Sua função é oferecer situações didático-pedagógicas aos professores regentes para que eles possam planejar e desenvolver o uso das tecnologias de informação e comunicação e, dessa forma, estimular o processo de aprendizagem e a fluência na adoção dessas tecnologias.
Cultura digital: o foco é oferecer aos estudantes meios para adquirir um real letramento digital, sendo capazes de compreender e analisar os impactos da computação na sociedade. Entram neste eixo discussões políticas, éticas e sociais.
A cultura digital engloba valores, conhecimentos, práticas e comportamentos relacionados às tecnologias digitais. Ela abrange desde o uso de dispositivos eletrônicos até as habilidades necessárias para lidar com informações e participar ativamente na sociedade digital.
O principal passo para alinhar a cultura digital e a educação é o planejamento, não apenas disponibilizando os recursos digitais necessários, mas também garantindo que a ação pedagógica seja de acordo com esse meio, ou seja, é ideal que o uso dessas novas metodologias seja adequado ao processo de ensino-aprendizado.
A cultura digital é o conjunto de práticas, valores e conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação e da comunicação na sociedade. Ela inclui a forma como as pessoas interagem com computadores, smartphones, redes sociais e aplicativos, bem como essas tecnologias são incorporadas na sociedade.
[sin. ing.] [def.] Novas formas de expressão induzidas pelas tecnologias digitais e pela Internet, que mudam os papeis das instituições culturais e o próprio conceito de cultura.
Como surgiu a Cultura Digital? Basicamente, podemos dizer que a Cultura Digital surgiu com o desenvolvimento do primeiro computador, durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, veio a Internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria.
A cultura digital é o conjunto de práticas, valores e conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação e da comunicação na sociedade. Ela inclui a forma como as pessoas interagem com computadores, celulares , redes sociais e aplicativos, bem como essas tecnologias são incorporadas na sociedade.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Além do entretenimento e das conexões à distância, a internet oferece soluções diárias que tornam mais leves as nossas rotinas. Com ela, o mundo é acessível. Somos beneficiados de muitas formas, o que ficou evidente durante a pandemia por COVID-19.
“Serve como elemento de informação e alinhamento do conteúdo e permite que o aluno encontre informações a respeito do que está estudando e sua conexão com a atualidade”, analisa.
Como a cultura digital está presente em nosso dia a dia?
A cibercultura é o que vivemos hoje e graças a ela é possível pagar contas, fazer inscrições para concurso ou vestibular, ler os principais veículos de comunicação, conversar com os amigos, programar uma viagem, votar, estudar, fazer a declaração do Imposto de Renda, tudo de forma digital.
Como a cultura digital afeta a educação? A cultura digital transformou todas as áreas da nossa vida de maneira profunda, seja com novas formas de pensar e agir, seja através de um maior contato com pessoas diferentes. Na educação, essa mudança se reflete sobretudo nas metodologias e modelos educacionais.
A cultura digital, via internet, serviu de estrutura fundamental para concretizar os sonhos e as estruturas de negócios que nasceram do próprio impulso dos empreendedores. Com o uso das redes sociais, as pessoas têm acesso a uma nova forma de marketing chamada de Marketing Digital.
Acesso à informação: a cultura digital ampliou enormemente o acesso à informação, permitindo que as pessoas obtenham conhecimento em praticamente qualquer campo. Sem falar que a Internet e outras tecnologias digitais facilitam o compartilhamento rápido e fácil de dados, notícias, pesquisas e recursos educacionais.
Qual é uma das características mais marcantes da cultura digital?
Uma das características mais marcantes da cultura digital é a digitalização dos processos. Isso porque, sem elas, os processos administrativos permanecem repetitivos, lentos e até mesmo passíveis de erro.