo, infecções virais, como a faringite, geralmente duram entre 3 a 5 dias.
Gargarejos de água morna e sal são frequentemente recomendados, mas não parecem ajudar. Analgésicos por via oral, como paracetamol, ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), frequentemente ajudam a reduzir a dor em pessoas com infecção de garganta.
O que fazer quando a garganta dói quando engulo saliva?
Na maioria das vezes, a dor ao engolir é benigna e pode ser tratada facilmente com medicamentos e remédios caseiros. Mas se a sua condição for grave ou persistir, você precisará consultar o seu otorrino para tratamento. As infecções bacterianas que afetam a garganta incluem faringite e amigdalite.
Dificuldade para engolir é um sintoma ou sinal de alerta para uma série de doenças do sistema digestivo, respiratório ou da tireóide. A dificuldade para engolir é chamada também de disfagia ou deglutição acelerada e pode ser um grande incômodo, causando interrupção da alimentação devido a dor e desconforto.