Açaí, guaraná, cupuaçu, buriti, camu-camu, tucumã, bacuri, mangaba dentre outras, são alguns frutos nativos da Amazônia. Além dessa variedade de frutas, há também um alimento em destaque nessa região, a castanha-do-Brasil.
A banana é o fruto mais consumido pela população do Estado do Amazonas, estima-se um consumo per capita de 58 kg/habitante. Qual a produção atual? 8.350.000 cachos de banana.
A alimentação diária tem como base a mandioca, arroz, feijão, cana, inhame, folhas de pimentas e batata. Já quando se trata de frutas, sempre consomem de acordo com a estação: banana, mamão, laranja, coco, caju, jenipapo, taperebá, araçá, goiaba e buriti.
Mas, apenas o abacaxi e o maracujá são frutas nativas do Brasil. Você provavelmente conhece outras: goiaba, jabuticaba, caju, amora e açaí. Estima-se que o país tenha entre 200 e 300 espécies, porém apenas algumas ganharam popularidade e outras ficam conhecidas apenas em âmbito regional.
10 Frutas Típicas da AMAZÔNIA Mais Incríveis e Curiosas
É uma fruta da Amazônia.?
A Amazônia abriga uma grande quantidade de frutos nativos que possuem sabor, aroma, textura e utilidade culinária distintas. São eles: açaí, guaraná, cupuaçu, buriti, camu-camu, tucumã, bacuri e mangaba, entre outros.
Em 2023, a jabuticaba foi eleita como a segunda melhor fruta do mundo. Conhecida há mais de 400 anos, a jabuticaba é uma fruta nativa da Mata Atlântica Brasileira, e graças a beleza de sua árvore, foi levada a outras regiões do Brasil e até para outros países.
Há uma grande quantidade de pratos típicos preparados com peixe como o tambaqui na brasa, arroz de pirarucu, pirarucu no leite de coco ou no leite da castanha-do-pará, peixe na telha (feito com surubim), surubim ao escabeche, assim como pratos feitos com a carne e miúdos de tartaruga, tartarugada, farofa de ovos de ...
O fruto Camu-camu (Myrciaria dubia) é uma planta frutífera nativa da Amazônia e difícil de ser encontrada em outras regiões do país. Seus frutos, de sabor levemente azedo e cor semelhante à da cereja, acumulam vários nutrientes essenciais e sintetizam ácido L-ascórbico (vitamina C) em grandes quantidades.
Além das frutas já citadas, a região é rica em outras espécies típicas que encantam o paladar dos nordestinos e dos turistas, como o maracujá, o abacaxi, a acerola, a pitanga, o cajá-manga, a graviola, entre outras.
Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.
Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.
Primeiro, é interessante saber que preparar uma lista de frutas da Amazônia não é uma tarefa simples: na região da floresta localizada no Brasil, concentram-se 44% das 500 espécies de frutas consideradas nativas no país.
Estima-se que em 80 a 85% da área cultivada no estado do Amazonas seja utilizada a variedade Turiaçu. A produção de abacaxi no Amazonas cresceu em 63% de 2004 para 2011, e atualmente o estado é o oitavo maior produtor do país.
Nesse caso, a fruta mais vezes mencionada foi a banana. Depois, ela foi seguida por: maçã, laranja, mamão, manga, açaí, melancia, tangerina, abacaxi e uva.
Limão, morango, laranja, toranja e amora são algumas das frutas destacadas como as mais saudáveis. O consumo de frutas diariamente oferece benefícios para a saúde por serem alimentos ricos em vitaminas e minerais.
espécies frutíferas nativas da região sul do Brasil, incluindo o Estado do RS: • Araçá - Psidium cattleyanumSabine • Butiá - Butia spp. Cerejeira-do-rio-grande - Eugenia involucrataDC. Goiabeira-serrana - Acca sellowiana (O. Berg.)