Municípios e estados de várias partes do Brasil já aprovaram legislações para erradicar o cultivo de uma espécie de árvore chamada espatódea (Spathodea campanulata), também conhecida por mijadeira. O problema? A planta exótica tem causado morte de abelhas.
A espatódea (Sphatodea campanulata, Bignoniaceae) é uma planta de origem africana, que foi introduzida no Brasil como árvore ornamental. Possui flores com formato de tulipa, de coloração amarelo-avermelhado, sendo conhecida como tulipeiro do Gabão.
listaram as seguintes plantas como produtoras de néctar tóxico para abelhas: Kalmia latifólia, Aesculus californica, Zigadenus venenosus, Astragalus spp., Gelsemium semprevirens e Cyrilla racemiflora.
O fipronil é o principal componente ativo para controlar insetos sociais, aqueles que formam colônias, como formigueiros e cupinzeiros. Na forma aérea, o agrotóxico pode ser levado para lugares que não precisam do controle de pragas, matando as abelhas do local. As abelhas são fundamenteis para a produção de alimentos.
ÁRVORE QUE MATA ABELHAS? A ESPATÓDEA É UMA PLANTA TÓXICA?
Qual cheiro espanta abelhas?
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
O nome do vilão é fipronil. Ele é muito mortífero para qualquer inseto. Basta ficar perto do veneno para ele agir no cérebro, provocando excitação em neurônios e músculos. Os bichos acabam morrendo por exaustão.
Algumas flores com formato de arbustos também são excelentes opções para atrair abelhas. O odontonema, a marianinha e a erva-cidreira arbustiva são espécies bastante ornamentais que vão bem em canteiros ou pequenos jardins.
Caso a quantidade de abelhas não seja muito grande, uma solução com alho amassado e água funciona bem. Nesse sentido, as abelhas têm um forte olfato e todos sabemos que o alho tem um cheiro que realmente incomoda. Portanto, esmague alguns dentes de alho e misture com água para criar um spray de alho.
O girassol (Hellianthus annuus) e o cosmos (Cosmos sulphureus) podem ser utilizados como alternativas para afastar a abelha A. mellifera das flores do maracujá. Palavras-chave: atrativos, repelentes, Apis mellifera, maracujá amarelo, Passiflora edulis flavicarpa flavicarpa.
A espatódea é uma árvore exótica, da família Bignoniaceae, de crescimento rápido e efeito ornamental. Por essa razão, muitas cidades brasileiras a incluíam em seus projetos paisagísticos.
- Tupuraiba: essa planta dá origem a méis amargos. - Uvaia grande (Hexachlamys edulis): a uvaia grande pode ser tóxica a algumas abelhas. - Velame: algumas euforbiáceas dão origem a méis muito amargos. - Barbatimão (Stryphnodendron adstringens): essa planta tem grande toxidade às abelhas, levando-as à morte.
A dança das abelhas é um tipo singular de comunicação. Elas usam seu gingado para avisar as companheiras de colmeia sobre a localização das melhores flores, com mais néctar.
A Espatódea (Sphatodea campanulata) é uma planta de origem africana, que foi introduzida no Brasil como árvore ornamental e integra o paisagismo de muitas cidades de Santa Catarina. No entanto, uma substância nas flores tem ação inseticida pode ser tóxica para abelhas, principais polinizadoras da natureza, e pássaros.
De origem tropical, a planta gosta de sol e não se adapta muito bem ao frio. Com porte médio, pode chegar a 25 metros de altura e tem flores no período de novembro a abril. Os frutos da árvore são semelhantes às vagens e, suas flores, em formato de cálice, variam entre as cores vermelha-alaranjada e amarelo.
O pólen está presente nas flores, e é o gameta masculino da planta. É coletado pelas abelhas que o enriquece com suas enzimas e o transporta preso a uma estrutura presente em suas patas traseiras, chamada corbícula.
- Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo; - Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também; - Evite se depender com ou na água.
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
Girassol. É uma planta conhecida por muitos por sua beleza e cores vibrantes. Além dessas qualidades, o girassol atrai muitas abelhas devido suas cores e perfumes. Os girassóis gostam de solos úmidos, mas cuidado, o acúmulo de água girassóis afrouxa o solo, fazendo com que eles sintam dificuldade em permanecer de pé.
Caso visualize um enxame de abelhas, jamais tente fazer a remoção por conta própria. Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender.
Devido a grande variedade de culturas em que a Cipermetrina e a Deltametrina são aplicadas, a contaminação das abelhas Apis mellifera com essas substâncias é muito comum. Assim, diversos autores relataram os efeitos desses piretróides na fisiologia, comportamento e sobrevivência das abelhas.