O Professor tem uma missão muito importante: a de ensinar. Cabe a este profissional a capacitação de aprendizado de crianças, jovens e adultos. Além de passar o conhecimento da matéria, o professor tem como tarefa avaliar os alunos por meio das correções de provas ou exercícios, e criar novos conteúdos.
Professor de Educação Básica - Especial - Ministrar aulas (comunicação e expressão, integração social e desenvolvimento da aprendizagem) - Preparar aulas; - Efetuar registros burocráticos e pedagógicos; - Participar na elaboração do projeto pedagógico; - Planejar o desenvolvimento do curso de acordo com as diretrizes ...
O professor é um orientador e apoiador dos alunos em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Ele identifica as necessidades individuais de cada estudante, oferecendo suporte, feedback construtivo e orientações para que possam superar desafios e alcançar seus objetivos acadêmicos e pessoais.
De forma resumida, o papel do professor é muito maior do que o de transmissor de conhecimento: ele é um facilitador do aprendizado, um guia e um modelo para os alunos, contribuindo enormemente para o progresso e o sucesso educacional deles. Esse é um papel valioso e que exige muita responsabilidade.
a) Orientar a aprendizagem do aluno; b) Participar no processo de planejamento das atividades da escola; c) Contribuir para aprimorar a qualidade do ensino. d) Deveres e responsabilidades elencados no art. 120, da Lei 6.672/74.
Dever de ser assíduo e pontual. Dever de participar ativamente na vida escolar. Dever de não limitar a ação educativa à sala de aula. Dever de utilizar, no processo de ensino-aprendizagem, os métodos mais adequados e de diligenciar pelo seu aperfeiçoamento constante, tendo em vista o sucesso educativo.
Transmitir conhecimentos: Uma das funções mais básicas do docente é compartilhar conhecimentos, informações e conceitos relevantes com os alunos. Isso envolve explicar tópicos, fornecer exemplos, oferecer contextos históricos e culturais, e apresentar informações de maneira clara e compreensível.
O papel do professor na vida dos alunos vai além de transmitir seus conhecimentos de forma didática, clara e respeitosa para seus alunos. Com a convivência e proximidade diárias, o adulto pode se tornar uma grande referência para seus pequenos.
A educadora afirma que além do trabalho de educar e ensinar na sala de aula, o professor precisa entrar no universo do aluno e ensiná-lo a também respeitar regras básicas: saber esperar, obedecer e ter disciplina, além de respeitar o limite das outras crianças.
O que é ser professor? Ser professor tem como maior objetivo ensinar, construir conhecimentos com os alunos, compartilhar informações, instruir, corrigir, apresentar caminhos e possibilidades. Para realizar essa tarefa, é necessário aprender a ensinar.
Informação, compreensão, destreza, são objetivos que devem convergir para o objetivo maior de qualquer escola: a formação de atitudes. Os professores, por vezes, preocupam-se mais em transmitir conteúdos cognitivos e facilitar o domínio de técnicas que em modificar e criar atitudes.
Então, o bom professor tem duas características essenciais: capacidade de pensamento e de ação. Educar de forma adequada e inteligente e, ao mesmo tempo, agir de forma assertiva e eficaz contribui em muito para superar desafios e obstáculos dos processos de ensino e aprendizagem.
É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.
Além de passar o conhecimento da matéria, o professor tem como tarefa avaliar os alunos por meio das correções de provas ou exercícios, e criar novos conteúdos. Ele também prepara o diário de classe, realiza chamadas para monitorar a presença das pessoas e elabora todas as aulas de um ano todo.
Ser professor é poder transformar realidades, despertar sonhos e impactar no futuro de muitos alunos. É ter vocação e sabedoria, especialmente a partir da pandemia, que fez com que todos tivéssemos que nos reinventar. Os conhecidos "quadro-negro e giz" deram lugar às diferentes formas mais contemporâneas de ensinar.
Dentre os muitos papéis executado pelo professor, os principais são: Despertar nos alunos o interesse e vontade de buscar seus objetivos com seus próprios esforços, o professor deve ser um mero orientador do processo.
Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.
Os professores têm o desafio de promover um ambiente de respeito e valorização da diversidade, combatendo preconceitos e discriminações quanto à diversidade cultural, de gênero e sexual. Isso implica em reconhecer e valorizar as diferenças, ensinando os alunos a fazerem o mesmo.
Como agente de transformação, um professor capacitado e eficaz reconhece as peculiaridades de cada aluno e promove a diversidade em sala de aula. Ele também entende a importância de criar um ambiente inclusivo que prepare o estudante para viver em um mundo que valoriza as diferenças.
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
a) Orientar a aprendizagem do aluno; b) Participar no processo de planejamento das atividades da escola; c) Contribuir para aprimorar a qualidade do ensino.
Faz parte do cotidiano dos professores avaliar a evolução e o desempenho dos estudantes durante a jornada escolar. Eles precisam ser observadores para perceber dificuldades de aprendizagem individuais ou do grupo com os temas estudados para, assim, propor melhorias e adaptar estratégias.
O papel do professor como mediador do conhecimento é primordial para a educação evoluir e servir a seu propósito social. Além de ensinar os conhecimentos historicamente acumulados, ele também promove o aprimoramento da educação e a construção de novos saberes.