Um agente comercial é um profissional responsável por promover e vender produtos ou serviços em nome de uma empresa ou cliente. Essa função envolve diversas atividades, incluindo a prospecção de novos clientes, a manutenção de relacionamentos comerciais, a negociação de contratos e a busca por oportunidades de vendas.
O que o Agente de Vendas faz? Auxilia no levantamentos de informações para controle das vendas, presta suporte em toda negociação, realiza o cadastro de clientes e emite orçamentos e pedidos de vendas.
No cargo de Agente de Vendas se inicia ganhando R$ 1.204,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.362,00. A média salarial para Agente de Vendas no Brasil é de R$ 1.645,00. A formação mais comum é de Graduação em Turismo.
Esse profissional atua como um importante aliado da empresa para a qual ele trabalha, representando a ponte entre ela e seus clientes. As funções de um agente comercial vão muito além do que vender os produtos e serviços de uma marca.
O que faz um Agente Comercial (e a importância dele para sua empresa) - Alberto Couto
O que é que faz um agente comercial?
Profissional especializado em promover e vender produtos ou serviços, estabelecendo e mantendo relacionamentos comerciais. Suas atividades incluem prospecção, negociação e busca por oportunidades de vendas, contribuindo para o crescimento e sucesso da empresa representada.
A média salarial do cargo de Agente Comercial (Brasil) é de R$ 4.373 por mês. As estimativas de salários têm como base 2461 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Agente Comercial nessa localização (Brasil).
Realiza atendimento a clientes, negocia preço, prazo, condições de pagamento e descontos da venda, orienta quanto às especificações dos produtos e/ou serviços. Controla os pedidos dos clientes, qualidade dos produtos e prazo de entrega estabelecido.
Ele realiza atendimento personalizado aos clientes, conduz negociações e esclarece dúvidas. Ele pode atuar tanto de forma presencial quanto online. O profissional atua na última linha, garantindo que o consumidor adquira a mercadoria fornecida pela empresa.
O departamento de vendas é responsável direto pelos ganhos de uma empresa. Isso significa que o seu desempenho está ligado às metas de vendas e, consequentemente, ao desempenho de todos os outros departamentos.
O representante comercial é o profissional especializado em vendas, negociações, relacionamento e acordos comerciais. Ele faz a ligação entre a empresa e os clientes. Apesar da venda ser o principal objetivo do representante comercial, ele também é responsável pelo relacionamento com os clientes e suporte.
O que é necessário para ser um representante de vendas?
Esse profissional é um grande aliado da organização para qual trabalha. Pois é ele quem garante o destaque do produto ou serviço que vende no mercado e em relação à concorrência. Também chamado de representante de vendas, ele é, portanto, o elo entre a marca e os clientes.
As 12 principais funções da área comercial são: inteligência comercial, prospecção, vendedor, assistente, consultor, pós-vendas, atendimento ao cliente, supervisor, coordenador, gerente, diretor e sales ops.
Para ser um consultor de vendas é necessário ter conhecimentos e dominar o processo de vendas por inteiro. Embora não seja preciso ter um diploma de ensino superior, um consultor de vendas deve sempre pesquisar, estudar e estar por dentro das metodologias de alta performance em vendas.
Em uma loja física, o auxiliar de vendas terá que arrumar vitrines, verificar e controlar estoques, manter o ponto de vendas organizado e, eventualmente, ajudar na emissão de notas fiscais e no atendimento preliminar a clientes. Já para vendas internas, o que ele faz é mais ligado a trabalho de escritório.
Qual é o perfil ideal de um profissional de vendas?
O perfil de um bom vendedor vai além de simplesmente persuadir os clientes a comprar um produto ou serviço. Envolve a construção de relacionamentos autênticos, a compreensão das necessidades individuais de cada cliente e a capacidade de se adaptar às demandas de um mercado que está em constante mudança.
Hoje, a área de vendas também deve resolver o problema do cliente e garantir sua satisfação. Mais do que vender produtos ou serviços, sua missão é criar relacionamentos e conectar as soluções da empresa às necessidades do consumidor.
Qualquer coisa que ultrapasse isso, como fiscalização e inspeção de produtos, limpeza, organização do estoque, caixa, dentre outras atividades, não são pertinentes ao cargo de vendedor, configurando em desvio ou acúmulo de função, de acordo com a forma com que é solicitado que você as execute.
O que faz um Vendedor ? Uma pessoa que trabalha com vendas é a responsável por fornecer informações e orientar sobre um produto ou serviço de uma empresa. Um vendedor ou vendedora faz o atendimento dos clientes, negociações e auxilia com possíveis dúvidas. Pode atuar presencialmente ou não.
Qual a responsabilidade do profissional de vendas?
Esse profissional não é apenas um líder de equipe, mas um estrategista ágil e um negociador habilidoso, encarregado de guiar a organização por meio das vicissitudes do mercado. Sua função vai além da supervisão das vendas, abrangendo a análise de mercado, a formulação de estratégia e o estabelecimento de parcerias.
O que colocar no currículo de um vendedor? No currículo de um vendedor, coloque o nome completo e contatos, como telefone e e-mail. Também relacione a formação acadêmica e cursos extras, como de idiomas. Descreva as experiências profissionais com o tempo de atuação em cada empresa e as atividades desenvolvidas.
Responsável por rotinas administrativas, tais como: elaboração planilhas de controle financeiro, faturamento, cobrança, negociação com clientes e fornecedores, controle de notas fiscais e boletos, emissão de DANFE, pagamento de contas, pagamento de funcionários, pagamento de impostos.
O que é necessário para ser um representante comercial?
Como se tornar um Representante comercial? Para se tornar um representante comercial, não é exigido diploma de ensino superior ou qualificação específica. A única credencial profissional requerida para atuar na área é o registro junto ao Conselho Regional de Representantes Comerciais (CORE) do estado de atuação.