Qual é o objetivo de uma visita domiciliar?
O que é? A visita domiciliar (VD) é uma importante ferramenta de trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF), cujo objetivo envolve a busca ativa de casos; coloca-se como uma alternativa assistencial para a realização de cuidados específicos e atendimentos de enfermagem ou de medicina.Qual o foco da visita domiciliar?
A visita domiciliar é um conjunto de ações de saúde voltadas para o atendimento, seja ele ASSISTENCIAL ou EDUCATIVO. É uma dinâmica utilizada nos programas de atenção à saúde, visto que acontecem no domicílio da família (Mattos, 1995).O que é que se avalia em uma visita domiciliar?
A avaliação da visita domiciliar em programas de visitação está pautada majoritariamente em três elementos essenciais - dosagem, conteúdo e relacionamento. A dosagem consiste na frequência de visitas, duração do programa e do tempo médio de cada visita domiciliar.O que a visita domiciliar promove ao paciente?
Através das visitas, a equipe passa a conhecer a realidade da comunidade. Estabelece-se um vínculo entre paciente e equipe de saúde que tem valor terapêutico. Dessa forma, reforça-se um novo modelo assistencial que tem a saúde do indivíduo na sociedade como centro de atenção.O Assistente Social e a visita domiciliar.
Quais são os objetivos da atenção domiciliar?
A Atenção Domiciliar (AD) é a forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.Qual é a importância do atendimento domiciliar?
A Atenção Domiciliar é uma forma de cuidado à saúde que entrega aos pacientes um conjunto amplo de cuidados. As ações de promoção à saúde, prevenção e tratamentos de doenças e reabilitação são realizadas em casa, com a garantia da continuidade dos atendimentos realizados anteriormente no ambiente hospitalar.Quais são os três principais fatores que a visita domiciliar possibilita?
propiciar ao indivíduo e à família uma participação ativa em seu processo saúde-doença; estimular a autonomia do indivíduo e da família na prática do autocuidado em seu domicílio.O que observar durante a visita domiciliar?
Observar aspectos da rua, do entorno da casa, iluminação, saneamen- to básico, equipamentos sociais, grau de segurança das residências, entre outros fatores. No domicílio, é importante ter uma postura respeitosa e cuidadosa com a família, evitando extremos de formalidade e de invasão de privacidade.Quais são as fases da visita domiciliar?
ETAPAS DA VISITA DOMICILIARDe acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.
Quais os tipos de visitas domiciliares?
1) Cadastramento / atualização; 2) Visita periódica; 3) Busca ativa; 4) Acompanhamento; 5) Controle ambiental / vetorial; 6) Egresso de internação; 7) Convite para atividades coletivas / campanha de saúde; 8) Orientação / Prevenção; 9) Outros.O que não fazer em uma visita domiciliar?
A visita domiciliar não deve ser realizada por assistentes sociais com caráter moralizador e/ou repressivo, que restrinja o acesso a direitos e/ou reforce uma desqualificação moral da população usuária.O que se deve perguntar em uma visita domiciliar?
*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros. ⇒ No momento da VD o ACS deve sempre se portar de forma cortês, estar uniformizado; desejar um BOM DIA!Em quais casos a visita domiciliar é necessária?
visita periódica para pacientes com incapacidade funcionais, idosos acamados ou que moram sozinhos; visitas aos pacientes egressos hospitalares; confirmação de óbito.Qual a metodologia da visita domiciliar?
A Visita Domiciliar é metodologia de trabalho de caráter educacional, assistencial e exploratório, realizada por profissionais que vão ao domicílio do paciente, usuário ou beneficiário de um serviço.Qual a importância da visita domiciliar para o assistente social?
A visita domiciliar, dentre outros instrumentos técnico-operativos no âmbito do Serviço Social, possibilita conhecer de forma aprofundada a realidade social que os usuários vivenciam e – a partir desses conhecimentos – criar estratégias na direção da garantia de direitos da população.O que falar em uma visita domiciliar?
Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.Qual é a função do visitador?
O visitador é o profissional responsável por planejar e realizar a visita domiciliar as famí- lias do Programa Criança Feliz, com apoio e acompanhamento do supervisor.Quais são os objetivos da assistência domiciliar?
A assistência domiciliar constitui uma atividade básica a ser realizada em Atenção Primária à Saúde para responder às necessidades de assistência de pessoas que, de forma temporária ou permanente, estão incapacitadas para deslocarem-se aos serviços de saúde.Qual é o principal objetivo de uma visita domiciliar?
POR QUE REALIZAR A VISITA DOMICILIAR? encontram internados nos serviços hospitalares, além de evitar hospitalizações desnecessárias a partir de serviços de pronto-atendimento.Quais as 3 modalidades da atenção domiciliar?
Modalidades de Atenção Domiciliar
- Modalidade AD1 – Atenção Básica. ...
- Modalidade AD2 e AD3 – Melhor em Casa (SAD) ...
- Composição da EMAD Tipo 1 – para municípios com população de 40 mil habitantes ou mais.
- Composição da EMAD Tipo 2 – para municípios com população entre 20 mil e 39.999 habitantes.
- Composição da EMAP.