Qual figura de linguagem a natureza pode estar chorando?
#1283976 CONTEMAX - 2019 - Agente Administrativo (Pref Aroeiras) Na expressão “... a natureza parece estar chorando..”, do ponto de vista estilístico, temos: Antítese.Qual a figura de linguagem de tristeza e alegria?
- Antítese: é o uso de palavras de sentidos opostos, estando próximas no enunciado. Exemplo: A alegria e a tristeza fazem parte da vida.Qual figura de linguagem produz humor?
A ironia ocorre quando se expressa uma ideia por meio de uma construção que diz o oposto do que realmente se quer dizer.O que quer dizer a figura de linguagem antítese?
Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".Figuras de Linguagem - Aula 01 [Prof Noslen]
O que é hipérbole exemplo?
Exemplos de hipérboleNo cotidiano, usamos hipérboles como: Faz uma hora que estou esperando esse ônibus. Quando, na verdade, o enunciador dessa frase está no ponto de ônibus há apenas cinco minutos. Já falei um milhão de vezes que não quero que você faça isso, meu filho!
Quais são as 7 figuras de linguagem?
Nestes exemplos de figuras de linguagem, a comunicação se torna mais expressiva por meio do uso das palavras.
- Metáfora. Provavelmente esta é uma das figuras de linguagem mais conhecidas e usadas em nosso dia a dia. ...
- Comparação. ...
- Metonímia. ...
- Catacrese. ...
- Sinestesia. ...
- Hipérbole. ...
- Eufemismo. ...
- Litote.
O que é metáfora exemplo?
O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.O que é metonímia exemplos?
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.É ferida que dói e não se sente figura de linguagem?
Paradoxo ou oximoro:“Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer […]”.
Qual a figura de linguagem da frase "O sol beijava o alto das montanhas"?
g) O sol beijava o alto das montanhas. 1. Eufemismo.Qual figura de pensamento se faz presente na expressão barulho do silêncio?
Qual figura de pensamento se faz presente na expressão “barulho do silêncio” (3º parágrafo)? Eufemismo.Qual figura de linguagem é responsável por produzir humor?
Ironia - Quando se diz algo, mas o significado pretendido é o oposto, criando um efeito cômico.Qual é a figura de linguagem emotiva?
A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.Qual a figura de linguagem na frase "estou sentindo dor na batata da perna"?
a) Estou sentindo dor na batata da perna. Catacrese: sentido figurado das palavras, utilizado por analogia ou semelhança quando não existe um termo próprio para denominar objeto ou ser.Como saber se a frase é uma metáfora?
Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.O que é hiperbole exemplo?
Exemplos de hipérbole“A comida demorou tanto que eu até morri de fome!” Há hipérbole no exagero ao se afirmar que a fome tirou a vida da pessoa. “Eu corro mais rápido do que um carro!” Há hipérbole no exagero ao se afirmar que a velocidade da pessoa é maior do que a de um carro.