Rambutam. O rambutam (ou rambutão) até aparece um ouriço-do-mar. E foi sua aparência estranha que lhe rendeu o nome, que significa cabeludo. A fruta nativa da Indonésia e das Filipinas tem uma polpa bem parecida ao da lichia e é bem docinha.
Para a surpresa e orgulho nacional, a jabuticaba, fruta originária da Mata Atlântica brasileira, figura como a 2ª melhor fruta do mundo, de acordo com a classificação do TasteAtlas.
Uma jaca (Artocarpus heterophyllus) pesa cerca de 18 quilos. Se quiser descansar à sombra de uma árvore, evite a jaqueira (Artocarpus heterophyllus). Sua fruta, a jaca, é considerada a maior do mundo e pode deixar uma marca dolorosa em sua cabeça, caso a fruta caia da árvore.
Em 2023, a 'Taiyo no Tamago' ganhou popularidade no grupo das frutas de luxo pois pode chegar a custar 9 mil reais. Ela é uma manga que vem da região Miyazaki (Japão) e seu alto valor é decorrente de uma produção criteriosa que considera suas principais características quase perfeitas.
Uma fruta exótica, conhecida como a rainha das frutas e cujo nome científico é Garcinia mangostana. Você sabe de quem estamos falando? Seu nome é mangostão (ou mangostin) e é originária do sudeste asiático.
Essas vitaminas são fundamentais para a produção de serotonina, neurotransmissor que regula o humor e o sono, por exemplo, e está relacionado às sensações de satisfação e bem-estar. Por isso, o abacate tem o título de “fruta da felicidade”.
No Brasil, as primeiras sementes de mangostão chegaram por volta de 1935. A casca da fruta asiática é usada no tingimento de couro, na construção de mobílias e na indústria farmacêutica. O mangostão era a fruta preferida das rainhas Vitória e Elizabeth II, segundo o agrônomo da Embrapa.
Banana: A banana não é apenas um dos produtos mais produzidos, como também um dos mais lucrativos, quebrando recordes de comercialização. A fruta pode ser produzida basicamente em qualquer lugar do país, desde o litoral até o interior, já que a bananeira se adapta ao clima e ao solo brasileiro.
A resposta para essa pergunta é não, uma vez que temos frutos que não obedecem aos critérios para serem considerados frutas. Popularmente, considera-se que a fruta deve ter um sabor adocicado. Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes.
Fruto da árvore Morinda citrifolia, o Noni enfrenta desafios em sua comercialização no Brasil devido à falta de comprovação de sua segurança, conforme uma restrição publicada pela Anvisa.