No dia 30 de julho celebramos o Dia Nacional do Bumba Meu Boi. A lenda, também chamada de Boi-bumbá, é uma festa tradicional brasileira bastante celebrada nas Regiões Norte e Nordeste.
De 8 a 11 de agosto, durante a Festa do Bode 2024, teremos uma das maiores exposições estaduais da raça Sindi. Não perca a oportunidade de mostrar o potencial do seu rebanho e fazer parte desse grande evento.
Bumba meu boi é uma festa brasileira predominante no Norte e Nordeste e encena uma narrativa popular conhecida como auto do boi. Geralmente essa festividade ocorre em junho. Ouça o texto abaixo! O bumba meu boi é uma festa popular, com predominância nas regiões Norte e Nordeste, que teve origem no folclore brasileiro.
A festa do Bumba Meu Boi se refere à morte e à ressurreição do boi. A celebração desse milagre na cultura folclórica conta com um homem que representa o boi se vestindo com uma armação de madeira, pano e usa uma cabeça de animal feita à mão.
Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma festa do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.
FESTA DO BOI 2007 - DVD COMPLETO - NOSTALGIA - VELHOS TEMPOS - VIDA DE PEÂO - EITA MUNDÃO DOIDO - BR
O que acontece na festa do boi?
O Festival aborda diversas temáticas, principalmente a cultura regional: como os rituais indígenas, as danças tribais, costumes dos ribeirinhos e as lendas, representado por meio de encenações, alegorias lendas, bonecos e trajes. É muito parecido com o carnaval, mas é uma festa mais regionalizada.
Bumba Meu Boi ou Boi-Bumbá teve origem cultural europeia e surgiu no século 18, momento em que o gado era importante para economia local. Trazida para o Brasil pelos portugueses, junto com as culturas indígena e africana, o Bumba Meu Boi se tornou uma das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas.
O bumba meu boi, conhecido também como boi bumbá em algumas regiões brasileiras, é uma das mais tradicionais danças do folclore brasileiro. A tradição é uma apresentação típica das região Norte e região Nordeste do país, que une dança, música e teatro para contar a história da lenda de um boi.
A 60ª edição da Exposição de Máquinas e Implementos Agrícolas do RN, a Festa do Boi 2022, maior e mais tradicional evento agropecuário da região Nordeste, será realizada entre os dias 08 e 15 de outubro.
O Bumba-meu-boi é uma manifestação da cultura popular brasileira que mistura música, dança e teatro. A festa combina personagens humanos e animais fantásticos e se desenvolve em torno da morte e ressurreição de um boi. Por isso, as celebrações também são conhecidas como festas do Boi.
Durante o evento, são realizados exposição de animais, concursos, leilões e muitos negócios, além de uma movimentada programação cultural incluindo principalmente shows de vários artistas (principalmente bandas de forró) atraindo cerca de 400 mil pessoas.
A vitória do Boi Caprichoso se deu com a diferença de uma margem pequena. A campeã azul e branca superou com 1259,3 pontos o Garantido, que terminou a disputa de três noites logo atrás, com 1259,2.
Palco de uma festa de cultura popular brasileira, a cidade do Amazonas recebe disputa entre Boi Caprichoso e Boi Garantido a partir desta sexta-feira (28) O Festival de Parintins chega à 57ª edição nesta sexta-feira (28) e vai até domingo (30).
Sua origem é portuguesa. Em síntese, é uma apresentação da captura (roubo), morte e ressurreição do Boi. Esta é uma manifestação típica de comunidades do Vale do Rio São Francisco e do Jequitinhonha. O Festival de Boi de Reis começa todos os anos no dia 1º de janeiro.
O folclore do boi-bumbá coloca frente a frente dois grupos: o Boi Caprichoso, que usa a cor azul, e o Boi Garantido, que usa a cor vermelha. A arena de espetáculos, batizada de “Bumbódromo”, é o palco para a rivalidade entre o Caprichoso e o Garantido, com apresentações completas.
O Boi é o segundo signo do Zodíaco chinês, a que correspondem os seguintes anos: 1985, 1973, 1961, 1949, 1937, 1925, 1913... Por vezes, no lugar do Boi, este signo é representado por um Búfalo. Signo da prosperidade através da força e do trabalho, os seus nativos são líderes por natureza.
Enquanto o Boi Bumbá é marcado pela rivalidade histórica de Parintins, o Bumba Meu Boi é uma tradição centenária do Maranhão com seus diversos sotaques e símbolos. Quer descobrir mais sobre essas festividades incríveis?
Na região Centro-oeste, ele é chamado de boi-a-serra; no sul, e principalmente em Santa Catarina, ele é o boi-de-mamão. E no Norte, lá no Pará e no Amazonas, o pessoal festeja o boi-bumbá.
O festival acontece nas três últimas noites do mês de junho, e organiza-se em torno da competição entre dois grupos de Bois: Boi Garantido, boi branco com o coração vermelho na testa, cujas cores emblemáticas são o vermelho e o branco; e Boi Caprichoso, boi preto com a estrela azul na testa, cujas cores são o preto e o ...
Figura mitológica nas mais diversas culturas, o boi era visto por escravos negros e indígenas como companheiro de trabalho, símbolo de força e resistência. É por isso que toda a encenação gira em torno dele.
Reconhecimento internacional. Em 2019, o Bumba Meu Boi foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Esse reconhecimento destaca a importância da preservação dessa manifestação cultural e seu valor como parte do patrimônio cultural brasileiro e mundial.
Bumba meu boi do Maranhão é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão é o mais novo bem brasileiro consagrado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.