O fruto da juçara é facilmente confundido com o açaí por possuírem cor, textura e gosto muito semelhantes. Devido a essa semelhança, essa fruta é popularmente chamada de “açaí da Mata Atlântica” e “açaí da juçara”. Além disso, o termo “juçaí” se deve à junção do nome “juçara” com “açaí”.
O chamado “juçaí” tem propriedades nutricionais semelhantes às do açaí em valores calóricos, com a vantagem de ser 70% mais rico em ferro e com níveis de potássio 63% maiores.
A juçara, além de ser uma importante fonte de alimento para os animais que vivem na floresta, é uma alternativa que pode substituir o açaí com a vantagem de ser colhido mais perto do mercado consumidor.
A agregação de valor aos frutos da juçara ajuda a proteger a espécie, nativa da Mata Atlântica, que já esteve ameaçada de extinção. Fruto nativo da Mata Atlântica, a juçara (Euterpe edulis) é saudável e ótimo ingrediente para diferentes produtos alimentícios.
O fruto juçara é parecido com o açaí, porém produzido por uma espécie de palmeira diferente, a Euterpe edulis, cultivada nas áreas litorâneas de Mata Atlântica, principalmente nas regiões sul e sudeste do país. A palmeira juçara é mais conhecida por produzir um palmito comestível – o palmito juçara.
Qual a diferença entre juçara e açaí? Vem conferir!
Quais são os dois tipos de açaí?
São duas as variedades de açaí: o roxo e o branco. O roxo, mais comum, tem a polpa cor de vinho tinto, o que justifica o nome do líquido dele extraído - “vinho de açaí”, e do açaí branco, menos comum, extraí-se um suco de cor creme-claro.
Estudos mais recentes também identificaram que o fruto pode promover aumento do colesterol bom e melhora da defesa antioxidante de adultos saudáveis e reduzir o estresse oxidativo e a fadiga após a prática de exercício intervalado de alta intensidade.
“Além de possuir uma concentração de antocianinas até quatro vezes maior do que o açaí, a juçara tem um teor alto de fibras e ácidos graxos mono e poliinsaturados, que agem de forma sinérgica, beneficiando a microbiota”, explica De Rosso.
A juçara é uma bela espécie de palmeira. Esbelta, possui tronco fino com anéis levemente marcados, podendo atingir mais de 20 metros de altura. Uma exclusividade da Mata Atlântica, é encontrada em áreas de floresta mais úmida desde o Nordeste até o Rio Grande do Sul e também em algumas regiões da Argentina e Paraguai.
A Palmeira Juçara produz um fruto semelhante ao Açaí da Amazônia, o fruto da Juçara, denominado Juçaí, é responsável pela alimentação de 60 espécies animais entre aves e mamíferos, com o corte da Palmeira para a extração do Palmito diminui a possibilidade de alimento para esses animais que correm o risco de serem ...
A juçara, também conhecida como, içara, jiçara, palmito-juçara, palmito-doce, palmiteiro ou ripeira, é uma palmeira que está diretamente ligada a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Sua semente e seu fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos.
Família: Arecaceae. Nomes vulgares: açaí, juçara, açaí-de-touceira, açaí-do- Pará; açaí-verdadeiro; palmiteiro. Euterpe precatoriatambém é conhecida como açaí e Euterpe edulis como palmiteiro. Sinonímias: Euterpe badiocarpa Barb.
No entanto, o mais comum é encontrar o açaí industrializado nos supermercados, que costumam ter a adição de diversos compostos ricos em açúcar e gordura. Por isso, na hora da compra também é importante se atentar ao rótulo. Cada 100 gramas de uma tigela de açaí com banana, granola e mel fornece cerca de 250 kcal.
O açaí (nome científico: Euterpe oleracea) é uma palmeira muito comum na região da Amazônia que produz um fruto bacáceo de cor roxa (a parede do órgão ovário amadurece e forma a camada externa comestível), muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas.
A polpa da juçara se assemelha a polpa de outra palmeira: o açaí (Euterpe oleracea), prima botânica da juçara. Tanto que em alguns locais ela é intitulada de açaí de juçara.
O patauá, batauá ou putauá (Oenocarpus bataua ou Jessenia bataua) é uma palmeira originária da Amazônia. Ela tem um fruto comestível rico em óleo de alta qualidade.
O juçara é um pouquinho mais vistoso e carnudo, enquanto o açaí também é macio e bem suculento, porém o menorzinho dos três. E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail [email protected] e nas redes sociais @carolecrema.
Enquanto a juçara é similar ao açaí, só que é produzida por uma palmeira diferente, a Euterpe edulis, popular na região sul do Brasil. Outro fator que difere os dois frutos é a Instrução Normativa Nº37, instituída no dia 1° de outubro de 2019 pelo Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento.
A polpa da Juçara pode ser consumida diretamente ou utilizada no preparo de bebidas fermentadas, néctares, sucos, geleias, iogurtes, sorvetes e produtos desidratados. “Ela possui um sabor um pouco mais suave do que a do açaí e vai muito bem em sobremesas e como blends para fazer bebidas.
Também pode ser usado para auxiliar o tratamento de infecções por bactérias e fungos, principalmente inflamações na região da boca, como a gengivite, e pode ser utilizado para a prevenção de câncer, devido sua ação na proteção das células de defesa do corpo.
Por ser uma fruta versátil e fácil de incluir na dieta, o açaí se torna um excelente aliado na prevenção do fígado gorduroso e na manutenção da saúde em geral.
O que você pode não saber é que o açaí tem potencial para afastar a hipertensão. A antocianina, pigmento responsável pelo tom roxo-escuro do alimento, é o agente motivador. Do ponto de vista clínico, a ingestão do açaí ajuda na dilatação das artérias, o que é uma preciosidade na perspectiva cardiovascular.