O abacaxi é a principal fonte da enzima proteolítica bromelina (EC 3.4.22.4) sendo este um nome genérico dado ao conjunto de enzimas proteolíticas encontradas nos vegetais da família Bromeliaceae, da qual o abacaxi é o mais conhecido. A bromelina é encontrada no caule, folhas, raízes e no fruto do abacaxi (A.
O abacaxi é uma fruta rica em uma enzima chamada de bromelina. Essa enzima tem o poder de quebrar as ligações entre os aminoácidos, destruindo, dessa forma, a proteína. Por isso, quando a gelatina entra em contato com o abacaxi, mantém-se amolecida, pois tem toda a sua cadeia de aminoácidos quebrada.
Age no estômago, pois a bromelina é a enzima que desdobra as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada. A bromelina é um anti-inflamatório natural.
Além disso, o abacaxi é a principal fonte alimentar de bromelina, uma enzima com propriedades anti-inflamatórias que atua de diversas maneiras no organismo. O composto auxilia na digestão de proteínas e ajuda na redução de sintomas de indigestão.
As investigações feitas em camundongos pela equipe da Unifesp mostraram que a bromelina age na mucosa do intestino delgado liberando encefalina, que é absorvida e promove ação analgésica.
A bromelina atua na decomposição de proteínas em peptonas menores por meio de hidrólise, contribuindo para maior eficiência na digestão das proteínas. Também são indicadas para pessoas que consomem muitos alimentos proteicos para ganho de massa magra.
Bromelina pode causar náuseas, vômitos, diarreia e fluxo menstrual excessivo, entretanto, não relataram efeitos colaterais graves em seres humanos, porém, reações alérgicas, incluindo reações de pele e asma, poderiam ser gerados em caso de alergia o abacaxi.
Crianças com hipersensibilidade ou alergia ao abacaxi, ou à bromelina, não devem fazer uso deste produto. Os estudos em animais não demonstram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas.
A bromelina, enzima proteolítica presente no abacaxi (Ananas Comosus L. Merril), tem diversas aplicações, envolvendo a indústria de alimentos, a área medicinal e a nutrição para animais. Pode ser obtida através da trituração e centrifugação das partes do fruto, gerando um extrato com elevada concentração da enzima.
2- As cascas configuram melhor fonte de bromelina que as polpas. neste contexto, ressalta-se a importância da utilização dos resíduos industriais do processamento do abacaxi, que usualmente são descartados, para a obtenção da bromelina.
Dosagens Baixas: 50 a 100 mg/dia, Dosagens Maiores: 500 mg/dia Empregada em processos inflamatórios de origem traumática, cirúrgico infeccioso, vascular e reumático.
Além da vitamina C, o abacaxi também fornece uma boa quantidade de manganês, um mineral que contribui para o metabolismo de carboidratos e proteínas e também é vital para a saúde óssea. Outros minerais como potássio, cobre e ferro também são encontrados em quantidades significativas no abacaxi.
O abacaxi (Ananas comosus) possui diversos nutrientes que contribuem para evitar doenças e manter a saúde em dia. A fruta possui vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, além de apresentar um composto ativo muito importante chamado bromelina.
O ácido ascórbico ou vitamina C, é uma das principais propriedade nutricionais do abacaxi sintetizado pelo vegetal a partir da glicose e da galactose, sendo um composto hidrossolúvel e essencial, ou seja, o corpo humano não sintetiza, por isso precisa ser ingerido durante a alimentação diária.
É possível que, depois de comer vários pedaços de abacaxi, a pessoa comece a sentir a bromelaína quebrando algumas das proteínas mucinas que compõem a camada mucosa protetora da boca. Com isso, para algumas pessoas, as potentes enzimas de um abacaxi causam apenas um pouco de formigamento ou ardor.
O abacaxi é cultivado em praticamente todo o território nacional. Para além de um alimento nutritivo e refrescante, que é a cara do verão, a fruta possui a bromelina: um complexo de substâncias com propriedades terapêuticas, cicatrizantes e anti-inflamatórias.
Ajuda na digestão de proteínas; • Coadjuvante da inflamação de tecidos moles; • Atividade antitumoral; • Antioxidante. Reações adversas: Deve ser ministrada com cuidado em pacientes com distúrbios de coagulação, ou com sérios problemas hepáticos ou renais. Posologia: 1 cápsula 3 vezes ao dia, às refeições.
Bromelina é uma mistura de enzimas proteolíticas existente no abacaxi (cascas e hastes frutíferas) de alto peso molecular capaz de ser absorvida pelo trato gastrintestinal produzindo ações Informações Técnicas Página 2 de 4 anti-inflamatórias e antiexsudativa, podendo apresentar efeitos anticoagulantes e inibição na ...
A papaína é um elemento com função proteolítica, pois degrada proteínas. Inclusive, por sua ação cicatrizante, populações originárias na América, na África e em algumas ilhas do Caribe já utilizavam o mamão verde no tratamento de ferimentos no passado.
Você já deve ter ouvido falar que o abacaxi é bom para a digestão, certo? Isso acontece porque a bromelina, presente na fruta, ajuda o organismo a quebrar proteínas. Dessa forma, alimentos mais pesados são digeridos com maior facilidade.