A colheita de maçã acontece, geralmente, entre os meses de fevereiro e abril. Sendo uma das frutas mais consumidas do país, com uma enorme diversidade de espécies, seu ciclo produtivo é decisivo na questão de preço e qualidade que ela chegará às prateleiras dos supermercados.
O outono é o período do ano com o clima mais ameno, similar à primavera, marcado por dias quentes e noites com temperaturas mais baixas. As frutas da estação outono são as seguintes: mamão, abacate, caqui, figo, kiwi, laranja, maçã, limão, banana, pera, graviola, uva e manga.
No Brasil, a safra da maçã inicia-se no final de dezembro, nas regiões mais quentes, com a colheita das cultivares de baixo requerimento de frio; e se estende até o início de maio, nas regiões mais frias, com a colheita das cultivares de alto requerimento de frio.
A colheita varia conforme a região, começando entre dezembro e se estendendo até maio. As maçãs são armazenadas em câmaras frias para prolongar sua vida útil, permitindo sua disponibilidade durante todo o ano.
A faixa ideal de temperatura para a macieira no período vegetativo se situa entre 18 °C e 23 °C, não ultrapassando no verão o limite máximo de 25 °C. Durante a floração, temperaturas inferiores a 10 °C dificultam a fixação e o adequado crescimento dos frutos.
Quanto tempo o pé de maçã demora para produzir frutos? Quantos meses anos leva para frutificar?
Qual o ponto de colheita da maçã?
As maçãs devem ser colhidas quando atingirem o estádio de maturação comercial, caracterizado pelo estádio de desenvolvimento em que os frutos apresentam as características de qualidade desejadas para consumo.
Os três estados do Sul produzem maçã, sendo o destaque para Santa Catarina, responsável por cerca de 52% da produção nacional. O estado do Rio Grande do Sul é o segundo maior pólo de maçãs, com cerca de 45%. Já o Paraná concentra em torno de 3% do cultivo de maçãs no Brasil.
A maçã possui potássio, fibras, além de compostos antioxidantes na sua composição. Quando consumida regularmente e como parte de um estilo de vida saudável, a maçã pode ajudar a reduzir o risco de ocorrência de alguns tipos de câncer, como pulmão e cólon, além de reduzir o risco de diabetes e problemas hepáticos.
Em princípio, a safra diz respeito tanto à época de plantio da lavoura como à colheita. Assim, pode-se dizer que em determinadas regiões do país a safra vai de setembro a dezembro, às vezes entrando em janeiro. A janela de plantio e colheita varia de acordo com cada região.
Após as etapas de dormência, brotação, floração e frutificação da maçã, que duram dos meses de julho a dezembro, chega, finalmente, o momento da colheita.
Qual é a quantidade de maçã recomendada para consumo diário? Outro artigo, publicado em 2020 na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, recomenda o consumo de 100 a 150 gramas de maçã por dia (o que corresponde a uma maçã fresca normal).
Maior produtor nacional de maçã, Santa Catarina espera uma safra de 500 mil toneladas em 2024, de acordo com a Epagri/Cepa. O mercado da maçã em Santa Catarina vive um período de alta nos preços, impulsionado pela combinação de estoques reduzidos da safra passada e a entrada tardia da nova produção.
No Brasil, a safra da maçã inicia-se no final de dezembro, nas regiões mais quentes, com a colheita das cultivares de baixo requerimento de frio; e se estende até o início de maio, nas regiões mais frias, com a colheita das cultivares de alto requerimento de frio.
Depois do coco, a banana é a fruta que mais matura naturalmente ao longo do ano. Sua safra vai de março a dezembro! Isso porque a bananeira, assim como o pé de coco, é muito adaptável e resistente às variações de temperatura. Além dessas, a laranja e as uvas são frutas que aparecem durante um bom período do ano.
A maçã verde é conhecida por ser um pouco mais ácida que a maçã tradicional. Por isso, algumas pessoas viram a cara para a fruta, pois não curtem muito o seu sabor azedinho.
A maçã é uma fruta rica em nutrientes essenciais e pode trazer benefícios à saúde se consumida antes de dormir. Seu alto teor de fibras ajuda na saciedade e pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas.
Na mitologia céltica, esta fruta simboliza a magia, a imortalidade e o conhecimento. Para os medievais era confortante o sentido da maçã como Ilha dos Bem-aventurados, possibilitando o acesso dos indivíduos num mundo semelhante ao paraíso e que se localizava paralelamente ao mundo terreno.
Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama. Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade.
A nutróloga ressalta ainda que o melhor horário para aproveitar os benefícios da maçã é no café da manhã, devido a pectina presente na casca dela. Essa substância faz com que a digestão fique mais lenta e diminua a absorção do açúcar no organismo, ou seja, dessa forma o intestino funcionará de forma saudável.
Sim, a maçã pode ajudar a aliviar o desconforto da azia, a chamada queimação. Frutas não ácidas têm fácil digestão, ajudando o estômago a trabalhar melhor no momento do mal-estar. É importante mastigar bem a fruta, pois pedaços grandes dificultam a digestão e podem piorar o quadro.
Normalmente um pouco maior que a Gala, a Fuji caracteriza-se pela casca firme e polpa clara, além de ser doce e crocante na medida certa. Na cozinha, ela é propícia para ir ao fogo porque cria a suculência ideal para sobremesas, geleias e outros pratos cozidos.