Os laterais são jogadores que atuam pelos lados do campo, em um dos dois corredores, direito ou esquerdo, oferecendo a ligação entre a defesa e o meio-de-campo, pelas beiradas.
Nos esquemas ofensivos, ao contrário dos centrais, os laterais têm o dever de apoiar nas jogadas de ataque, ocupando a faixa lateral do campo e jogando bolas cruzadas (altas ou baixas) para a área adversária ou iniciando jogadas de ataque pelos lados vindo de trás.
A função primordial do lateral é fechar os lados da linha de defesa, seja num esquema com quatro ou cinco defensores. Porém, quando a equipe tem a posse de bola, eles avançam pelas extremidades do campo como uma opção para “abrir” o jogo e criar mais alternativas de ataque.
porque volante é a posição mais difícil do futebol, então vem pro fut, vem a posição do volante, fica ali no meio de campo, ou seja, tudo que acontece passa pelo volante. As outras posições tem funções bem definidas, o atacante ataca, o goleiro defende, machuca.
O meia-armador ou meia de ligação são considerados os jogadores mais importantes de uma equipe, já que são responsáveis pela criação de lances ofensivos das equipes.
O estudo mostra que laterais e meio-campistas são os mais exigidos em campo e precisam de grande resistência física. Os laterais percorrem em média 9,7 quilômetros por jogo, e os meio-campistas, 9,9. Já os zagueiros possuem grande solicitação de saltos e 'corrida em marcha-a-ré' e percorrem em média 8,8 km por partida.
Têm-se como proposta de nomenclatura no setor de defesa: Goleiro, Zagueiro, Líbero e Lateral; no setor de armação: Volante, Ala, Meia de contenção, Meia de armação, Meia extremado e Meia atacante; e no setor ofensivo: Atacante recuado, Atacante de beirada e Atacante de área.
Entre todas as posições do futebol, aquela que carrega a maior responsabilidade de fazer gols é a do centroavante. Por se posicionar como referência no ataque, mais próximo da grande área, centralizado e entre os zagueiros adversários, o centroavante também é chamado de atacante de área.
Atletas mais rápidos, leves e bons de cruzamento devem jogar pelas laterais. Atletas que têm domínio de bola e visão de jogo para passar a bola jogam bem pelo meio. Mais fortes e bons marcadores jogam melhor na contenção, como zagueiro ou volante de marcação.
No futebol, o meio-campista é uma posição de campo que atua principalmente na zona intermediária do gramado. Nesta área, os meio-campistas desempenham funções de ligar a defesa ao ataque durante a partida e evitar golpes de adversários.
Os laterais são jogadores que atuam pelos lados do campo, em um dos dois corredores, direito ou esquerdo, oferecendo a ligação entre a defesa e o meio-de-campo, pelas beiradas.
A lateral é uma das posições do futebol. Os laterais ocupam a linha de defesa, juntamente com os zagueiros. Existem dois tipos de laterais, os que atuam pelo lado direito e os que atuam pelo lado esquerdo, sendo chamados de lateral-direito e lateral-esquerdo respectivamente.
Quem for cobrar a lateral deve estar com os dois pés sobre a linha, ou fora do campo, lançando a bola sobre a cabeça com as duas mãos. A bola só é considerada novamente em jogo quando for tocada por outro jogador que não o que a tenha arremessado.
Essa regra é importante para garantir que o jogo seja justo e baseado nas habilidades dos jogadores com os pés, e não na habilidade deles em manusear a bola com as mãos.
Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.
O ala ou extremo, tem uma função parecida com a do armador, que precisa "ler" todo o campo de jogo. A responsabilidade de fechar um contra-ataque é totalmente dele e do ala-armador. O ala também participa das disputas pelos rebotes, juntamente com o ala-pivô e o pivô.
O atacante é o jogador que atua no setor mais ofensivo. Ele deve conduzir a bola até a grande área do time adversário e, com o auxílio de seus companheiros, marcar o gol. Vale ressaltar que existem diferentes possibilidades de posicionamentos no ataque, como os pontas e o centroavante.
A média do time inteiro, levando em conta o desempenho de jogadores de todas as posições (menos, é claro, o goleiro), deu 9,3 quilômetros por 90 minutos de bola rolando.
A quantidade de gols marcados, tanto de bola parada, como de bola rolando, foi significativamente superior no período 76-90 min comparado aos períodos 0-15 min, 16-30 min; 31-45 min e 61-75 min (p<0,05).
O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.
O ponta direita, representado pela sigla PD (RW em inglês – Right Wing) por outro lado, é um jogador de ataque que prioriza o avanço pelo lado direito.