As formigas são insetos sociais e apresentam uma clara divisão das tarefas necessárias à manutenção das colônias. A rainha é responsável pela reprodução, ou seja, pela geração de novos indivíduos para o grupo.
Se a formiga-rainha morrer, a colônia geralmente morre com ela. No entanto, o sistema é diferente para as formigas-saltadoras-de-jerdon, uma espécie com mandíbulas que parecem pinças e olhos grandes e pretos, encontradas em florestas ao longo da costa oeste da Índia.
Quando recebem pouco alimento, as larvas se tornam operárias; no entanto, quando uma larva recebe uma dose extra de alimento, ela irá se desenvolver em uma rainha.
Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca. Na maioria das espécies de formigas, a sociedade é estratificada.
Amplia-se o formigueiro. As câmaras podem chegar a 4,5 m de profundidade. ADULTO - Pode abrigar até 5.000.000 de formigas. A Rainha começa a produzir Içás e Bitus, 3.000 e 14.000 respectivamente*.
Você já viu a FORMIGA RAINHA? Tentamos criar um formigueiro!
Por que a formiga-rainha não sai do formigueiro?
“Uma vez que a rainha se encontra em um local propício, irá cavar ela mesma um túnel, formando uma pequena câmara a cerca de 10 cm de profundidade. Ela irá selar a entrada da câmara e, exceto se forçada, nunca mais emergirá, tornando-se fotofóbica”, afirma Prof. Dr.
Com a morte da finada formiga-rainha, as rainhas substitutas (pseudorrainhas) vivem até três anos e três meses, enquanto as formigas operárias tem expectativa de vida de apenas oito meses.
“é fácil distinguir o sexo nas formigas. Se ela tiver asas, tem grande possibilidade de ser um macho, pois entre as fêmeas, só a rainha tem asas. Mas uma forma de distinguir a rainha dos machos é o seu tamanho. A rainha é grande e gorducha por causa dos ovos que há dentro do seu abdômen.
As formigas monitorizam constantemente as condições do seu ninho e quando um determinado número está insatisfeito mudam de casa, concluiu uma investigadora.
Você deve estar se perguntando: ué, mas não tem outro formigueiro para morar? Até tem, mas na natureza as formigas são identificadas pelo cheiro nas comunidades. Se ela entrar em um novo lar, vai ser aniquilada ou expulsa.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
Alguns desses recursos do corpo gordo são transportados para os ovários, para apoiar a produção de ovos, e parte da gordura então passa a produzir um feromônio único que só rainhas e pseudorrainhas exalam. É o desaparecimento desse feromônio em um ninho que leva formigas operárias ao duelo depois que uma rainha morre.
As formigas são insetos eussociais da família Formicidae e, junto às vespas e abelhas relacionadas, pertencem à ordem Hymenoptera. As formigas evoluíram de ancestrais das vespas vespóides no período Cretáceo.
Como atrair a formiga-rainha para fora da colônia?
Seu Waldomiro explica o segredo: é preciso descobrir onde está a formiga rainha, responsável pela reprodução do formigueiro. “Você deixa um doce ou um pedaço de banana para atrair as formigas, e depois você vê para onde elas correm. É lá que está a rainha.
Macho: alado e tem função unicamente reprodutiva; Operárias: são fêmeas estéreis; não possuem asas; constituem a grande maioria dos indivíduos da colônia; desempenham as demais atividades da colônia.
O Mata formigas FORMIBEL é uma isca em gel de uso doméstico que atrai a maioria das formigas caseiras que ingerem e transportam o produto para dentro do formigueiro exterminando toda a colônia, inclusive a rainha.
Nas formigas, a atividade reprodutiva é limitada a uma ou algumas rainhas que vivem muito mais que as operárias não reprodutivas. As rainhas Harpegnathos normalmente vivem por cinco anos, enquanto as operárias vivem apenas sete meses.
Podem existir centenas, milhares ou até milhões de formigas em um mesmo formigueiro. Castas sociais Alguns formigueiros têm uma rainha; outros têm diversas; as rainhas são alimentadas e atendidas em outras necessidades pelas trabalhadoras. A única função dos machos é o acasalamento com as rainhas.
Portanto, uma formiga-rainha adulta deixará o formigueiro em que nasceu e acasalará com formigas machos voadoras. Após o acasalamento, ela busca um novo local para construir seu próprio império. Ela também perderá suas asas ao colocar sua primeira ninhada de ovos.
Enquanto as formigas-rainha são as responsáveis pela reprodução na colônia, as formigas-operárias buscam alimento e trabalham para a manutenção da comunidade.
Apenas as formigas rainhas e os machos possuem asas, característica essencial para o processo de acasalamento no ar. Quando o macho fecunda a rainha, ela deposita seus espermatozoides em um reservatório interno chamado de espermateca. Após a cópula, as asas delas caem.
AS FORMIGAS CORTADEIRAS, POR EXEMPLO, ALIMENTAM-SE DE FUNGOS QUE CULTIVAM EM SEU FORMIGUEIRO. ENQUANTO ISSO, OUTRAS ESPÉCIES UTILIZAM SEIVA DE PLANTAS, NÉCTAR, CARAPAÇAS DE INSETOS E RESTOS DE ALIMENTOS HUMANOS PARA SUA ALIMENTAÇÃO.