A finalidade do atuador da marcha lenta, também conhecido como IAC (Idle Air Control) e motor de passo, é controlar a rotação do motor em regime de marcha lenta.
O que acontece se o atuador de marcha lenta está ruim?
Quando o atuador de marcha lenta apresenta problemas, a marcha lenta fica irregular. Um exemplo disso é quando você está com o carro parado em um sinal fechado e o seu conta-giros fica oscilando como se você estivesse acelerando e desacelerando o carro.
Assim, se você tiver dificuldade para engatar as marchas ou perceber o pedal duro, é possível que exista algum problema no atuador de embreagem. O componente com defeito também pode apresentar vazamento.
O Atuador da Marcha Lenta DS garante a estabilidade da rotação do motor em marcha lenta, proporcionando economia de combustível, além de contribuir com o meio ambiente na redução de gases poluentes. Deve-se trocar o atuador quando a marcha lenta estiver oscilando, se o carro estiver acelerado ou quando morre ao parar.
Dr CARRO Função do Atuador da Marcha Lenta e alterações na rotação do motor
Como saber se o sensor de marcha lenta está ruim?
Um deles é a oscilação na marcha lenta, ou seja, a rotação do motor ficará muito baixa quando o veículo estiver parado, tornando difícil ele se manter ligado. Outra indicação é que o carro “morre” quando é desengatado e parado por completo; isso é comumente percebido quando se espera os semáforos, por exemplo.
A finalidade do atuador da marcha lenta, também conhecido como IAC (Idle Air Control) e motor de passo, é controlar a rotação do motor em regime de marcha lenta.
A média de duração é a mesma de um kit de embreagem, em torno de 60.000 a 80.000 km, porém é necessário fazer uma avaliação, principalmente no cilindro mestre de embreagem.
O que acontece se o sensor de marcha lenta estiver sujo?
Contudo, se esse sensor estiver com problema, há oscilação nas rotações do motor — e, consequentemente, no atuador da marcha lenta. Um sensor de massa de ar, também conhecido como MAP, também causa irregularidades na marcha. Isso ocorre quando ele está excessivamente sujo, atrapalhando a comunicação com a ECU do motor.
Ele é responsável por garantir a rotação mínima do motor em fase de marcha lenta, isto é, sem acelerar. Também conhecido como sensor de marcha lenta, é ele que recebe os sinais de comando de fluxo do ar e combustível para que haja o total funcionamento do motor sem o uso do pedal do acelerador.
Recomendamos a troca dos atuadores logo na substituição do kit de embreagem, deixando o sistema completamente novo. Porém, aconselhamos a troca do atuador entre 60.000km a 80.000km.
O sintoma da falha na estabilidade da marcha lenta ocorre porque a mistura de ar e combustível fica desregulada, nesse caso, a central eletrônica não encontra parâmetros para corrigir a proporção da mistura.
Para solucionar esse problema, é importante ir a um técnico profissional para que ele realize as manutenções. Caso o sistema de ignição (velas e cabos) e a tampa do distribuidor estejam danificados, podem ser os causadores da marcha lenta irregular. A manutenção mais certeira é a troca dos equipamentos.
A marcha lenta oscila pode ser causada por diversos fatores, como sensor de massa de ar sujo, filtro de ar ou de combustível sujos, válvula de marcha lenta defeituosa, corpo de borboleta (TBI) sujo, entrada falsa de ar no coletor de admissão, velas de ignição ou cabos de vela com problemas, sonda lambda quebrada, ...
O que acontece se andar sem o atuador de marcha lenta?
O automóvel fica em modo de aceleração, mas não em movimento. Esse costume é capaz de causar danos para o motor do seu veículo ou irregularidades para o atuador de marcha lenta. Com a rotação diminuída, a marcha lenta irregular não consegue manter o carro ligado, fazendo com que o motor fique oscilando até morrer.
Aí, vai precisar de um atuador novo logo logo. Agora, uma coisa que faz toda diferença é usar o fluido pra direção hidráulica certinho. É indicado trocar a cada 30 ou 50 mil quilômetros e não deixar o nível baixar pra não ter problemas com direção pesada.
LOCALIZAÇÃO: O Atuador da Marcha Lenta é encontrado no corpo de borboleta, geralmente fixado por dois parafusos ou encaixado sob pressão (tipo snap-in).
Quais são os efeitos de um TPS defeituoso? Os defeitos mais comuns provocados por falhas no circuito do Sensor de Posição da Borboleta são: Marcha-lenta alta (motor acelerado) ou oscilando: Sensor enviando tensão elevada com a borboleta fechada. Esse defeito em alguns casos é intermitente.
maior volume de gases ( sujeito a reprovação no exame de emissões) maior consumo de combustível e queima incompleta. problemas de aceleração, como trepidação ou resposta demorada. cheiro de gás com motor em funcionamento (excesso de combustível)
O que acontece se o motor funcionar muito tempo em marcha lenta?
Elas podem gastar e se deteriorar quando a máquina fica ligada por longos períodos sem o veículo se movimentar. As consequências podem ser ainda piores se o veículo estiver em marcha lenta por muito tempo. Isso significa que nada está engatado no câmbio e, mesmo que o carro esteja sem andar, fica em modo de aceleração.