Núcleos atômicos muito maiores que isso tendem a ser instáveis, pois, nesse caso, a força eletrostática é predominante. Trata-se da mais forte de todas as interações da natureza e é mediada por bósons chamados de glúons.
O que importante notar é a razão entre elas: a força gravitacional é, de longe, a mais fraca entre todas, porém é a de maior alcance, sendo a responsável pela estabilidade dinâmica de todo o Universo.
Algumas das forças gravitacionais mais fortes da Terra estão localizadas no Pacífico, perto da Austrália e da Indonésia, devido aos movimentos das placas tectônicas.
Ela tampouco pode ser observada por nós, pois atua em nível subatômico, mas sua intensidade é impressionante: é 6 mil trilhões de trilhões de trilhões (ou seja, 39 zeros depois de 6) vezes mais forte do que a da gravidade.
Qual é a força mais poderosa que existe na natureza?
Núcleos atômicos muito maiores que isso tendem a ser instáveis, pois, nesse caso, a força eletrostática é predominante. Trata-se da mais forte de todas as interações da natureza e é mediada por bósons chamados de glúons.
No mundo, existem quatro forças fundamentais: gravidade, eletromagnetismo, força nuclear forte e força nuclear fraca. Entretanto, um estudo conduzido por cientistas dos EUA está sugerindo que possa existir uma quinta força: a interação dos múons.
O trabalho pioneiro sobre as forças fortes foi realizado pelo físico japonês Yukawa em 1935, mas até meados da década de 1970 não havia uma teoria capaz de explicar os fenômenos nucleares. Foi então que surgiu a cromodinâmica quântica, a teoria que explica os fenômenos que ocorrem no interior do núcleo atômico.
A Força Forte atua somente nos Quarks e, consequentemente, nas partículas formadas por eles, como os Prótons e os Nêutrons. Assim, essa força é responsável pela coesão dos núcleos atômicos. O Bóson que intermedia essa força é chamado de Glúon.
1º lugar - ESTADOS UNIDOS - Tem 1,3 milhão de soldados, 13.300 aeronaves, 303.553 veículos blindados de combate e 484 embarcações. Orçamento anual de US$ 760 bilhões.
Como os Estados Unidos continuam a dominar? Apesar de sinais de infraestrutura e indústria falhando, os Estados Unidos ainda seguram o título do país mais poderoso do mundo devido à sua economia avançada, proeminência cultural global, políticas diplomáticas influentes e um poder militar inigualável.
É a força gravitacional que governa as estruturas do universo, desde o peso dos corpos próximos à superfície da Terra até a interação entre as galáxias, assim como a circulação da Estação Espacial Internacional em órbita ao redor da Terra.
A força nuclear fraca, embora também essencial, é consideravelmente menos versátil. Ela é a principal responsável pelo decaimento beta radioativo, um processo subatômico que faz com que partículas instáveis se transformem em outras partículas menos massivas.
“As explosões de raios gama são as explosões mais poderosas conhecidas no universo e normalmente liberam mais energia em apenas alguns segundos do que o nosso Sol durante toda a sua vida - elas podem brilhar em quase todo o universo visível”, explicou David Berge, chefe de astronomia de raios gama do DESY, instituto de ...
10.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 ( dez trilhões de trilhões de trilhões de trilhões) megatons. É uma Hipernova (ou supernova superluminosa), que os astrônomos consideram o objeto mais poderoso do universo, mais que os Quasares.
A força gravitacional cria a arquitetura estelar do céu. Embora seja considerada a força fundamental mais fraca, ela é responsável pela queda dos objetos em direção à superfície da Terra, por manter a Lua girando em torno de nós e pela estrutura geral do universo.
Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc. As forças são grandezas vetoriais que, portanto, precisam ser definidas de acordo com seu módulo, direção e sentido.