Dois-pontos (:) Dois-pontos são um sinal gráfico marcado por uma pausa breve. São utilizados antes de citação, fala de personagem, aposto enumerativo, oração apositiva ou explicação. Os dois-pontos são usados, principalmente, para explicar ou esclarecer.
Os dois-pontos indicam uma leve pausa a partir da qual é possível iniciarmos uma citação, uma enumeração ou uma explicação. Os dois-pontos são um sinal de pontuação usado para separar dois períodos que estão muito relacionados entre si.
Apesar de não ser o foco, é necessário citar que os dois pontos também possuem uma função na linguagem matemática. Tal sinal representa a operação da divisão. Como exemplo podemos citar a operação “100:2 = 50”. Da mesma forma que o sinal “+” representa a soma, o “:” representa a divisão.
O ponto é usado para indicar uma pausa completa que encerra o enunciado com uma entonação neutra, seja ela afirmativa, seja negativa. Quando o ponto encerra um período completo ou um texto, ele é chamado de ponto-final.
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.
Pois bem, vejamos: A letra "e", quando utilizada em uma frase sem acento, serve para dar continuidade a determinada sentença ou pode ser usada como uma espécie de vírgula. No caso de "é", quando utilizado com acento, serve para ser empregado como uma afirmativa.
Pontos são como uma moeda específica de um programa de incentivo e são acumulados de acordo com o valor gasto na fatura do cartão de crédito. O saldo fica vinculado ao CPF do titular. Ou seja, para acumular é preciso usar o cartão no dia a dia.
Reticências são um sinal gráfico usado em enunciados que apresentam entonação descendente. Elas indicam interrupção de pensamento, incerteza ou algum tipo de sugestão.
Segundo os estudiosos, sua origem é a exclamação de alegria latina io, que acabou sendo condensada numa barrinha vertical sobre um “o”, o qual depois virou um ponto.
Neste caso, os dois pontos podem ser substituídos pela vírgula. Vejamos alguns exemplos: Prezada senhora: Informamos que seu atendimento precisará ser adiado para a próxima quarta-feira, no mesmo horário.
O ponto não possui forma nem dimensão. Isso significa que o ponto é um objeto adimensional. Um dos usos mais importantes do ponto refere-se à localização geográfica. Os pontos são os objetos que melhor representam as localizações porque oferecem precisão.
Dois-pontos (:) Dois-pontos são um sinal gráfico marcado por uma pausa breve. São utilizados antes de citação, fala de personagem, aposto enumerativo, oração apositiva ou explicação. Os dois-pontos são usados, principalmente, para explicar ou esclarecer.
A pontuação na linguagem funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Como num trânsito, os sinais apontam onde deve haver pausas ou o que chama a atenção.
A pontuação recupera recursos específicos da língua falada, como entonação e pausas. Os sinais de pontuação são sinais gráficos empregados na língua escrita para tentar recuperar recursos específicos da língua falada, tais como: entonação, jogo de silêncio, pausas, etc.
Os pontos cirúrgicos, na maioria das vezes, são feitos à moda antiga: com agulha e linha. “Os pontos – ou suturas – servem para aproximar as bordas de ferimentos provocados por objetos cortantes em cirurgias ou acidentes”, diz Dulce Martins, cirurgiã plástica da Unifesp.
O programa de pontos é um clube de benefícios, ou clube de vantagens, onde o cliente compra através de um cartão ou loja específicos e tem algum tipo de retorno da própria marca ou de parceiros. Esse retorno pode vir como descontos em lojas, serviços, cursos e até empréstimos.
Quando o e conecta duas orações com sujeitos diferentes (os destaques mostram os sujeitos das orações): A guerra mata os filhos[,] e as mães choram desesperadamente. A mudança se exprime através de tensões graves[,] e destruições de toda ordem a acompanham.