Momento ideal para poda: A melhor época para podar mangueiras é após a colheita, quando a árvore está dormente. Isso geralmente ocorre no final do inverno ou início da primavera, antes do início do novo crescimento.
Recomenda-se manter a árvore o mais próximo possível da forma piramidal, fazendo a poda logo após a colheita, seletivamente, cortando os brotos situados na parte alta da árvore até o primeiro nó (abaixo) e eliminando-se todos os brotos verticais (Figuras 9 e 10).
A primeira poda é feita a uma altura de 60 a 80 cm do solo; o local deve ser abaixo do nó, quando o tecido se encontrar lignificado (maduro) (Fig. 1). Após a brotação, selecionam-se três ramos, que formarão a base da copa (Fig. 2); os demais ramos devem ser eliminados.
Em geral, o ideal é podar durante o período de dormência das plantas, ou seja, durante o inverno, porém evitando períodos de frios mais rigorosos. Entretanto, para saber exatamente o período adequado, é necessário conhecer o tipo da planta. Para espécies caducifólias, é aconselhável podar entre novembro e fevereiro.
QUAL A ÉPOCA DE FAZER PODA NA MANGA?? | VEJA NO VÍDEO!!
Qual a melhor lua para poda?
Tradicionalmente se dá preferência para podar durante as fases da Lua Nova e Minguante. Entretanto, os principais critérios devem ser o inchamento das gemas e o ''choro'' da parreira, que são prenúncio de que a brotação irá começar e a poda não poderá ser adiada por muito tempo.
Qual a melhor fase da lua para podar árvores frutíferas?
Outubro: mês ideal para podar as árvores de fruto mais resistentes ao frio. Novembro: efetuar as podas nos pomares na fase de minguante da Lua. Janeiro: faça a poda nas figueiras, diospireiros e macieiras, também no Minguante. Fevereiro: continuar as podas, excepto dos morangueiros e damasqueiros.
O melhor momento para se podar uma planta é quando ela estiver no período de menor atividade metabólica. Normalmente esse período acontece no inverno, depois que as plantas já floriram e frutificaram.
> IMPORTANTE: Sempre passar pasta bordalesa ou tinta látex após a poda para evitar doenças e pragas; > Existem algumas plantas que não precisam ser podadas, por exemplo: açaí, abio, cambuci, caju, entre outras que falaremos mais adiante; > Diferentes plantas apresentam diferentes formas de frutificação.
A poda de outono, que é a mesma poda de inverno ou seca, só que feita de forma antecipada e com ressalvas, é recomendada pela Emater/RS-Ascar nesta época para os produtores de pêssego, ameixa e nectarina.
Momento ideal para poda: A melhor época para podar mangueiras é após a colheita, quando a árvore está dormente. Isso geralmente ocorre no final do inverno ou início da primavera, antes do início do novo crescimento.
Uma poda bem executada pode melhorar a produção de frutas e promover um crescimento mais saudável destes. A poda da mangueira deve ser realizada com cuidado e atenção, levando em consideração a estrutura da árvore e seu ciclo de crescimento.
São recomendados na adubação das mangueiras nesse sistema os estercos de curral curtidos, pó de rochas, farinha de ossos, fosfatos naturais, restos vegetais triturados, adubação verde, biofertilizantes (fermentados) e compostos orgânicos. Esterco: os mais usados são os de bovinos, de aves, de caprinos e de ovinos.
O local deve ser abaixo do nó, quando o tecido se encontrar lignificado (maduro). Logo após a esta operação, ocorrerá uma intensa brotação, a qual deverá ser retirada. Você deverá deixar apenas três brotos, os quais deverão ficar em alturas diferentes. Procure deixar os brotos a uma distância igual entre eles.
- Pulverizações com nitrato de potássio (3% a 4%), alternando ou não com o nitrato de cálcio (2%), para estimular a brotação das gemas. O intervalo deve ser de oito a dez dias. - Aplicação de PBZ.
Você pode reaproveitar mangueiras de jardim para as mais diversas peças, artesanatos e reciclagens, pois com elas você consegue desde itens para a decoração de seu lar, até peças úteis pra o seu dia a dia, passando por elementos funcionais que também não deixam de ser interessantes ou bonitos, como uma cerca que é ...
Importante lembrar que depois de usar as ferramentas, é fundamental lavá-las com água corrente e detergente, removendo toda a seiva, resíduos vegetais e os produtos de higienização. Por fim, seque-as e aplique uma fina camada de óleo em todas as partes metálicas.
Após a manutenção, a parte da planta que teve o corte deve ser estimulada a cicatrizar o mais rápido possível. Como fazer isso? Naturalmente as plantas conseguem se regenerar e cicatrizar a área de corte, porém podem ser usados produtos cicatrizantes e pastas com esta finalidade, principalmente em galhos mais grossos.
A melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, entre os meses de maio a agosto. O período do inverno é uma época considerada favorável para podas domésticas, pois é neste momento que as árvores entram em seu período de dormência.
Lua nova. É o início de uma lunação. Época de preparar o solo, canteiros, substratos, semear, plantar e iniciar cultivos. A seiva das plantas se destina a novas brotações, sejam de raízes ou de galhos, sendo a época recomendada para poda drástica das plantas.
O período do movimento crescente é perfeito para o plantio de árvores frutíferas e para a poda das plantas, pois elas vão crescer com rapidez e mais vigor. Por outro lado, no movimento minguante os nutrientes são guiados para as raízes.
A melhor época para se fazer podas de formação na mangueira (Mangifera indica L.) é este mês e durante as chuvas do final do ano. O clima quente e úmido ajuda no rápido desenvolvimento de sua copa.
É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.