Um díodo é um dispositivo semicondutor que basicamente atua como um interruptor de um sentido para a corrente. Permite que a corrente passe facilmente numa direção, mas impede consideravelmente a corrente de passar na direção oposta.
O diodo é um dispositivo elétrico semicondutor que tem a característica de permitir a passagem de corrente apenas em um sentido. Esta característica o torna indispensável para uma série de aplicações, como circuitos retificadores por exemplo.
No geral, podemos dizer que um diodo se comporta de duas maneiras: Como um curto-circuito, permitindo a passagem de electricidade (polarização direta). Como um circuito aberto, impedindo a passagem de corrente (polarização inversa).
Devido às características do diodo ele se comporta como uma chave eletrônica. Assim ele pode ser usado para evitar correntes reversas em circuitos eletrônicos, como um diodo de roda livre.
O diodo é um dispositivo eletrônico que permite a condução de corrente elétrica em um sentido, e o bloqueio da corrente no sentido oposto. É usado em diversas aplicações eletrônicas, desde circuitos simples até os mais complexos.
Para diodos de silício convencionais, essa tensão é em torno de 0,6 a 0,7 volts, enquanto para diodos de germânio é menor, geralmente em torno de 0,2 a 0,3 volts.
Quando há variação brusca ou um pico de tensão na rede elétrica pode exceder a capacidade do inversor de suportar a tensão no circuito intermediário. Isto causa a queima dos componentes eletrônicos, como capacitores, transistores, diodos, etc.
As cargas elétricas conseguem atravessar a barreira de potencial existente entre o lado P e o lado N do diodo, portanto, há condução de corrente; Polarização inversa: O terminal positivo da fonte de tensão é conectado ao lado N da junção PN do diodo.
Diodo zener de uso geral, com tensão de 12V para utilização em circuitos eletrônicos, prototipagem ou como peça de reposição. Os diodos zener são indicados para circuitos reguladores e retificadores, sendo um importante item para a sua bancada de eletrônica.
Num LED, você encontra dois terminais semicondutores: ânodo e cátodo. Quando uma corrente elétrica passa pelos terminais, elétrons se recombinam entre eles e emitem fótons (pacotinhos de energia que compõem a luz). Assim, o LED gera luz, num processo chamado eletroluminescência.
No modelo, o diodo se comporta como um curto-circuito quando atravessado por uma corrente que vai do anodo para o catodo, chamada de corrente direta, e como um circuito aberto quando há uma diferença de potencial negativa entre seus terminais.
O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função retificar a corrente elétrica ou chavear um circuito. Ele é utilizado em aparelhos eletrônicos, como televisão, computador, aparelhos de som, entre outros.
Quando o diodo está em curto o multímetro mede 0,00V, tanto no sentido direto quanto no reverso. Cuidado: Transformadores podem falsear essa medida, se o diodo estiver ligado em um transformador e medirmos um curto, devemos testar o diodo fora da placa.
Um díodo é um dispositivo semicondutor que basicamente atua como um interruptor de um sentido para a corrente. Permite que a corrente passe facilmente numa direção, mas impede consideravelmente a corrente de passar na direção oposta.
Medir a corrente através do diodo. Para isto, utilize um amperímetro conectdo em série com o diodo. Se a corrente for maior que OA, o diodo está conduzindo.
Existem diversos tipos de Diodos, sendo os principais deles, classificados como Diodos Retificadores, Emissores de Luz (LED), Fotodiodos, Zenner, Schottky, entre outros.
A diferença é que o diodo apresenta a junção de dois materiais, um do tipo P e um do tipo N, enquanto que o transistor apresenta a junção de três materiais, dois do tipo P e um do tipo N ou o contrário, dois do tipo N e um tipo do P, como podem ser observados nas Figuras 3 e 4, respectivamente.
A estrutura interna do LED é composta por camadas de materiais semicondutores especiais, que, quando energizadas, liberam fótons, gerando luz. A eletroluminescência é o fenômeno por trás dessa incrível capacidade de converter energia elétrica em luz visível.
Os diodos possuem polaridade, ou seja, possuem um terminal negativo e outro positivo. A faixa no diodo marca o terminal negativo, chamado de catodo. A linha no símbolo representa a linha no componente. Isso ajuda a garantir que o diodo seja colocado no circuito de maneira correta.
Se invertermos a polaridade do diodo trocando o anodo pelo catodo veremos que a forma de onda resultante no anodo será apenas o semiciclo negativo. Alteração da onda com uso de diodo retificador quando a corrente está invertida!