O professor Meyer disse ao jornal 'Express.co.uk': "Jericó, embora pareça uma cidade comparativamente pequena para nossos padrões modernos, era uma cidade cananeia antiga muito forte e protegida. Sua destruição foi essencial para os israelitas, depois de atravessarem o rio Jordão, para avançar rumo a Canaã”.
Em qual país fica a cidade de Jericó? Para quem quer entender exatamente em qual país fica a cidade de Jericó, saiba que ela está localizada no Estado da Palestina, na Cisjordânia, às margens do Rio Jordão e a menos de 30 km de distância de Jerusalém, Israel.
Os primeiros habitantes de Jericó, que levantaram as primeiras construções e plantaram os primeiros cultivos, foram os cananeus há mais de 10 mil anos. Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.
[Lembre os alunos de que o Senhor tinha avisado aos israelitas que deveriam “destruir totalmente” os habitantes da terra prometida para evitar que seus pecados se espalhassem entre os filhos de Israel (ver Deuteronômio 20:15–18).]
A verdade sobre a existência das MURALHAS DE JERICÓ de acordo com a arqueologia
Porque a cidade de Jericó estava rigorosamente fechada?
Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava. Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes. Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
Os habitantes daquela região eram extremamente depravados e idólatras. Sacrificavam seus filhos ao deus Moloque com requintes de crueldade. As crianças eram fritadas no ídolo de ferro incandescente. Uma das razões pelas quais a cidade foi destruída.
O significado espiritual de Jericó é muitas vezes interpretado como uma metáfora das lutas e desafios pessoais que tens de ultrapassar para receberes bênçãos e alcançares o crescimento espiritual.
O nome Jericó é conhecido pelos seus habitantes locais como Ārīḥā (em árabe: أريحا), o qual significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia (assim como o árabe e o hebraico) Reah, de mesmo significado.
Jesus desceu, em obediência ao Pai, da Jerusalém celeste para a Jericó dos homens, a terra. Ele veio do céu para socorrer os necessitados, aqueles que estão quase mortos, Jesus veio do céu para a terra para curar as feridas, para salvar do grande mal deste mundo, o pecado.
Canaã é a antiga denominação da região correspondente à área atual de Israel (incluindo as Colinas do Golã), territórios palestinos (Cisjordânia e Faixa de Gaza), de parte da Jordânia (uma faixa na margem oriental do Rio Jordão), do Líbano e de parte do litoral sul da Síria (Números 34:1-15 e Deuteronômio 3:8).
Na parábola de Jesus, um homem descia de Jerusalém para Jericó. Cidade há trinta quilômetros ao nordeste de Jerusalém. Uma cidade histórica e das mais antigas, muito importante também, mas, mais inferior a Jerusalém. E descer sempre foi uma expressão de decadência, fracasso, sair de uma situação para outra inferior.
Jericó é tomada e destruída — Somente Raabe e sua família são salvos. 1 Ora, Jericó fechou-se, e estava fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. 2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, dei na tua mão Jericó e o seu rei, os seus valentes e valorosos.
Na represa de Selá, ao lado do jardim do rei, Salum construiu a muralha, até as escadas que descem da Cidade de Davi; Neemias, filho de Azbuque, governador de metade do distrito de Bete-Zur, construiu o trecho seguinte, até a sepultura de Davi, até a represa e até as barracas dos soldados.
Timeu (historiador) ou Timeu de Tauromênio foi um historiador grego, filho de Andrômaco, tirano de Tauromênio, na Sicília, Timeu nasceu por volta de 352 a.C. Estudou sob as ordens de Filisco, e foi banido da Sicília por Agátocles de Siracusa.
Jericó é uma cidade localizada na região da Palestina, conhecida por sua rica história bíblica e significado espiritual. A cidade é mencionada diversas vezes nas escrituras sagradas e é considerada um local sagrado para muitas religiões.
Jerusalém era a cidade religiosa. Era lá que estava o templo, local onde oravam os judeus. Era, portanto, o símbolo da ligação com Deus. Jericó, por sua vez, era a cidade do ócio e da riqueza material.
A narrativa de Josué mostra como Deus conduziu os exércitos de Israel a entrar na terra de Canaã (prometida por Deus) e como os israelitas, sob a direção de Josué, conquistaram essa terra, tomando-a de sete povos militarmente superiores a eles. Esse é o alvo do livro.
Além de ajudar os israelitas, a atitude de abrigar os espiões indicava que ela estava disposta a ajudar os deuses pagãos que o povo de Jericó servia. Fora isso, tudo povo de Jericó foi derrotado ao fio da espada.
Por que Josué queria derrubar as muralhas de Jericó?
Outras vezes são simplesmente muralhas, como as que enfrentaria o povo de Israel, em Jericó, cujos habitantes eram pagãos e devassos. Deus não queria que os israelenses se contaminassem. A saída seria derrubar todas as muralhas, porque o Senhor quer o melhor para seu povo.
Na época em que a Bíblia foi escrita, a cidade de Jericó era uma importante cidade da região da Palestina, no Oriente Médio. Ela era considerada uma cidade estratégica por causa da sua localização, próxima do Rio Jordão e do Mar Morto, e era um importante centro comercial e religioso.