Assim como cães e gatos, as aves não conseguem comunicar diretamente o que estão sentindo e um papagaio gritando pode estar tentando chamar a atenção para algum problema.
Quem tem uma ave de estimação sabe que estes animais costumam cantar, e alguns, como papagaios e calopsitas, podem até falar algumas palavras e frases. Porém, assim como cães e gatos, que latem e miam para se comunicar, um papagaio gritando pode estar querendo chamar sua atenção para algo que ele precisa.
Quando o papagaio fica fazendo um barulho estranho?
O comportamento agressivo e territorial pode levar a ave a gritar excessivamente. A procura por atenção do dono e a ansiedade e medo pela separação do dono são também causas de gritos barulhentos.
Na natureza, os papagaios usam o canto para trocar informações. Quando são colocados em cativeiro, porém, eles compensam a falta de comunicação reproduzindo sons domésticos e palavras repetidas pelas pessoas.
Para isso, coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga do seu pet. Com uma pressão ligeira, encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro utilizando a palavra de comando. Use esse truque todas as vezes que você for retirar a sua ave da gaiola.
Quando estão sendo arrancadas, os locais em que a ave alcança com o bico ficam ralos; Agressividade: frequentemente vista como “malcriação”, a agressividade é um sintoma comum do estresse em aves.
Macho ou fêmea? Não há diferença cientificamente comprovada de que os machos “falam” mais que as fêmeas e vice e versa. Ou seja, não importa o sexo, ambos possuem a mesma capacidade de imitar sons e palavras.
Espirros ou tosse: quando as aves espirram ou tossem e fazem outros sons como se estivessem gemendo, pode ser indicação de um problema na respiração do seu pássaro. Mudança no tom de voz: A zona onde se encontram as cordas vocais pode ser um índice de infecção na traqueia e com isso sua ave apresentar alteração na voz.
Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.
O papagaio acaba então por se habituar a interagir sobretudo com o dono que ele elegeu como preferido, o que, com o passar do tempo, pode levar a comportamentos agressivos, como bicar, quando outras pessoas se aproximam dele próprio ou do dono.
Outro dos movimentos com a cabeça que podemos observar é o oferecimento da mesma. Um papagaio que oferece a cabeça com o bico para baixo, geralmente acompanhado de uma abertura entre as penas, é um convite direto para ser acariciado, exige sinais de afeto.
O que faz um papagaio falar? Esses bichinhos têm o dom de socializar, tanto é que na natureza usam sua fala para se comunicar com outras aves. O órgão responsável pela “falação” é a siringe, uma estrutura localizada no peito, ao final da traqueia, que é usada para reproduzir os sons.
Eles possuem uma estrutura que recebe o nome de siringe, e é similar a laringe, que se encontra no topo da traqueia de seres humanos. A siringe, localizada no peito dos papagaios, no final da traquéia, pode ser usada para reproduzir sons.
Assim como cães e gatos, as aves não conseguem comunicar diretamente o que estão sentindo e um papagaio gritando pode estar tentando chamar a atenção para algum problema.
Dentre as doze espécies citadas acima, a mais comum no país é o Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), encontrado do Piauí ao Rio Grande do Sul, e conhecido por ser o “melhor falador” entre todos.
É comum ver um papagaio falando aos 6 meses de idade, mas não se preocupe se o seu amigo de penas demorar um pouco mais. O importante é a qualidade do tempo que você passa com ele, ensinando e interagindo. Um papagaio começa a dar sinais de fala a partir dos 6 meses de idade.
Estamos entrando no período de reprodução do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), uma das aves mais conhecidas da fauna brasileira. A temporada vai de setembro a março, e, na natureza, a ave costuma se reproduzir em buracos de rochas ou em barrancos.
1. Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) Em geral, esse papagaio é verde, com penas amarelas ao redor dos olhos e penas azuis acima do bico, que é todo preto. Nas asas, há detalhes em vermelho e azul.
O que fazer para alegrar o papagaio? Interagir com seu papagaio é fundamental para que ele possa se divertir e se alegrar. Papagaios são aves alegres, falantes e que precisam de atenção. Por isso é importante estimular a ave continuamente ao longo do dia, para que ela possa se manter alegre e falante.
Sempre que o papagaio bicar, não deve gritar com ele (é um reforço positivo), bater (o papagaio deixa de confiar em si) ou agarrar no bico (é visto como um jogo). Deve olhar para o papagaio e dizer um "não" calmo, mas assertivo. Depois coloque-o a fazer alguns execício de treino.
Fornecer um ambiente enriquecedor: brinquedos, poleiros, atividades desafiadoras. Interagir com o seu papagaio: conversar, brincar, dar carinho. Manter a gaiola limpa e em um local tranquilo. Levar o seu papagaio ao veterinário regularmente.