Qual é a fruta mais produzida no Rio Grande do Sul?
As principais frutícolas produzidas no RS são uva de indústria (708.645 toneladas, produzidas por 14.275 UPs, numa área de 41.086 hectares, sendo Flores da Cunha o município maior produtor), destinada à fabricação de vinhos, sucos e outros derivados, e a maçã (499.086 ton; 740 UPs; e 16.588 ha, sendo Vacaria o maior ...
O estado foi responsável pela produção de 6,9 milhões de toneladas de arroz na safra 2022/2023, segundo a Conab, 69% da produção total de arroz do País. Também produziu 2,897 milhões de toneladas de trigo na safra 2023, o segundo maior estado produtor e responsável por 36% da colheita nacional.
Em termos nacionais, o RS destaca-se na produção de uma série de produtos agropecuários. Na agricultura, esse é o caso das culturas do arroz, da maçã, do fumo, da uva, do trigo e da soja. Na pecuária, o destaque é a participação gaúcha na criação de suínos e frangos e na produção leiteira.
CONHEÇA A MAIOR FAZENDA DE BANANAS DO BRASIL - INACREDITÁVEL!
Qual é a comida preferida do Rio Grande do Sul?
O arroz e o feijão representam a constante brasileira na vida pastoril e urbana do Rio Grande do Sul. Os pratos com carne bovina vão do cozido com pirão, fervido ou puchero, mais carne frita na panela ou ensopado de carne com aipim.
Em 2023, a jabuticaba foi eleita como a segunda melhor fruta do mundo. Conhecida há mais de 400 anos, a jabuticaba é uma fruta nativa da Mata Atlântica Brasileira, e graças a beleza de sua árvore, foi levada a outras regiões do Brasil e até para outros países.
O Complexo Soja é o principal produto exportado pelo Rio Grande do Sul. Na safra 2020/21, a cultura da soja bateu os recordes de área e produção no estado, rompendo a barreira dos 6 milhões de hectares cultivados e das 20 milhões de toneladas produzidas, estando presente em 420 municípios gaúchos.
O Rio Grande do Sul responde, por exemplo, por 70% da produção nacional do arroz. Em relação à soja, a lavoura do estado representou 8,4% do país em 2023 e, com o crescimento esperado para este ano, passaria a representar 14,8%, ficando atrás apenas de Mato Grosso. O estado também se destaca na pecuária.
Liderança em Produção - Entre as frutas mais produzidas no Brasil, a laranja assume a liderança incontestável. Com uma produção de 17 milhões de toneladas e um valor de R$ 16,3 bilhões, de acordo com dados da Produção Agrícola Municipal (PAM/IBGE), a laranja mantém sua posição de destaque na fruticultura brasileira.
Principais cultivos : soja, arroz, milho, trigo, tabaco e mandioca. Com uma estação fria e uma quente, o Rio Grande do Sul pode ter tanto lavouras tropicais quanto cultivos de clima temperado. Arroz e milho são plantados no verão; trigo e centeio são cultivados no inverno.
As oito espécies encontradas nessa região estão ameaçadas devido à ação humana, pela grande redução das populações naturais nos últimos 40 anos. Os ecossistemas de butiazais têm grande valor paisagístico, de biodiversidade e histórico-cultural.
Nesse caso, a fruta mais vezes mencionada foi a banana. Depois, ela foi seguida por: maçã, laranja, mamão, manga, açaí, melancia, tangerina, abacaxi e uva.
O Rio Grande do Sul é o principal produtor de arroz do Brasil, sendo responsável por 70% do cereal que circula no país. O Estado também explora outras culturas, como a soja, trigo, milho e diversos tipos de frutas.
Um dos casos mais emblemáticos é o da goiaba-serrana, também conhecida como feijoa ou goiaba-do-mato (Acca sellowiana (O. Berg) Burret). O fruto ocorre naturalmente nos estados do Sul do Brasil, estendendo-se para regiões de países vizinhos, como Uruguai e Argentina.
Ao contrário do que alguns pensam, a cozinha gaúcha vai muito além do churrasco e do chimarrão. Carreteiro, arroz de china pobre, puchero, quibebe, mandioca e batata-doce também são muito populares nas mesas das famílias da região.
Um outro item de destaque da lista é a carne. O consumo no sul supera em 10 quilos a média nacional. Churrascaria é ponto de encontro para os gaúchos. Em um tradicional restaurante de Porto Alegre, a fraldinha é o corte mais consumido pelos clientes.