Alfavaca: Alguns a têm como erva de Exu, outros como de Oxalá. Indepen- dente do Orixá, é uma planta atrativa, pois, ao mesmo tempo em que limpa nossa aura, também atrai bons fluidos de saúde e prosperidade.
O banho Exu Caveira tem ervas poderosas, inspiradas por um legítimo falangeiro dessa respeitada entidade: Hortelã, Sálvia, Anis Estrelado, Pau de Resposta, Carqueja, Manjericão e folhas de Laranjeira.
FLORES e FRUTAS de cada Orixá da Umbanda - Os tipos mais oferecidos para cada orixá. RECOMENDO .
Quem é o Exu de Omulu?
Ele é o orixá da cura e das doenças, é o responsável por retirar as mazelas e enfermidades dos corpos das pessoas. Foi adotado por Iemanjá e é irmão de Ossaim e de Oxumarê. Seus vários nomes fazem referência ao seu domínio sobre a Terra, podendo significar “filho do senhor” ou o “senhor da terra”.
Com um supermix de ervas especialmente pensadas para esse banho como: Aroeira, Gengibre, Hortelã, Picão Preto,Pau Tenente, Limão e Pitanga. Laroyê Exu! Já sabe como preparar seu banho fitoenergético ou utiliza-lo como defumação?
Composto por Aroeira, Gengibre, Hortelã, Picão Preto, Pau Tenente, Limão e Pitanga, esse banho possui propriedades energéticas que trabalham em harmonia para limpar a aura, dissipar bloqueios e atrair boas vibrações. O Gengibre e a Hortelã têm efeito estimulante, revigorando a energia e atraindo prosperidade.
O Banho de Pomba Gira foi feito com um super mix de ervas selecionadas como: Anis, Artemísia, Poejo, Malva, Pitanga, Rosa, e Maçã para atrair autoestima, desejo da vida, intuição, paixão, realização e feminilidade. Laroyê moça bonita!
No Brasil, sua madeira é utilizada para a confecção de canoas, além de estar ligada aos cultos afro-brasileiros. A amendoeira é uma erva de Exu, orixá dos caminhos, da comunicação e dos prazeres.
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
O símbolo de Exu é o ogó e sua saudação é Laroyê Exu. Existem diferentes tipos de Exu, variando conforme a diáspora africana, mas todos representam o mesmo Orixá.
É cultuado no continente africano pelo povo iorubá, bem como em cultos afro-descendentes, como no candomblé baiano, no tambor de mina maranhense, dentre outros. Apesar do nome idêntico, não deve ser confundido com os exus da Umbanda (também chamados "exus catiços"), que possuem cosmologia diferente.
2024 começa numa segunda-feira, dia de Exu, e veio uma enxurrada de gente me perguntar o que fazer para agradar Exu, e a resposta não é simples: cuida do seu caráter! Tenha certeza que ser uma pessoa melhor, é a melhor oferenda que você poderia ofertar ao Orixá Exu.
Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.
Abre-os para o fortalecimento do caráter através da caminhada interna de superação de nosso lado sombra, para vencermos nossas negatividades. Apoia o impulso de nossa vontade, que nos conduz ao esforço pessoal, indispensável para percorremos os caminhos indicados por ele.
Tome seu banho normal de higiene e depois despeje a água do banho de ervas do pescoço para baixo, em silêncio, e se possível em prece. Procure secar-se naturalmente, evitando usar toalha, para que a energia das ervas fique em seu corpo por mais tempo.
A natureza de Exu que se manifesta nas humanas criaturas implica o aprimoramento de qualidades inerentes a ele: ordem, disciplina, organização, paciência, perseverança, bom senso, discernimento, responsabilidade, confiança, justiça e comprometimento, permeados pela alegria de existir, a felicidade.
Ele tem a vibração energética das 21 ervas sendo elas: Abre-Caminho, Arruda, Alecrim, Alfazema, Boldo, Camomila, Cidreira, Colônia, Eucalipto, Hortelã, Levante, Erva-Doce, Guiné, Macela, Malva, Pitanga, Sálvia, Manjericão, Pau Tenente, Picão Preto, e Samambaia.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura. “Exu vai abrir os caminhos e ficar à frente.
No ano de 2024, a regência espiritual será compartilhada entre o Exu e os representantes do Trono da Geração, Iemanjá e Omolu. A espiritualista Kelida Marques comenta que este ano será de luz para aqueles que cultivaram o bem durante todo 2023.